Saiba o que fazer para que o marketing digital se torne um aliado para você ou sua empresa terem autoridade, presença digital e conquistar cada vez mais clientes.
1 – Identidade visual
Uma imagem bem construída é importante para a estratégia do negócio. Chama a atenção do público e comunica conceito, valores e o posicionamento de uma marca.
As pessoas têm um conjunto de características – desde o próprio nome até aspectos da personalidade e aparência – que as fazem serem lembradas e reconhecidas pelos outros.
Assim, ter uma identidade bem definida torna-se importante não apenas para os seres humanos, mas também para marcas e empresas.
2 – Site
Qual a importância do site para uma empresa?
O site é a vitrine virtual da empresa. É onde as pessoas vão encontrar informações sobre o seu negócio, de forma completa. Dá mais seriedade, profissionalismo ao negócio e transmite confiança.
O ideal é ter um blog dentro do site com artigos relacionados ao serviço ou produto que a empresa vende, sempre com a preocupação de oferecer um conteúdo de qualidade. Diferente das redes sociais, o site é da empresa. Assim, todo o conteúdo vai estar sempre lá e quem tem o controle deles é a empresa.
Outra vantagem do site é o posicionamento da empresa no Google, que é a plataforma mais utilizada para buscas. Assim, empresas que possuem sites têm maior facilidade de serem encontradas.
Entretanto, o site precisa estar configurado e sempre atualizado para isso acontecer.
3 – Links patrocinados e otimização do site
Para otimizar um site, é preciso utilizar técnicas de SEO para que ele fique no topo do Google nas buscas de palavras-chave e, assim, tenha maior visibilidade.
É um trabalho minucioso que também envolve utilização de tecnologias atreladas ao site e também do seu conteúdo, tanto das informações da página quanto dos artigos do blog, de acordo com o que se quer posicionar na internet.
Além da otimização, investir em links patrocinados no Google contribui para atrair mais visitantes e, consequentemente, gerar mais oportunidades de negócios.
As duas opções exigem estratégia e conhecimento técnico.
4 – Redes Sociais para relacionamento
Investir no relacionamento com o público deve fazer parte do planejamento estratégico de todo negócio. Um dos principais meios para se fazer isso é através das redes sociais. Para se ter uma ideia, o tempo diário gasto pelos brasileiros nas redes sociais hoje é cerca de 3h30.
Assim, usar as redes sociais como canais de relacionamento com clientes não é mais uma opção. As pessoas estão falando da sua marca na internet e cabe a você decidir se participará dessa conversa ou não.
- Algumas dicas de relacionamento para as redes sociais:
- Ouça as pessoas: estimule para saber a opinião do público através de perguntas;
- Responda os seus seguidores: um relacionamento é construído a partir de diálogo;
- Responda com cordialidade e transparência: pense muitas vezes antes de excluir um comentário negativo;
- Mostre o lado humano da marca: apresente as pessoas da sua empresa e crie histórias com isso;
- Tenha uma estratégia de marketing digital direcionada aos seus objetivos e que promova a identificação do público com a jornada de experiência e sucesso oferecida pela sua empresa.
5 – Conteúdo para gerar autoridade
Todo mundo diz que o marketing de conteúdo funciona, mas quanto conteúdo você deveria estar criando para o seu blog?
Vamos discutir com que frequência você deve postar.
Na Super Self temos uma meta de escrever quatro artigos por mês (um por semana). Você pode estar refletindo: “Então, eu também irei escrever uma peça de conteúdo por semana”.
Esse não é, necessariamente, o seu número ideal. O que funciona para a Super Self pode não funcionar pra você. Uma boa forma de descobrir quantas peças de conteúdo você deveria estar escrevendo a cada semana seria fazer uma auditoria de SEO e analisar a concorrência. Para cada caso, o número de peças irá variar por blog e por setor.
Numa auditoria de SEO conseguimos descobrir a sua pontuação de domínio e dos seus concorrentes para os diversos termos de buscas ranqueados. Se a pontuação deles é baixa, você consegue rapidamente superá-los produzindo muito conteúdo. Agora, se a sua concorrência tem pontuações altas de domínio, vai levar muito mais tempo para vencê-los.
Se a sua área for competitiva, escreva conteúdo que outras pessoas da sua área não estão aproveitando. Assim, você terá uma ótima oportunidade de ranquear bem para esses termos. E, aos poucos e com uma audiência maior, você vai explorando outros termos mais concorridos.
Faça uma pergunta sobre esse assunto, caso seja do seu interesse. Será uma satisfação para nós postar mais conteúdos que esclareçam seus próximos passos e lhe ajudem a construir autoridade como especialista na sua área através do Marketing Digital.