A sua empresa já está se preparando para a Black Friday? Ou você é aquele empresário que acredita que a promoção não se aplica ao seu tipo de negócio?
Independentemente da sua atividade, se você deseja aumentar as vendas da sua empresa, uma boa opção é participar da Black Friday! A promoção pode ser uma excelente oportunidade para fechar o ano com chave de ouro, conquistando mais vendas, mais clientes e aumentando o faturamento.
Muitas empresas já perceberam que a promoção pode trazer bons resultados de vendas. Inclusive, não é difícil encontrarmos casos de empresas que durante a promoção conseguiram faturar o equivalente a um mês inteiro de vendas.
Continue lendo esse artigo para entender como estruturar uma oferta de Black Friday atrativa.
Quem pode participar da Black Friday?
A Black Friday é uma promoção que está conquistando cada vez mais adeptos aqui no Brasil e engana-se quem pensa que a promoção é exclusiva para o varejo e e-commerces.
Usualmente, associamos a promoção mais famosa do ano às empresas de varejo e aos e-commerces, mas as empresas de serviço e os negócios B2B também podem aproveitar a data como uma oportunidade para reativar contatos que desistiram da compra, acelerar negociações que estavam paradas ou escalar as vendas.
Neste ano, a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que o faturamento das vendas na Black Friday supere o recorde de vendas de 2019, que foi de cerca de R$3,2 bilhões, caracterizando um aumento de mais de 20% em comparação com 2018.
Como muitas pessoas economizam durante todo o ano para aproveitar as ofertas da Black Friday, nem mesmo a pandemia deve desanimar os consumidores. De acordo com a pesquisa da ABComm, o número de vendas online deve crescer 77% em comparação com o ano passado.
Já que a Black Friday é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, por que não aproveitar a promoção para divulgar seus serviços?
Aprenda a criar uma oferta irresistível
A oferta perfeita é aquela capaz de se conectar com o consumidor, fazendo com que ele pense que se não adquirir os seus serviços naquele momento, estará perdendo uma oportunidade única.
O segredo para criar uma oferta perfeita está na percepção de preço e valor, pois o preço é racional, ou seja, é o número que o consumidor vê na etiqueta; já o valor é emocional, isto é, a percepção que o cliente tem do seu serviço.
A percepção de valor para o cliente está diretamente relacionada ao caro e ao barato. Por exemplo, vamos imaginar que você vende um software de gestão para profissionais liberais. Se o preço do seu serviço é de R$500 mensais, mas o cliente acha que o seu software não vale a pena, ele achará que o seu serviço é caro. Agora, se o cliente percebe que no preço da mensalidade, ele tem acesso a diversas funcionalidades que vão melhorar a sua produtividade e otimizar os processos da empresa, fazendo com que ele conquiste mais vendas, ele entende que os R$500 mensais é um preço barato.
Sendo assim, uma oferta irresistível deve gerar valor para o contexto que a persona da sua empresa está vivendo, bem como conter uma promessa que mostre como seu serviço impactará, positivamente, na vida de quem comprar a sua solução.
Além disso, é importante que a sua oferta quebre as objeções dos clientes, uma vez que elas podem impedir a decisão de compra.
6 pontos importantes para criar uma oferta de sucesso
Embora muitas pessoas aguardem a promoção em busca de produtos e serviços mais baratos, um ponto muito positivo da Black Friday é que as promoções não precisam ser um desconto, até porque as ofertas baseadas apenas no preço podem não ser tão atrativas.
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Por exemplo, as empresas que não querem dar descontos podem oferecer um bônus para um determinado número de clientes que contrataram seus serviços durante a vigência da promoção.
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Independente do formato de oferta que você escolher, o importante é que você consiga estruturar uma oferta assertiva e atrativa, pois o que as pessoas compram é a oferta e não o produto ou serviço.
Para criar uma oferta de sucesso você precisa de um bom produto ou serviço, um bônus, preço e condições de pagamento, entrega, escassez e garantia.
Veja o que cada um desses pontos significa:
Produto ou Serviço
É aquilo que o consumidor recebe após efetuar a compra.
Bônus
O que será dado gratuitamente para o consumidor após a compra. É importante que o bônus seja atrativo e tenha valor para o cliente e tenha baixo custo para sua empresa.
Preço e forma de pagamento
Esse ponto diz respeito a quanto o consumidor vai pagar e como ele vai efetuar o pagamento para receber a oferta.
Entrega
A entrega está relacionada à forma como o serviço vai ser realizado, como a experiência que o cliente terá, o ambiente, o tempo de espera e tudo o que envolve a realização do serviço ou como ele receberá o produto.
Escassez
Para acelerar o processo de compra, é importante que a sua oferta tenha uma escassez, ou seja, tenha poucas unidades disponíveis ou termine em um prazo determinado. Esse gatilho faz com que o consumidor compre mais rápido por medo de perder uma oferta valiosa.
Garantia
Dependendo do tipo de produto ou serviço, é possível oferecer uma garantia para fortalecer ainda mais a decisão de compra do cliente e quebrar mais objeções. Por exemplo: uma garantia incondicional seria oferecida após um prazo determinado, independente da satisfação do cliente, bastando a solicitação de devolução.
Sugestões de ofertas irresistíveis
Como já dissemos, os descontos nem sempre são a melhor maneira de atrair a atenção do cliente.
Veja 3 sugestões de ofertas irresistíveis para que a Black Friday da sua empresa tenha resultados satisfatórios:
- Ofereça um serviço adicional
O bônus é uma das melhores maneiras de incentivar o seu público a contratar os seus serviços. Suponhamos que a sua empresa vende software de gestão para advogados, para a Black Friday 2020, alguns exemplos de serviços adicionais que você pode usar na sua oferta irresistível são:
- Treinamento online ou mini-curso sobre gestão financeira para escritórios;
- 1 hora de consultoria online em gestão empresarial;
- Acesso a um grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos de gestão para escritórios de advocacia;
- Kit de e-books sobre vendas para advogados.
- Crie pacotes de serviços
Outra alternativa para aumentar a percepção de valor do seu serviço é a criação de pacotes. Seguindo no nosso exemplo de software de gestão, uma boa oferta seria contratar o plano anual do sistema e ganhar o desenvolvimento ou otimização do site.
- Faça a pré-venda de um produto
Se a sua marca trabalha com infoprodutos e está planejando lançar um novo produto no mercado, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para fazer a pré-venda do seu produto, mesmo que ele não esteja totalmente pronto.
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Criei a oferta, e agora?
Depois de definir a sua oferta de Black Friday, você precisa estruturar todos os setores da sua empresa para que você não tenha problemas durante a promoção.
Para isso, é importante que você dê uma atenção especial ao seu site, pois dependendo do volume de acessos durante a promoção, ele pode sair do ar e ninguém quer perder vendas e conquistar consumidores insatisfeitos, não é mesmo?
Além disso, planeje, de forma estratégica, toda a divulgação da Black Friday. Você pode usar os anúncios pagos, as redes sociais e o e-mail marketing para avisar que a sua empresa está participando da promoção. É importante que sua estratégia de divulgação sempre crie uma necessidade no público para contratar seu serviços.
Outro ponto essencial para o sucesso da sua Black Friday é o SAC, pois manter um canal aberto para que os clientes ou possíveis clientes possam tirar eventuais dúvidas, transmite mais segurança nas compras online.
Preparado para conquistar mais vendas com a Black Friday? Se a sua empresa ainda não aderiu à promoção mais famosa do ano, a Super Self pode ajudar você a conseguir mais vendas durante a promoção! Converse com nossos especialistas.