4 ferramentas de marketing que todo fisioterapeuta deve usar

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Neste conteúdo, nós vamos explicar quais são as quatro ferramentas de marketing que todo fisioterapeuta deve usar se quiser ser visto como referência.

Fisioterapeuta, se você está querendo ser reconhecido como referência no mercado e deseja que a sua clínica ou consultório tenham mais visibilidade e clientes, continue lendo esse artigo!

Hoje, como estamos cada vez mais conectados, o uso de estratégias de marketing digital são essenciais para que você consiga atrair a atenção e confiança dos possíveis clientes. No entanto, se você quer ter mais resultados e mais faturamento, você precisa ir além das postagens nas redes sociais.

Veja a lista que fizemos das ferramentas de marketing que todo fisioterapeuta deve usar para uma boa estratégia de marketing digital.

Sites e blog

Aparecer na primeira página do Google é um objetivo de muitas marcas, pois é no topo do buscador mais famoso do mundo que aparecem os links mais visualizados pelos usuários. 

Quando o seu site ou blog aparece bem ranqueado no Google, é sinal de que eles ganharão mais visibilidade e a marca se torna mais conhecida dos consumidores.

Ter um bom posicionamento no Google pode parecer complexo, mas nós vamos ensinar as melhores maneiras de colocar o seu site no topo de pesquisa do Google.

Como o Google funciona?

Para saber como o marketing digital, de uma forma geral, opera, é preciso compreender como que funciona o Google. 

Vamos lá?

As buscas nessa plataforma ocorrem, basicamente, a partir de dois resultados: os orgânicos (gratuitos) e os pagos. Para diferenciar cada um deles, é bem simples: 

Resultados pagos

Os resultados pagos aparecem sinalizados com a palavra “Anúncio”. As empresas, através de uma ferramenta do próprio Google, conhecida como Google Ads, pagam para aparecer nesses espaços. 

Resultados orgânicos

Se você reparar, logo abaixo dos anúncios, aparecem os resultados orgânicos. Eles surgem conforme o nível de relevância que possuem e são definidos pelos robôs do Google que rastreiam todas as páginas da internet e salva, cada uma delas, a fim de atender o internauta da melhor forma possível. 

Assim, quanto mais completo for o seu site e o seu blog, maiores são as chances deles aparecerem no topo do Google.

Como fazer para o Google encontrar o meu site?

Se você está começando a divulgar sua clínica na internet, com certeza deve estar se perguntando: como fazer para que as pessoas encontrem a minha marca de forma fácil e rápida no Google? 

A resposta é simples: invista em conteúdos!

Para isso, é fundamental definir qual a mensagem que você pretende passar, bem como escolher as palavras-chave adequadas para, de fato, ser encontrado na internet. Como fazer isso? Bem, existem várias técnicas de SEO que podem ser utilizadas para facilitar esse processo. 

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em uma tradução livre significa otimização para mecanismos de buscas. Aproveitar-se dessa estratégia é usar uma série de técnicas para melhorar o desempenho do site, fazendo com que ele tenha um bom ranqueamento nos sites de pesquisa.

A cada busca, os mecanismos de pesquisa vão definir quais são os conteúdos que melhor respondem às dúvidas dos usuários. Por isso que você não pode deixar o SEO de lado, pois deve sempre mostrar para o Google que o seu site é relevante e tem a resposta que o usuário precisa.

Para colocar o SEO em prática:

  1. Defina as palavras-chave do seu negócio. Elas são os termos que a sua persona vai digitar no Google para achar alguma informação. Escolher os termos corretos e relevantes são um grande diferencial no posicionamento do seu site. Não esqueça de colocá-los no título e no corpo do conteúdo.

Aprenda a definir as palavras-chaves para a sua clínica de fisioterapia

  1. Crie conteúdos originais e relevantes através de uma estratégia de marketing de conteúdo. Quando as publicações do seu site são copiadas de outros locais, você não consegue um bom ranqueamento. Além disso, pense se o conteúdo está respondendo aquilo que o usuário pesquisou.
  1. Faça parcerias com empresas complementares à sua marca. Assim vocês podem adotar a estratégia de link building, ótima para ajudar no posicionamento. 
  1. Também aposte em um design responsivo, que se adapta a diferentes telas e em velocidade no carregamento da página.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma uma plataforma gratuita onde você pode divulgar informações da sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, perguntas e respostas, avaliação dos clientes e fotos do local.

Segundo dados do próprio Google, as empresas que colocam imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e mais acesso ao site do que aquelas que não incluem fotos.

Esta ferramenta proporciona excelentes resultados para negócios locais, como é o caso das clínicas e dos consultórios de fisioterapia, pois ao criar um perfil no Google Meu Negócio, você consegue maior visibilidade, mais tráfego para o site ou para o consultório, interage e pode criar uma rede de relacionamentos com o cliente.

Para criar um perfil no Google Meu Negócio:

  1. Acesse google.com.br/business e clique em Começar Agora;
  2. Preencha a aba Adicionar o seu negócio, com as informações da sua marca;
  3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa;
  4. Confirme o endereço no seu negócio;
  5. Pronto! Agora você pode selecionar outras informações complementares para o seu negócio para que os usuários possam encontrá-los.

Após criar o perfil na plataforma, você poderá adicionar próximos eventos, criar postagens, adicionar botões para reservas e receber avaliações de clientes. Além disso, é possível ver quantas pessoas acessaram o seu perfil nos últimos dias e quais termos ela usou para chegar até o seu negócio.

