Passo a passo para criar um infoproduto do zero

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Aprenda o passo a passo para criar um infoproduto e oferecer o seu produto ou serviço através da Internet.

A internet está evoluindo rapidamente e trazendo um grande impacto sobre o comportamento de milhões de pessoas em todo o mundo. Há pouco mais de uma década, tudo o que podíamos fazer na rede de computadores era ler conteúdos estáticos em websites.

Hoje, todos nós podemos criar um conteúdo rico e interativo em qualquer parte do mundo onde haja uma conexão e em praticamente qualquer tipo de aparelho. E qualquer pessoa pode fazer isso, não apenas as grandes empresas. 

Essa mudança, no nível social, significa que estamos diante de uma quebra nos modelos tradicionais de negócios, com novas ideias quanto à maneira de as pessoas se conectarem através das mídias sociais e das novas ferramentas da internet, seja para fins pessoais ou profissionais.

Com essa crescente facilidade, popularizou-se também o empreendedorismo digital. Essa prática consiste em oferecer produtos ou serviços por um meio digital, como a internet. A compreensão dos produtos digitais em relação aos produtos tradicionais é de imensurável importância para uma sociedade intimamente dependente deles.

O que é um infoproduto?

Os infoprodutos são materiais de informação que são criados e distribuídos, de forma paga ou gratuita, em formato digital. Diferentes dos produtos físicos, os produtos digitais são intangíveis e dependentes, em sua maioria, de dispositivos eletrônicos com acesso à internet para que sejam consumidos. Alguns exemplos de infoprodutos são:

1) E-BOOK: É um livro digital onde toda a informação pode ser acessada através de dispositivos que tenham compatibilidade com o formato em questão. Nele, você vai vender um conhecimento específico que possui e que vai agregar para outra pessoa.

2) PODCASTS: São programas de áudio cuja principal característica é a transmissão on-line em qualquer horário ou plataforma. Algumas das mais utilizadas são o Spotify, SoundCloud, Podcasts by Apple, entre outras. 

3) WEBINAR: É uma conferência on-line ou videoconferência com intuito educacional. Você compartilha o seu conhecimento como faria em uma palestra, só que no âmbito virtual.

4) TESTES E DESAFIOS: Você compartilha seu conhecimento em grupos no WhatsApp, delegando tarefas e desafios para os participantes cumprirem ao longo de um determinado período.

5) CURSO: Um curso on-line, normalmente, possui uma linguagem simples, prática e moderna que atende da melhor maneira possível o público alvo em questão. Ele proporciona um processo de aprendizagem interativo, dinâmico e acessível a qualquer pessoa que tenha acesso à Internet. Nesta modalidade, você vai organizar o seu conhecimento em módulos de aprendizagem e, posteriormente, disponibilizar à venda. 

6) CONSULTORIA: A consultoria nada mais é do que um atendimento personalizado, em que você verifica o problema no negócio de uma pessoa e usa seu conhecimento para traçar a melhor estratégia de resolução. 

7) MENTORIA: É uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. Em uma mentoria, você vai compartilhar o seu conhecimento de forma a orientar a pessoa para que consiga uma transformação efetiva em seu negócio. 

8) COMUNIDADE DIGITAL: É um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual. Isso reforça a sua autoridade e propicia o networking

Por conta da pandemia global do novo Coronavírus, o mercado de produtos digitais entrou em ebulição. Como este modelo de negócio e produtos têm como base o capital intelectual e o baixo custo de produção, se comparado a produtos e serviços convencionais, a quantidade de empreendedores produzindo seus próprios infoprodutos tem aumentado de maneira excepcional, e este fato tem ligação direta com a popularização da tecnologia e a inclusão digital.

Quais são os melhores nichos para se criar um infoproduto?

Ciente de todas essas modalidades de infoprodutos anteriormente mencionadas, é importante compreender também quais são os nichos mais vantajosos para você criar um produto digital. Alguns dos mais buscados são:

– Negócios e carreira.

– Saúde e esportes.

– Educação.

– Relacionamento.

– Desenvolvimento pessoal.

Passo a passo para criar um produto digital

Na fase inicial de preparação para criar o seu negócio, é interessante ver como os grandes negócios digitais atuam. Dessa forma, você vai compreender melhor o cenário em que pretende se inserir, diminuindo assim as possibilidades de falhas e enganos. Posteriormente, pesquise sobre o seu público-alvo, quais as necessidades ele possui e qual é o problema central dele que você pode solucionar. As necessidades estão ligadas à utilidade do seu produto, e o segredo é você transformá-la em um desejo.

Entendendo como o público pensa, é hora de traçar a estratégia de divulgação mais adequada para o seu produto digital. Veja quais tipos de oferta encantam mais. Os desejos estão ligados ao lado emocional e amarrando tudo isso a uma demanda, você consegue criar um produto que solucione a necessidade, que desperte o desejo da compra e que comunique o quanto é diferente em uma oferta irresistível. 

Escolha o formato do seu infoproduto, considerando o que funciona melhor para transmitir o conteúdo em questão e também os recursos dos quais você dispõe. Lembre-se da infinidade de formas que você pode vender o seu conhecimento e também da possibilidade de combinar diferentes formatos em um único produto.

Depois de planejar o formato e definir o conteúdo, inicie a produção. Uma vez que esteja tudo pronto, revise e veja o que pode ser melhorado antes do lançamento oficial do seu infoproduto. O seu produto precisa ter uma página na internet, que conterá sua copy, uma descrição do conteúdo e botões para a plataforma de vendas. A copy do seu produto é o texto ou vídeo que tem como objetivo persuadir os possíveis compradores sobre por que eles precisam adquirir o seu infoproduto

Por último, defina em qual plataforma de venda o seu produto digital será exposto e divulgue através das redes sociais, com anúncios pagos direcionado ao público-alvo. Aplique também técnicas de SEO na sua página de vendas para atrair possíveis compradores por meio do Google, entre outras estratégias que devem ser pensadas dentro do contexto em que seu infoproduto estará inserido.  

Um posicionamento estratégico bem definido aliado ao conteúdo de qualidade são os dois principais fatores de sucesso para o seu infoproduto. Por isso, se você quer começar do zero e ainda conseguir se destacar no meio de tantas outras ofertas que não param de surgir no mercado, você precisa compreender a realidade do âmbito digital e permanecer cada vez mais atualizado sobre o que é tendência. Dessa forma, você entregará um conteúdo rico que realmente vai agregar valor para o seu público, e assim atrair mais clientes.

Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo nosso site ou pelo Whatsapp.

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