Como fazer um planejamento de marketing para fisioterapeutas?

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Você é daqueles fisioterapeutas que ainda não investem em uma estratégia de marketing para fisioterapeutas por acreditar que é complicado definir uma estratégia eficaz ou que precisa investir muito dinheiro?

Ao longo deste conteúdo, nós vamos explicar o passo a passo para definir uma estratégia de marketing para fisioterapeutas para que a sua clínica ou consultório de fisioterapia conquiste mais clientes e aumente o faturamento.

Então esse artigo é para você!

Vamos lá?!

Passo a passo para definir um planejamento de marketing

1º passo: Com quem estou falando?

Antes de sair divulgando a sua marca aos quatro cantos da internet, você precisa definir o público-alvo. Este é o grupo de consumidores que possui um perfil semelhante. Por exemplo, o público-alvo da sua clínica pode ser homens e mulheres, com 35 a 50 anos, moradores do interior e com renda de até 4 salários.

Depois de entender quem é o seu público-alvo, você precisa ir além. Assim, é importante que você defina as suas personas, pois entender quem é o seu cliente ideal e quais são as suas dores, ajuda a estabelecer estratégias mais eficientes.

Na hora de definir a persona, é essencial que você tenha dados reais sobre os seus clientes, pois o achismo pode gerar resultados negativos para a sua sua estratégia de marketing digital. 

Mas você deve estar se perguntando: como eu vou ter esses dados? Muito simples!

Se você já tem um site ou perfil nas redes sociais, você pode acessar a plataforma do canal que mostra as informações do seu público. Para sites, você deve acessar o Google Analytics. Para Instagram, você deve acessar o seu perfil, clicar em “Informações” e em seguida em “Público”. Para ter informações das pessoas que curtiram a sua página no Facebook, você deve clicar aqui.

  • Importante: para acessar os dados no Audience Insights do Facebook, a sua página precisa estar vinculada a um Gerenciador de Negócios.

Além disso, realize pesquisas de mercado, questionários e grupos focais para que possa coletar mais informações dos clientes e validar algumas hipóteses.

Com os dados em mãos, busque analisá-los de forma minuciosa para identificar os padrões de resposta que vão ajudar você na definição da persona. Depois de entender as informações e comportamentos dos seus clientes, é hora de dar vida às personas, descrevendo idade, características, dores, necessidades e todas as demais informações que você achar interessante.

Veja um modelo de persona para fisioterapeuta: 

Laís, 30 anos, consultora comercial e moradora de Belo Horizonte. Como trabalha em frente ao computador e costuma não fazer pausas ao longo do dia para se alongar, Laís está sentindo muitas dores nas costas. Hoje, seu maior desafio é ter uma rotina de trabalho menos dolorosa. Assim, ela recorre às redes sociais para encontrar alternativas de aliviar as dores.

2º passo: O que eu quero conquistar?

Depois de entender quem é o seu cliente, é hora de definir os objetivos e metas do seu planejamento de marketing digital.

Podemos caracterizar os objetivos como o ponto de chegada da sua estratégia, ou seja, o que você deseja alcançar. Já as metas indicam se os esforços e as estratégias definidas estão levando o seu nome para o caminho certo.

Fazendo uma analogia com a escada, o objetivo seria o degrau mais alto, pois é ali que você quer chegar; as metas seriam cada um dos degraus que você subiu, mês a mês, para ficar na parte mais alta da escada.

Para definir os objetivos, é importante que você tenha em mente quais são os objetivos do consultório: é tornar a marca mais conhecida na sua região de atuação? É estabelecer um relacionamento com os seus clientes? É atrair um público mais qualificado?

Para estabelecer as metas, lembre-se de que elas precisam ser SMART, ou seja, específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e ter um tempo limite (T). Quando estiver definindo as metas, sempre faça perguntas, como “o que?”, “por que?”, “em que momento?” e “de que maneira?”, para ter clareza sobre o que foi proposto.

3º passo: como o cliente chega até meu consultório ou clínica?

