Como estruturar a sua promoção de Black Friday?

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A sua empresa já está se preparando para a Black Friday? Ou você é aquele empresário que acredita que a promoção não se aplica ao seu tipo de negócio?

Independentemente da sua atividade, se você deseja aumentar as vendas da sua empresa, uma boa opção é participar da Black Friday! A promoção pode ser uma excelente oportunidade para fechar o ano com chave de ouro, conquistando mais vendas, mais clientes e aumentando o faturamento.

Muitas empresas já perceberam que a promoção pode trazer bons resultados de vendas. Inclusive, não é difícil encontrarmos casos de empresas que durante a promoção conseguiram faturar o equivalente a um mês inteiro de vendas.

Continue lendo esse artigo para entender como estruturar uma oferta de Black Friday atrativa.

Quem pode participar da Black Friday?

A Black Friday é uma promoção que está conquistando cada vez mais adeptos aqui no Brasil e engana-se quem pensa que a promoção é exclusiva para o varejo e e-commerces.

Usualmente, associamos a promoção mais famosa do ano às empresas de varejo e aos e-commerces, mas as empresas de serviço e os negócios B2B também podem aproveitar a data como uma oportunidade para reativar contatos que desistiram da compra, acelerar negociações que estavam paradas ou escalar as vendas.

Neste ano, a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que o faturamento das vendas na Black Friday supere o recorde de vendas de 2019, que foi de cerca de R$3,2 bilhões, caracterizando um aumento de mais de 20% em comparação com 2018.

Como muitas pessoas economizam durante todo o ano para aproveitar as ofertas da Black Friday, nem mesmo a pandemia deve desanimar os consumidores. De acordo com a pesquisa da ABComm, o número de vendas online deve crescer 77% em comparação com o ano passado.

Já que a Black Friday é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, por que não aproveitar a promoção para divulgar seus serviços?

Aprenda a criar uma oferta irresistível

A oferta perfeita é aquela capaz de se conectar com o consumidor, fazendo com que ele pense que se não adquirir os seus serviços naquele momento, estará perdendo uma oportunidade única.

O segredo para criar uma oferta perfeita está na percepção de preço e valor, pois o preço é racional, ou seja, é o número que o consumidor vê na etiqueta; já o valor é emocional, isto é, a percepção que o cliente tem do seu serviço.

A percepção de valor para o cliente está diretamente relacionada ao caro e ao barato. Por exemplo, vamos imaginar que você vende um software de gestão para profissionais liberais. Se o preço do seu serviço é de R$500 mensais, mas o cliente acha que o seu software não vale a pena, ele achará que o seu serviço é caro. Agora, se o cliente percebe que no preço da mensalidade, ele tem acesso a diversas funcionalidades que vão melhorar a sua produtividade e otimizar os processos da empresa, fazendo com que ele conquiste mais vendas, ele entende que os R$500 mensais é um preço barato.

Sendo assim, uma oferta irresistível deve gerar valor para o contexto que a persona da sua empresa está vivendo, bem como conter uma promessa que mostre como seu serviço impactará, positivamente, na vida de quem comprar a sua solução.

Além disso, é importante que a sua oferta quebre as objeções dos clientes, uma vez que elas podem impedir a decisão de compra.

6 pontos importantes para criar uma oferta de sucesso

Embora muitas pessoas aguardem a promoção em busca de produtos e serviços mais baratos, um ponto muito positivo da Black Friday é que as promoções não precisam ser um desconto, até porque as ofertas baseadas apenas no preço podem não ser tão atrativas.

Por exemplo, as empresas que não querem dar descontos podem oferecer um bônus para um determinado número de clientes que contrataram seus serviços durante a vigência da promoção.

Independente do formato de oferta que você escolher, o importante é que você consiga estruturar uma oferta assertiva e atrativa, pois o que as pessoas compram é a oferta e não o produto ou serviço.

