Atributos essenciais para uma boa identidade visual

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Toda marca ou empresa que visa se tornar referência entre os potenciais consumidores tem como o primeiro passo a definição de um propósito. É importante entender muito claramente o que você quer transmitir para o mundo, como quer impactar as pessoas que tiverem contato com o seu negócio ou produto e qual a experiência que esse consumidor vai levar ao final de todo o processo de compra.

Uma tendência do mercado hoje é a economia criativa, que integra áreas como cultura, linguagem e design. Empresas baseadas na economia criativa entregam não somente o produto final, mas toda a experiência desde sua produção. O serviço e a comunicação são pensados de forma única e criativa para transmitir a essência da marca.

Baseando-se na ideia do que você quer transmitir, uma parte fundamental para esse processo é a construção de uma identidade visual. Ela não diz respeito somente ao logo da sua marca, mas sim em um conjunto como cores, tipografias, formatos, slogan, ícones, mascotes, entre outros.

O logo é o componente principal na identificação de uma marca. Ele aparece em todo material de comunicação da empresa. Estará presente na papelaria, no site, assinatura de e-mails dos funcionários, em cartões de visita e em anúncios publicitários. Por esse motivo, é indispensável que o logo seja desenvolvido por um profissional que irá garantir que o ícone da sua marca seja concebido de forma adequada.

Uma comunicação bem construída é essencial para aumentar o reconhecimento de sua empresa e de seus produtos, bem como para destacar e aumentar a confiança da marca entre os seus parceiros e clientes. Para criar uma identidade visual coerente e criativa, siga algumas dicas importantes:

1) Idealize o briefing: O briefing é o primeiro passo no processo de criação de qualquer projeto. Aqui é o momento de encontrar as respostas para todas as perguntas que definem o conceito por trás da sua marca. Quem é o seu público? Qual é o seu diferencial? Quem são os seus concorrentes? Como você quer que o seu público te identifique? Como você descreveria o seu produto ou serviço? Pense em todas essas questões que irão guiar a construção visual do seu negócio.

2) Sessão de brainstorming: Em tradução livre para o português, a “tempestade de ideias” é uma reunião conjunta com toda a equipe de criação e demais funcionários envolvidos para debater as diversas possibilidades de conceitos visuais.

3) Tenha a persona do seu negócio bem definida: Em outro artigo aqui no blog já explicamos como criar uma persona para o seu negócio. Esse passo é primordial, visto que posteriormente você vai delinear a personalidade da sua marca aos olhos do público. Sabendo o seu alvo, fica muito mais fácil criar uma identidade visual que tenha harmonia e coesão.

4) Cor, Fonte e Estilo: Depois da parte conceitual, é hora de colocar a “mão na massa”. Todas as informações previamente pontuadas formarão o esqueleto que ganhará vida nas mãos da equipe de design gráfico. Não se esqueça! É muito importante que essa tapa seja desenvolvida por profissionais da área. A fonte é o elemento responsável por dizer como sua marca é. Ela precisa conversar harmoniosamente com todo o restante. As cores despertam sentidos, ativam memórias e representam conceitos de forma poderosa. Formatos geométricos e outras aplicações cromáticas também colaboram para a construção da identidade visual.

5) Faça um brandbook: Ao final de todo o processo de criação e aprovação da identidade visual, organize um brandbook. Ele nada mais é que o manual da marca que tem por finalidade dar suporte ao gerenciamento da comunicação visual e suas várias expressões. É um material de apoio fundamental para manter a linearidade e coerência ao projeto estético definido. A construção de uma identidade visual para a sua marca é imprescindível para se destacar no mercado atual. Vivemos uma era em que os consumidores não se interessam apenas pelo seu produto, mas sim, por toda a comunicação e experiência proporcionada pela marca. Não tenha medo de inovar e usar da criatividade nesse momento! Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Marketing Digital

Lançamento relâmpago

Se a sua marca tem um serviço ou produto, digital ou físico, uma boa lista de e-mail marketing e deseja aumentar as vendas em um

Leia mais >
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.