Aparecer na primeira página do Google é um objetivo de muitas marcas, pois é no topo do buscador mais famoso do mundo que aparecem os links mais visualizados pelos usuários. Quando o seu site ou blog aparece bem ranqueado no Google é sinal de que eles ganharão mais visibilidade e a marca se torna mais conhecida dos consumidores.
Ter um bom posicionamento no Google pode parecer complexo, mas nós vamos ensinar duas maneiras de colocar o seu site no topo de pesquisa do Google.
Já ouviu falar de SEO e Google Ads? São estas duas ferramentas que vão ajudar o seu site ou blog a aparecer nas primeiras posições das buscas do Google.
SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em uma tradução livre significa otimização para mecanismos de buscas. Aproveitar-se dessa estratégia é usar uma série de técnicas para melhorar o desempenho do site, fazendo com que ele tenha um bom ranqueamento nos sites de pesquisa.
A cada busca, os mecanismos de pesquisa vão definir quais são os conteúdos que melhor respondem às dúvidas dos usuários. Por isso que você não pode deixar o SEO de lado, pois deve sempre mostrar para o Google que o seu site é relevante e tem a resposta que o usuário precisa.
Para colocar o SEO em prática, primeiro defina as palavras-chave do seu negócio. Elas são os termos que a sua persona vai digitar no Google para achar alguma informação. Para escolher as melhores palavras-chave, faça pesquisas em ferramentas gratuitas, como o Google Trends, que indica as tendências de busca e o Google Search Console que vai mostrar os termos que já levaram visita para o seu site.
Escolher os termos corretos e relevantes são um grande diferencial no posicionamento do seu site. Não esqueça de colocá-los no título e no corpo do conteúdo.
Crie conteúdos originais e relevantes através de uma estratégia de marketing de conteúdo. Quando as publicações do seu site são copiadas de outros locais, você não consegue um bom ranqueamento. Além disso, pense se o conteúdo está respondendo aquilo que o usuário pesquisou.
Faça parcerias com empresas complementares a sua marca. Assim vocês podem adotar a estratégia de link building, ótima para ajudar no posicionamento. Também aposte em um design responsivo, que se adapta a diferentes telas e em velocidade no carregamento da página.
Confira nossa artigo sobre SEO.
Google Ads
Esta é a plataforma de publicidade do Google, por meio dela você consegue ranquear o seu site a curto prazo através de links patrocinados. Quando uma pessoa procura por um termo, os anúncios relacionados às palavras-chave da busca serão os primeiros a aparecerem como resultado de pesquisa.
Com esta ferramenta é possível oferecer o anúncio certo no momento ideal. Isso acontece, porque o Google Ads permite diferentes formas de segmentação que otimizam ainda mais os anúncios.
Ao criar um link patrocinado na plataforma, você pode direcioná-los de acordo com:
- Palavras-chave: os anúncios são exibidos para os usuários que buscaram por termos que se relacionam com seu produto ou serviço.
- Localização: a publicidade é direcionada apenas para pessoas da região escolhida por você.
- Canais: os links são mostrados nos canais mais acessados pelo público.
- Frequência: também é possível escolher os dias e horários da semana em que o anúncio será veiculado.
Caso você tenha orçamento disponível, não deixe de investir em Google Ads, pois além de promover o negócio, ele permite criar campanhas de remarketing, ou seja, exibem os anúncios para usuários que já visitaram o seu site ou sinalizaram interesse na sua marca.
Saiba mais sobre como anunciar no Google.