As estratégias de mídia paga estão sendo cada vez mais utilizadas pelas clínicas e consultórios de fisioterapia, pois com os anúncios é possível acelerar seus resultados e conquistar mais clientes em pouco tempo.

Se você quer que suas campanhas de marketing digital tenham, realmente, bons resultados, é preciso investir em anúncios no Google e no Facebook.

Esta é a plataforma de publicidade do Google, por meio dela você consegue ranquear o seu site a curto prazo através de links patrocinados. Assim, quando uma pessoa procurar por um termo, os anúncios relacionados às palavras-chave da busca serão os primeiros a aparecerem como resultado de pesquisa.

Uma das principais vantagens de se anunciar no Google é que não existe orçamento mínimo para uma campanha. Além disso, os anúncios funcionam no sistema de pay per click. Isso significa que você só será cobrado se o usuário clicar no link patrocinado.

Outro ponto positivo do Google Ads é que a ferramenta permite diferentes formas de segmentação que otimizam ainda mais os anúncios e, consequentemente, seus resultados.

Ao criar um link patrocinado na plataforma, você pode direcioná-los de acordo com:

  1. Palavras-chave: os anúncios são exibidos para os usuários que buscaram por termos que se relacionam com seu produto ou serviço.
  2. Localização: a publicidade é direcionada apenas para pessoas da região escolhida por você.
  3. Canais: os links são mostrados nos canais mais acessados pelo público.
  4. Frequência: também é possível escolher os dias e horários da semana em que o anúncio será veiculado.

Caso você tenha orçamento disponível, não deixe de investir em Google Ads, pois além de promover o negócio, ele permite criar campanhas de remarketing, ou seja, exibem os anúncios para usuários que já visitaram o seu site ou sinalizaram interesse nos seus serviços.

Clique aqui e veja como anunciar no Google com um orçamento baixo.

Facebook Ads

O Facebook Ads é atualmente uma das principais formas de se conectar com o seu público, cliente ou cliente em potencial. E negócios locais, como clínicas e consultórios de fisioterapia, têm muito o que ganhar fazendo anúncios na plataforma.

Hoje, existem duas maneiras de fazer anúncios no Facebook Ads. Na primeira opção, é só você selecionar o botão “Impulsionar publicação” ou “Turbinar publicação” que aparece logo abaixo do uma publicação. Já a segunda maneira é através do Gerenciador de Negócios.

Quando você for fazer anúncios no Facebook, opte pelo Gerenciador de Negócios, pois a ferramenta é mais completa e oferece resultados mais satisfatórios.

O que mais chama a atenção no Gerenciador de Negócios, é a capacidade de segmentação do público. Com muita precisão, você consegue delimitar a audiência específica que deseja alcançar, seja pela faixa etária, gênero, localização e interesses pessoais. Além disso, é possível criar públicos semelhantes ou personalizados, caso você tenha dados dos seus clientes. Todos esses filtros são determinantes na hora de você anunciar o seu negócio local.

Veja algumas dicas para criar anúncios no Facebook Ads.

Você deve estar pensando: e como criar anúncios no Instagram? O Instagram faz parte do grupo do Facebook. Dessa maneira, todos os anúncios são realizados através do Facebook Ads.

Para criar anúncios no Instagram, você usa as mesmas diretrizes e processos do Facebook. Clique aqui e aprenda a anunciar no Instagram e Facebook Ads.

E-mail marketing

Um dos pilares do marketing digital é o relacionamento com o leads e clientes. Assim, uma das melhores maneiras de manter esse relacionamento é através do e-mail marketing.

Com uma boa estruturação de e-mail marketing, você consegue manter os seus leads informados sobre as novidades, promoções e conteúdos do seu negócio; compartilhar notícias, eventos e newsletter; manter uma comunicação personalizada e mais próxima das pessoas; fidelizar os usuários, entre outros.

Razões para investir no e-mail marketing

Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content, 95,9% das pessoas conferem a sua caixa de e-mail diariamente. Deste total, 76,8% já realizou alguma compra após o recebimento de um conteúdo via e-mail.

Ao analisarmos estes dois dados, entendemos por que o e-mail marketing é importante para a estratégia de marketing para fisioterapeutas.

Se você ainda não está totalmente convencido da eficiência desta ferramenta, confira outros 3 motivos para investir na ferramenta:

Contato mais próximo com o cliente

Este canal é altamente personalizado. Assim, você pode distribuir os conteúdos de acordo com o interesse dos usuários, criar mensagens personalizadas e pessoais, e enviar novos conteúdos para os usuários.

Melhor alcance

Hoje você não consegue mostrar o seu conteúdo nas redes sociais para todos os seguidores, pois os algoritmos determinam quais mensagens serão entregues a determinados seguidores e o alcance orgânico das redes sociais está cada vez mais baixo.

No entanto, com o e-mail marketing o alcance é totalmente previsível. Por exemplo, se você enviar um e-mail para todos os seus contatos, 100% destes usuários receberão a sua mensagem.

Ótimo retorno financeiro

As estratégias de e-mail marketing possuem um bom custo-benefício, já que não requerem um alto investimento e por poderem apresentar bons resultados.

Outro fator que torna o e-mail marketing uma boa ferramenta de comunicação é o poder que ele tem em otimizar o ciclo de vendas, já que uma boa estratégia de comunicação com o usuário pode fazer com que ele decida contratar os seus serviços mais rápido do que quando não há este relacionamento.

Quer conhecer outras ferramentas e estratégias de marketing para aumentar a visibilidade do seu consultório ou clínica de fisioterapia? Fale com nossos especialistas.

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