9 erros no Marketing que os médicos iniciantes no online cometem

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Se você é médico ou médica, provavelmente já cometeu algum dos seguintes erros no marketing. Afinal, ao contrário de outras áreas, o segmento de saúde é repleto de regras e restrições.

Por isso, hoje listamos os principais erros que os médicos iniciantes cometem ao fazer ações no ambiente online sem orientação especializada. Acompanhe!

Será que você comete algum desses erros no marketing?

1º) Se limitar ao Instagram

As pessoas têm mania de achar que marketing digital se limita às redes sociais. Porém, é preciso desmistificar essa informação. O marketing é muito mais amplo que isso. Sendo assim, para que as suas ações tenham, realmente, sucesso é preciso ir além. O Instagram, em especial, é um ótimo aplicativo para você se aproximar do seu público e gerar mais engajamento. Contudo, ele sozinho não consegue atingir os resultados esperados. É preciso criar conexões com outras plataformas para que, de fato, você tenha retorno com o Marketing Digital.

2º) Deixar o Google de lado

Poucas pessoas sabem das diversas possibilidades de divulgação que o Google oferece.  No entanto, é preciso estudar sobre elas. Sabia que você pode estar perdendo uma grande fatia do mercado? Se você tem um consultório, por exemplo, pode fazer com que ele seja mais facilmente encontrado através do Google Meu Negócio. Além disso, você pode potencializar o alcance do seu site, blog e do seu próprio endereço comercial por meio dos anúncios do Google ADS. Isso mesmo! São muitos os recursos disponibilizados pelo buscador. Ao utilizá-los, você consegue se posicionar melhor no ambiente online.

3º) Excesso de venda 

Todo mundo quer vender. Isso é fato. Mas, cuidado com o tom da mensagem que você utiliza! Ao contrário de outras áreas, o seu público-alvo, geralmente, está passando por algum momento difícil relacionado à saúde. Nesse sentido, a questão psicológica está, automaticamente, abalada. Portanto, não se torne um charlatão na internet. Aprenda a dosar o seu conteúdo e ofereça informações relevantes aos seus pacientes. Acredite, é por meio delas que eles chegarão até você.

4º) Não contar a sua história

Quantas pessoas acessam e produzem conteúdos na internet diariamente? Muitas, né? Se você não tiver um diferencial, a sua marca será, apenas, mais uma no mercado. Então, é essencial você criar um vínculo com o seu público. E não tem nada melhor do que fazer isso por meio de histórias, ou melhor, da sua história. Humanize suas mensagens. Mostre quem é você, de onde veio, quais são seus gostos e hobbies… Enfim, se apresente à sua audiência.

5º) Não interagir

Não basta somente postar. É preciso interagir. Aliás, esse é um dos maiores erros cometidos por médicos iniciantes. Muitas vezes, eles se preocupam em produzir conteúdo, mas esquecem de gerar o que realmente importa, que é o engajamento. Então, não se esqueça, independente da plataforma utilizada na web, sua mensagem será sempre direcionada para pessoas. Nesse sentido, se você realmente quer que elas tenham identificação com o seu propósito, não deixe de interagir. 

6º) Usar linguagem técnica demais

Se o objetivo é aproximar, não faz sentido usar uma linguagem técnica nos seus conteúdos, concorda? Por mais que você queira transmitir conhecimento científico, é preciso saber falar de forma simples e clara. Por isso, busque por assuntos que, realmente, façam a diferença na vida das pessoas. Utilize exemplos e palavras de fácil entendimento. Assim, você vai conseguir passar uma mensagem mais direcionada e humanizada.

7º) Falar de todos os serviços que realiza de uma só vez

Calma! Não é porque você começou a fazer marketing digital que precisa abraçar o mundo. Planejamento é tudo e vale, também, para as suas estratégias na internet. Faça um cronograma de postagens para programar melhor os conteúdos que você quer divulgar. Não adianta publicar tudo de uma vez. Além de confundir a sua audiência, você não vai estar passando uma mensagem precisa. Então, a dica é respirar e se organizar.

8º) Criar posts sem pessoalidade

Muitos médicos iniciantes cometem o erro de copiar as estratégias da concorrência. O resultado? São postagens padronizadas e que pouco dizem a respeito do serviço prestado. Então, fuja desses estereótipos. O que vai tornar você referência na sua área é o seu diferencial. Aposte na criatividade e imprima a sua identidade nas suas ações de marketing digital. Isso faz muito diferença, acredite!

9º) Imediatismo

As informações são instantâneas, mas os resultados não. Outro erro muito comum que os médicos iniciantes cometem é querer retorno das ações de forma rápida. Isso é praticamente impossível. Não se trata de uma ciência exata e lógica. Estamos falando de relações humanas, de pessoas… Enfim, é necessário todo um trabalho de criação de autoridade e identidade para, então, ser reconhecido pelo público. Isso requer tempo. Então, comece aos poucos.

Como você pode perceber, fazer marketing médico requer muito trabalho. São vários detalhes que interferem no todo.

Mas, se você quer aprender mais sobre essa área, clique aqui e fale com a gente. Vamos te ajudar a construir a melhor estratégia do mercado.

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