Atrair pacientes é uma tarefa desafiadora para muitos médicos, mas com o Google é possível aumentar a visibilidade do seu consultório e as chances de um paciente encontrar você.
É um hábito do brasileiro recorrer ao Google para tirar alguma dúvida ou encontrar uma informação, mas se engana quem pensa que o Google é apenas um local onde você encontra todas as respostas que precisa.
Hoje, antes de agendar uma consulta, 90% das pessoas olham na internet se o médico tem boas recomendações. Além disso, mais de 60% pesquisam on-line informações sobre um problema médico ou doença específica.
Para os médicos, o Google é muito mais do que um buscador. Ele é uma excelente ferramenta de marketing para que você possa atrair pacientes e ficar com a agenda sempre cheia.
Neste artigo, nós vamos te explicar como aproveitar todas as potencialidades do Google para melhorar os resultados do seu consultório.
Vamos lá?
Atraia pacientes com ótimo custo-benefício
Investir em marketing não é mais uma opção, é uma necessidade para os médicos que desejam ser vistos como referência e conquistar novos pacientes.
Mas se você está pensando que ter estratégias de marketing no Google é caro, pode ficar despreocupado!
O marketing de busca é uma opção que apresenta ótimo custo-benefício, pois o custo é mais baixo, se comparado a outras estratégias de marketing, sem falar que você pode obter excelentes resultados se conseguir desenvolver ações de qualidade.
Agenda cheia: coloque essas estratégias em prática para atrair pacientes todos os dias
Estar bem posicionado no Google é o segredo para que os pacientes conheçam o seu nome e as informações do seu consultório.
Para ser encontrado pelo paciente no Google você precisa investir em SEO, Google Meu Negócio e anúncios pagos, mas antes de te explicar essas três estratégias, é preciso esclarecer o conceito de busca orgânica e busca paga.
A busca orgânica no Google é bem similar ao alcance orgânico das redes sociais. Ela é gratuita e aparece de acordo com a relevância da página. Já a busca paga é quando você compra os primeiros lugares do resultado de pesquisa para que o seu site possa aparecer em destaque. Normalmente, a busca paga é acompanhada com a tag “anúncio”.
SEO: seja encontrado pela busca orgânica
Quando você faz uma pesquisa no Google, o buscador vai te mostrar uma série de resultados que são classificados por relevância. Isso significa que os primeiros resultados são aqueles sites que o Google entende que são mais completos e capazes de resolver a sua dúvida.
Para aparecer no topo do Google pela busca orgânica, você precisa ter estratégias de SEO, sigla para Search Engine Optimization, que em uma tradução livre significa otimização para mecanismos de buscas.
Aproveitar-se dessa estratégia é usar uma série de técnicas para melhorar o desempenho do seu site, fazendo com que ele tenha um bom ranqueamento sempre que uma pessoa fizer uma pesquisa relacionada a sua especialidade.
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de SEO é definir as palavras-chave do seu consultório, ou seja, são os termos que o paciente vai digitar no Google para achar alguma informação.
Depois de determinar as palavras-chave, você deve usá-las nos conteúdos do blog e nos textos do site para sinalizar para o Google que a sua página tem relevância para aquilo que o usuário pesquisa.
Saiba como escolher as palavras-chave certas para o seu consultório.
Mas, as palavras-chaves por si só não garantem que o seu site vai aparecer no topo do Google. Além delas, você deve garantir que:
- Os conteúdos sejam de qualidade e originais (nada de copiar de outro site);
- A URL do site seja simples e curta;
- O site tenha informações de contato;
- As páginas do site carreguem de forma rápida;
- O paciente fique o maior tempo possível dentro do seu site;
- O site se adapte aos diferentes tamanhos de tela.
Clique aqui e conheça todos os fatores que podem ajudar o seu site a aparecer no topo do Google.
Google Meu Negócio: maneira simples de compartilhar informações do seu consultório
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita onde você pode divulgar informações do seu consultório.
Se você tiver um perfil no Google Meu Negócio, sempre que um potencial paciente pesquisar sobre termos relacionados à sua especialidade, o seu nome pode aparecer em destaque, do lado direito da tela.
Além disso, quando o seu perfil no Google Meu Negócio aparece nos resultados de pesquisa, o seu paciente, automaticamente, tem acesso ao botão para ligar para o consultório, link para acessar o site, endereço, horário de funcionamento, postagens e fotos do consultório e avaliações de outros pacientes.
Clique aqui e veja o tutorial do Google para você criar um perfil de sucesso no Google Meu Negócio.
Mas lembre-se de que, ao criar um perfil no Google Meu Negócio, você deve mantê-lo atualizado para que possa conseguir maior visibilidade e criar uma rede de relacionamento com o cliente.
Anúncios pagos: atraia mais pacientes em pouco tempo
As estratégias de marketing no Google, assim como as demais ações de marketing digital, apresentam bons resultados a médio e longo prazo. No entanto, você também tem a opção de criar anúncios pagos para conquistar melhores resultados de forma mais rápida.
Como dissemos anteriormente, ao fazer os anúncios pagos, você compra o espaço para aparecer no topo do Google, mas os médicos não têm o hábito de anunciar no Google Ads, por acreditarem que é necessário um alto investimento para ter retorno favorável.
Contudo, a plataforma de anúncios do Google é democrática e todos, independente do tamanho do consultório, podem criar anúncios.
Uma das principais vantagens de se anunciar no Google é que não existe orçamento mínimo para uma campanha. Além disso, os anúncios funcionam no sistema de pay per click. Isso significa que você só será cobrado se o potencial paciente clicar no link do anúncio.
Descubra como criar anúncios no Google com orçamento baixo.
Apesar de ser possível configurar diferentes tipos de campanhas (pesquisa, rede de display, shopping e youtube), para os médicos as campanhas de pesquisa são as mais recomendadas.
As campanhas de pesquisa (ou rede de pesquisa) são veiculadas nos resultados de busca do Google. Isso significa que o seu anúncio aparece de acordo com as palavras-chave que você definiu e com base no termo que o possível paciente digitou. Tal característica faz com que as campanhas de pesquisa apresentem uma boa taxa de conversão, pois é possível oferecer anúncio certo no momento ideal.
5 dicas para criar anúncios chamativos no Google.
O Google recebe milhares de pesquisas diariamente e, por isso, você não pode ignorar as potencialidades do maior buscador do mundo. Seguindo as dicas que te demos neste artigo, você vai perceber o quanto o Google é seu aliado para que você possa atrair novos pacientes para o seu consultório.
A Super Self é especialista em marketing para médicos e pode ajudar você a conquistar todos os seus objetivos. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para que o seu consultório apareça bem posicionado no Google.