Para criar uma oferta de sucesso você precisa de um bom produto ou serviço, um bônus, preço e condições de pagamento, entrega, escassez e garantia.

Veja o que cada um desses pontos significa:

Produto ou Serviço

É aquilo que o consumidor recebe após efetuar a compra.

Bônus

O que será dado gratuitamente para o consumidor após a compra. É importante que o bônus seja atrativo e tenha valor para o cliente e tenha baixo custo para sua empresa.

Preço e forma de pagamento

Esse ponto diz respeito a quanto o consumidor vai pagar e como ele vai efetuar o pagamento para receber a oferta.

Entrega

A entrega está relacionada à forma como o serviço vai ser realizado, como a experiência que o cliente terá, o ambiente, o tempo de espera e tudo o que envolve a realização do serviço ou como ele receberá o produto.

Escassez

Para acelerar o processo de compra, é importante que a sua oferta tenha uma escassez, ou seja, tenha poucas unidades disponíveis ou termine em um prazo determinado. Esse gatilho faz com que o consumidor compre mais rápido por medo de perder uma oferta valiosa.

Garantia

Dependendo do tipo de produto ou serviço, é possível oferecer uma garantia para fortalecer ainda mais a decisão de compra do cliente e quebrar mais objeções. Por exemplo: uma garantia incondicional seria oferecida após um prazo determinado, independente da satisfação do cliente, bastando a solicitação de devolução.

Sugestões de ofertas irresistíveis

Como já dissemos, os descontos nem sempre são a melhor maneira de atrair a atenção do cliente.

Veja 3 sugestões de ofertas irresistíveis para que a Black Friday da sua empresa tenha resultados satisfatórios:

  1. Ofereça um serviço adicional

O bônus é uma das melhores maneiras de incentivar o seu público a contratar os seus serviços. Suponhamos que a sua empresa vende software de gestão para advogados, para a Black Friday 2020, alguns exemplos de serviços adicionais que você pode usar na sua oferta irresistível são:

  • Treinamento online ou mini-curso sobre gestão financeira para escritórios;
  • 1 hora de consultoria online em gestão empresarial;
  • Acesso a um grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos de gestão para escritórios de advocacia;
  • Kit de e-books sobre vendas para advogados.
  1. Crie pacotes de serviços

Outra alternativa para aumentar a percepção de valor do seu serviço é a criação de pacotes. Seguindo no nosso exemplo de software de gestão, uma boa oferta seria contratar o plano anual do sistema e ganhar o desenvolvimento ou otimização do site.

  1. Faça a pré-venda de um produto

Se a sua marca trabalha com infoprodutos e está planejando lançar um novo produto no mercado, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para fazer a pré-venda do seu produto, mesmo que ele não esteja totalmente pronto.

Clique aqui e saiba como fazer um bom lançamento.

Criei a oferta, e agora?

Depois de definir a sua oferta de Black Friday, você precisa estruturar todos os setores da sua empresa para que você não tenha problemas durante a promoção.

Para isso, é importante que você dê uma atenção especial ao seu site, pois dependendo do volume de acessos durante a promoção, ele pode sair do ar e ninguém quer perder vendas e conquistar consumidores insatisfeitos, não é mesmo?

Além disso, planeje, de forma estratégica, toda a divulgação da Black Friday. Você pode usar os anúncios pagos, as redes sociais e o e-mail marketing para avisar que a sua empresa está participando da promoção. É importante que sua estratégia de divulgação sempre crie uma necessidade no público para contratar seu serviços.

Outro ponto essencial para o sucesso da sua Black Friday é o SAC, pois manter um canal aberto para que os clientes ou possíveis clientes possam tirar eventuais dúvidas, transmite mais segurança nas compras online.

Preparado para conquistar mais vendas com a Black Friday? Se a sua empresa ainda não aderiu à promoção mais famosa do ano, a Super Self pode ajudar você a conseguir mais vendas durante a promoção! Converse com nossos especialistas.

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