10 erros no marketing digital para médicos que você não pode mais cometer

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Não é mais segredo para ninguém que as estratégias de marketing digital para médicos são essenciais para os profissionais que desejam ganhar mais visibilidade e ter a agenda sempre cheia.

O marketing digital para médicos oferece inúmeras possibilidades para que você possa conquistar novos clientes e colocar o nome do seu consultório em evidência. No entanto, muitos médicos desistem do marketing digital por não conquistarem bons resultados.

Você sabe por que esses profissionais não conseguem bons resultados com o marketing digital? 

Porque eles, provavelmente, não sabem aproveitar todas as potencialidades das estratégias digitais, não utilizam os canais de comunicação de forma eficiente ou se comunicam de maneira inadequada com o público.

Se você está começando a investir em marketing digital ou quer melhorar os resultados das suas estratégias, continue lendo esse artigo e conheça os erros mais comuns no marketing digital para médicos que podem estar prejudicando a sua performance on-line.

Evite esses erros no seu marketing digital para médicos

  1. Falta de planejamento

Planejar as ações de marketing são essenciais para que você conquiste bons resultados, mas é justamente nesse ponto que a maioria dos médicos falha.

O marketing digital para médicos não pode ser, em hipótese alguma, simplesmente operacional. É preciso traçar um planejamento eficiente e realista ao seu contexto. Este planejamento vai mostrar o que você deve fazer, por que fazer, como fazer e qual o custo da ação.

Passo a passo para criar um planejamento de marketing completo.

  1. Não entender as necessidades do seu paciente

O marketing digital para médicos diz muito sobre conexão e informação relevante. É por esta razão que você deve saber para quem você está falando, qual é o comportamento do seu paciente, suas necessidades e hábitos.

Isso vai te ajudar a criar estratégias mais precisas e conteúdos que sejam realmente importantes para quem te acompanha no Instagram.

Clique aqui e saiba como descobrir as necessidades do seu paciente.

  1. Postar conteúdo que é interessante para você

Esse é o erro que mais vai atrapalhar as suas estratégias de marketing digital.

Como mencionamos anteriormente, o marketing digital para médicos é sinônimo de conexão. Você só vai conseguir se conectar com os seus pacientes ou com pacientes em potencial se você compartilhar informações relevantes nas suas redes sociais ou no seu blog, mas é exatamente nesse ponto que muitos médicos erram. 

Ainda é muito comum escrever sobre aquilo que gosta ou fazer somente postagens institucionais do consultório, mas o segredo do marketing digital para médicos é postar conteúdos que são interessantes para os seus pacientes.

Não se esqueça: sempre que for planejar o conteúdo, pense no seu paciente.

  1. Postar uma vez ou outra

Para ser notado na internet você precisa ter presença, e você só vai conseguir ter presença no digital, se você tiver constância!

Quando você faz uma postagem hoje e outra publicação somente no mês que vem, as pessoas não vão memorizar a sua marca. 

Além disso, a falta de atualização nas redes sociais ou no blog dão a sensação de descaso.

Assim, é super importante que você poste regularmente. Que tal começar fazendo o compromisso de atualizar seus canais pelo menos uma vez por semana?

  1. Usar linguagem muito técnica

Você já leu uma publicação e não entendeu quase nada? 

É exatamente essa a percepção que as pessoas têm quando você usa uma linguagem cheia de termos técnicos e científicos que não fazem parte do cotidiano do seu paciente.

A regra do marketing digital para médicos é simplificar e criar conteúdos mais acessíveis.

Descubra como deixar os seus conteúdos mais claros para quem te acompanha.

  1. Deixar interagir com as pessoas

Sempre responda aos comentários e mensagens privadas que você recebe, seja no WhatsApp, Instagram, Facebook ou site. Você também pode designar uma pessoa da sua confiança para essa função.

Quando você responde aos comentários, você mostra que se importa com o público e consegue mantê-lo engajado.

  1. Não ter um site e blog

Já pensou perder pacientes porque ninguém encontrou informações, avaliações e conteúdos sobre você ou sobre a sua clínica na internet? 

É por isso que você tem que ter um site e um blog, já que é cada vez mais comum o número de pessoas que pesquisam sobre o médico antes de agendar uma consulta. 90% das pessoas olham na internet se o consultório tem boas recomendações.

Lembrando que esses canais de comunicação também precisam estar otimizados para o Google. Isso vai ajudar o seu site a aparecer no topo do Google quando alguém pesquisar por médicos da sua especialidade na cidade em que você atua.

Saiba como colocar o seu site e blog no topo do Google.

  1. Não ter um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita onde você pode divulgar informações do seu consultório, como endereço e horário de funcionamento.

Ao criar um perfil no Google Meu Negócio, você consegue maior visibilidade, mais tráfego para o site ou para o consultório, interage e pode criar uma rede de relacionamento com os pacientes.

Após criar o perfil na plataforma, você também poderá adicionar próximos eventos, criar postagens, adicionar botões para reservas e receber avaliações de pacientes. Além disso, é possível ver quantas pessoas acessaram o seu perfil nos últimos dias e quais termos ela usou para chegar até o seu consultório.

  1. Esquecer de analisar os resultados

Toda estratégia de marketing digital para médicos precisa ser analisada!

Por isso, é imprescindível que você analise, periodicamente, os resultados da sua estratégia e se as metas propostas estão sendo alcançadas. 

Se você não tem o hábito de verificar os dados do marketing, você sempre vai ter a impressão de que os resultados não são bons. Sem falar que você pode perder tempo executando uma ação que realmente não traz resultados satisfatórios.

  1. Ignorar a experiência do seu paciente

Prezar pela boa experiência do paciente é importante tanto no offline quanto no digital.

No mundo on-line, garantir a experiência do paciente significa que o seu site deve ser fácil de navegar e se adaptar aos diferentes tamanhos de tela; já as redes sociais precisam ter informações claras e objetivas. Além disso, você deve ter assistentes virtuais para agendar consultas ou tirar dúvidas 24 horas por dia.

Estar no digital não é fácil. Requer dedicação, constância e paciência, já que os resultados começam a aparecer a médio e longo prazo. Contudo, se você quer ser referência na sua cidade e conquistar mais pacientes, você não pode ignorar todos os benefícios do marketing digital para médicos.

O que achou do conteúdo? Se você tiver dúvidas sobre como definir uma estratégia de marketing digital de sucesso para médicos, deixe seu comentário. 

Caso você precise de ajuda para definir uma estratégia que tenha resultados satisfatórios, entre em contato com a nossa equipe.

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