O sucesso por trás de uma estratégia eficiente de marketing para fisioterapeuta é, entre outros fatores, entender a jornada de compra do cliente, isto é, o caminho que o usuário faz desde quando conhece a sua marca até agendar um atendimento com você.

Compreender a jornada é essencial para que o conteúdo da sua marca crie valor para o usuário e responda às necessidades dele. Por isso, conheça as quatro etapas que compõem a jornada de compra.

  • 1ª  Etapa – Aprendizado e Descoberta

Nessa fase, o consumidor não sabe, exatamente, o que deseja. Ele ainda está começando a se interessar por determinado assunto. Aqui o seu objetivo é capturar a atenção dele.

  • 2ª Etapa – Reconhecimento

Nessa etapa, o consumidor teve acesso à informação disponibilizada e percebeu que tem uma necessidade. É o momento de você mostrar para ele que esse problema existente pode ser solucionado.

  • 3ª Etapa – Consideração

Ao perceber que aquela necessidade pode ser sanada, o consumidor tende a pesquisar mais sobre o tema e a pensar nas possibilidades para resolver a questão. Nessa hora você deve mostrar como o seu serviço pode ser a melhor opção.

  • 4ª Etapa – Decisão

Essa fase é crucial e você deve destacar, ainda mais, o seu diferencial dos concorrentes, pois é o momento da efetivação da compra.

4º passo: como vou chamar a atenção dos seguidores e clientes?

Depois de entender o seu cliente ideal e o caminho que ele faz até optar por contratar suas aulas de Pilates ou suas sessões de fisioterapia, é hora de começar a tirar sua estratégia de marketing do papel.

Para isso, é preciso que você crie conteúdos interessantes sobre a sua especialidade, pois eles são a base para que a sua estratégia de marketing tenha resultados positivos. 

É através de um conteúdo educativo que resolve um problema ou que acrescente alguma informação importante, que os usuários irão se identificar com o seu consultório, começar a seguir o seu perfil nas redes sociais e, possivelmente, se tornarem clientes.

Uma ótima ferramenta para organizar e planejar toda a estratégia de marketing para fisioterapeutas é o calendário editorial, pois através dele você consegue antecipar conteúdos relevantes, melhorar a visibilidade e o reconhecimento do seu consultório.⠀

Para criar um calendário editorial de sucesso, você deve definir a frequência de postagens nas redes sociais, blog e e-mail marketing, bem como os dias em que o conteúdo será compartilhado, qual será a temática de cada publicação e em qual horário o post será veiculado.

Veja algumas ideias de conteúdo que você pode adaptar para seu calendário editorial:

  • Vídeo respondendo a dúvida de um seguidor;
  • A importância de manter uma boa postura durante o trabalho;
  • Tutorial de como você deve se sentar em frente ao computador para trabalhar;
  • Dicas de alongamentos para aliviar a dor no pescoço;
  • Como as sessões de fisioterapia ajudaram a resolver o problema de um paciente;
  • Vídeo contando os benefícios de um equipamento que acabou de chegar no consultório.

Se a sua persona estiver presente no Instagram, você também pode incluir o Reels na sua estratégia. Clique aqui e vejo como ele pode potencializar seus resultados.

5º passo: por que eu tive esses resultados?

Toda estratégia de marketing digital precisa ser analisada. Por isso, é imprescindível que você analise, periodicamente, os resultados da sua estratégia e se as metas propostas estão sendo alcançadas.

No marketing digital existe uma série de métricas que você pode analisar, como:

  • Taxa de conversão: mostra a porcentagem da audiência que comprou o seu serviço;
  • Visitas no site: indica quantos usuários visitaram o seu site;
  • Custo por clique: mostra o valor gasto para cada clique que o anúncio recebeu;
  • Custo por aquisição de cliente: é o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.

Lembre-se: as métricas analisadas devem estar de acordo com os objetivos da sua estratégia e com os canais de comunicação utilizados.

Se você tiver dúvidas sobre o planejamento de marketing para fisioterapeutas, deixe seu comentário. Caso você ainda precise de ajuda para definir uma estratégia que tenha resultados satisfatórios, entre em contato com a Super Self. 

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