Como lidar com crises e gerenciar a equipe no ambiente de trabalho remoto?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Trabalhar remotamente tem sido uma exigência neste momento de crise. Se a sua empresa ainda não está habituada com o trabalho remoto, implemente esta estratégia, faça testes dos procedimentos e ferramentas que serão utilizados para que, assim, você possa treinar as pessoas aos poucos e melhorar o processo de trabalho remoto a cada dia.

Muitas ferramentas possibilitam organizar e facilitar a comunicação cumprindo o papel de alinhar a conversa em grupo. O WhatsApp é a solução mais utilizada, mas podemos contar com outras soluções como o Slack, Microsoft Teams, o Hangouts, entre outros. Eles cumprem o mesmo papel, cada um com suas funcionalidades.

Seguem alguns passos para ter sucesso nesta estratégia:

Canal de videoconferência

Para que as reuniões possam ser feitas em tempo hábil durante períodos de crise, é importante escolher um bom canal de videoconferência. É preciso garantir que todos os computadores tenham câmera e microfone em correto funcionamento. Oriente os colaboradores a sempre testar conexão de internet, resolução de câmera e qualidade do áudio antes das reuniões planejadas.

No modelo de trabalho remoto as reuniões acontecem quando realmente necessárias e isso já é um avanço. As reuniões precisam ter objetivos claros através de uma pauta predefinida e uma agenda organizada para que todos os convidados se mantenham informados (utilizar o Google Agenda é muito útil). Preparar o ambiente e deixar tudo que precisará por perto é essencial para evitar se levantar toda hora.

Ferramenta de gestão de tarefas

Os gestores e os colaboradores precisam visualizar o que deve ser feito no dia e na semana. Com todos trabalhando remotamente, é um grande desafio visualizar as entregas de cada um. Uma ferramenta de gestão de tarefas que garanta boa usabilidade proporciona produtividade para a equipe e gestão sobre o desempenho das atividades.

Muitas ferramentas de gestão de tarefas, tempo e desempenho estão disponíveis em versões gratuitas e pagas, permitindo que os controles de atividades de grupos e de projetos sejam acompanhados de forma remota.

Plataforma de armazenamento de arquivos

Deve ser rápida a escolha de onde serão armazenados os arquivos, para se manter a segurança das informações produzidas na empresa. Diversas opções na nuvem são seguras e eficazes para o trabalho remoto, como: Dropbox, OneDrive, Google Drive, Cloud Drive etc.

Saúde financeira

Como pagamentos presenciais e o uso de maquininhas deixarão de ser prioridade, é importante escolher uma plataforma de automatização dos seus pagamentos e processo de cobrança. Assim, as vendas continuam mesmo em momentos de crise.

Gestão dos clientes

É imprescindível ter o controle das entradas e saídas dos seus clientes para prever seu faturamento mensal. Isto pode ser garantido com o uso de um sistema de gestão que entregue dados em tempo real. Intensificar o relacionamento durante o período de crise para dar apoio aos seus clientes é muito importante.

Canais de comunicação

Ouvir os colaboradores que trabalham remotamente permite ajustar rapidamente a comunicação e recursos disponibilizados à equipe. Cuidar da saúde emocional dos colaboradores em tempo de crise também é fundamental. Por isso, mantenha um canal aberto para acolher possíveis dúvidas, sugestões e ansiedades.

Nesta situação delicada para a saúde pública, temos um contexto que impacta fortemente a economia e prejudica especialmente negócios locais. Esperamos que estas dicas práticas ajudem os negócios locais a superarem esta crise.

Sairemos mais fortes e chegaremos mais longe juntos!

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.