Uma dúvida muito comum entre os profissionais é a seguinte: como captar pacientes eticamente? Afinal, fazer marketing médico é essencial para se consolidar no ambiente online.
De fato, esse é um cuidado a mais que se deve ter ao realizar estratégias de divulgação para essa área. Contudo é possível, sim, elaborar ações eficazes, dentro dos princípios da medicina.
No artigo de hoje vamos mostrar para você quais elementos devem ser considerados.
O que diz o CFM?
Primeiramente é importante você saber que o Conselho Federal de Medicina deixa claro o que pode ou não ser feito no marketing de profissionais de saúde. Isso ajuda muito a nortear todo o planejamento que será executado. Não sei se você já conhece quais são as diretrizes apontadas. Por isso, resolvemos listar pra você os principais pontos que devem ser levados em consideração. Confira!
Toda informação divulgada precisa ser referenciada
Quando se trata de internet é comum encontrar diversas notícias que não contêm fontes seguras. O famoso “copia e cola”, muitas vezes, é feito até mesmo por profissionais renomados no mercado. Mas, é justamente aí que mora o perigo. Independente do segmento de atuação divulgar um dado, seja ele em forma de texto, imagem ou vídeo sem que haja uma referência, é passível de processo judicial. Isso mesmo!
No marketing médico essa questão se agrava ainda mais. Por isso, a primeira lição que deve ser aprendida é essa: nunca tente veicular campanhas sem colocar o nome do responsável pelo conteúdo. Além disso, é importante você se restringir apenas à sua especialidade. Sendo assim, só divulgue assuntos que você domine, ou seja, que esteja protocolado no seu conselho.
Evite o uso de expressões que remetam à “superioridade”
O Conselho Federal de Medicina deixa bem claro que não é permitido utilizar expressões do tipo “o melhor” e “o único que oferece” nas publicações. Essas e outras palavras que sugerem superioridade devem ser abolidas das suas estratégias de marketing.
Da mesma forma, não mostre que você possui os melhores aparelhos tecnológicos do mercado. Afinal, você não está em uma disputa para mostrar que tem os equipamentos mais modernos da área. A sua qualidade não deve estar atrelada ao produto e, sim, à humanização. Certo?
Não dê garantia dos resultados
Garantir resultados não é permitido. O que você deve garantir é o comprometimento com o paciente. Cada pessoa possui suas próprias particularidades e reage de um jeito diferente ao tratamento prescrito. Por isso, é fundamental manter uma relação transparente com o seu paciente e oferecer a devida atenção para retirar todas as dúvidas possíveis.
Não faça comparações
Não utilize casos de pessoas famosas para divulgar um serviço e nem faça comparações com pacientes. Cada caso é um caso. Se você tiver esse tipo de conduta pode acabar criando certo pânico e preocupação aos seus pacientes. Então, evite o sensacionalismo e preserve a intimidade do seu público. Lembre-se: você é responsável por tudo que diz.
Essas são, apenas, algumas das limitações impostas pelo CFM. Mas, se você realmente quer começar um marketing no ambiente online, deve se atentar a todas elas.
Para ajudar você nesse processo, elaboramos algumas dicas infalíveis que você deve começar a adotar o quanto antes. Confira.
4 passos para captar pacientes eticamente
Você deve ficar atento a todas as etapas que permeiam o atendimento do seu paciente e proporcionar a melhor experiência para ele. Quer saber como fazer isso? Adote os passos abaixo!
1- Construa uma reputação
Sem dúvida, a credibilidade conta muito no momento de escolha do paciente. Por isso, é fundamental construir e manter uma boa reputação. Um profissional reconhecido faz a diferença no mercado. Esse é um ponto que deve ser trabalhado com cuidado. Para quem está começando agora, isso pode ser um desafio. Mas, são as boas práticas que vão determinar o seu valor ao longo do tempo. Portanto, busque seguir as diretrizes do CFM e manter uma relação ética com todos os seus pacientes.
2- Seja empático
A boa comunicação é a premissa para qualquer profissional de saúde. Saber se comunicar de forma eficiente e empática é indispensável para ser um bom médico. Sendo assim, é essencial saber se colocar no lugar do paciente, entender suas dores, compreender seus anseios e pontos de vista. Isso vai ajudar , não apenas no tratamento, mas também no marketing que será desenvolvido.
3- Esteja disponível
Ter a agenda cheia é maravilhoso. Mas, você já parou para pensar o quanto é ruim para o paciente tentar marcar uma consulta e não conseguir por conta disso? Quando se fala em saúde, todo tempo é urgente, não se pode esperar. Portanto, diversifique seus canais de atendimento e esteja disponível sempre que o seu paciente precisar.
4- Seja claro
Não é bonito, nem chique, falar em termos técnicos e científicos. Você precisa desenvolver a linguagem do seu paciente. Portanto, seja claro. Além disso, busque exercitar a atenção plena, seja um bom ouvinte. Lembre-se que você está ali para atender e ajudar as pessoas. Mostre que você entende do que fala, mas seja transparente.
Como você pode notar, não existe fórmula pronta. O mais importante é você focar na experiência do seu paciente. Afinal, se ela não for satisfatória, ele, provavelmente, não vai voltar mais, não é?
A humanização é outro quesito que deve ser priorizado. Para além das salas dos consultórios, é indispensável você pensar em uma comunicação humanizada para elaborar suas estratégias de marketing. Respeito e comprometimento devem ser a base.
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