6 Passos de como melhorar a experiência do paciente no seu consultório

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Você se preocupa com a experiência do paciente no seu consultório? Sabia que ela é extremamente importante para o sucesso do seu negócio? Afinal, ela pode ser positiva ou negativa. Por isso, se você quer se tornar uma referência no mercado, é essencial dar uma atenção a mais para esse quesito. No artigo de hoje, preparamos algumas dicas para ajudar você a surpreender seus pacientes. Acompanhe!

Entenda a importância da experiência do paciente

Antes de tudo, é necessário você entender que a experiência do paciente é um conjunto de percepções que cada pessoa adquire a partir do atendimento que é oferecido. Sendo assim, ela engloba diversos fatores, tais como: contato inicial, marcação de consulta, feedbacks etc.

Quando algo nessas etapas não vai bem, a imagem do seu consultório acaba sendo impactada de forma negativa. Por isso, se você quer ter uma boa reputação na sua área, é indispensável adotar boas práticas. O Brasil possui um dos mercados odontológicos mais competitivos do mundo. Portanto, se você não conseguir encantar seus pacientes vai acabar perdendo para a concorrência.

Mas, como fazer isso na prática?

Bem, existem diversas estratégias que podem ajudar você a construir uma experiência positiva para o seu paciente. Essas ações são mais fáceis de serem elaboradas com a ajuda de um plano de Marketing Digital. Com ele é possível mensurar melhor os resultados alcançados e corrigir possíveis falhas.

Mas, para ajudar você a já começar a pensar nessa experiência do paciente, reunimos algumas dicas que você pode começar a implementar o quanto antes. Confira!

como melhorar a experiência do paciente no seu consultório
  1. Conheça o perfil do seu paciente

Você precisa saber com quem está se comunicando. Portanto, ao realizar a primeira marcação de consulta, lembre-se de solicitar informações. Além dos dados básicos, como nome, endereço, telefone, e-mail etc; aproveite para conhecer mais o perfil dele. Pergunte sobre seus gostos, desejos, necessidades, comportamentos, entre outros. Acredite, isso vai fazer muita diferença no momento de montar a sua estratégia de marketing.

  1. Dê atenção durante o atendimento

Na era digital, onde tudo é pra ontem, as pessoas gostam de se sentir especiais e valorizadas. Por isso, o atendimento deve ser humanizado. A forma como você trata o seu paciente vai fazer muita diferença. Sendo assim, seja empático e esteja sempre à disposição para tirar qualquer dúvida que possa surgir. Lembre-se: é você quem está prestando um serviço para ele, não o contrário.

  1. Ofereça mais de um canal de comunicação

Certamente você vai encontrar perfis variados dentro do seu consultório. Por isso, é essencial você ampliar seus canais de comunicação. Para algumas pessoas o contato com o seu consultório será mais fácil por telefone, por exemplo. Entretanto, para outras essa interação será mais fácil por whatsapp, rede social, e-mail etc. Então, a dica é diversificar!

  1. Proporcione um ambiente aconchegante

Vamos combinar que a maioria das pessoas que vai ao dentista acaba ficando tensa.  Nesse sentido, ter um ambiente agradável que ofereça o mínimo de conforto é indispensável. A sala de espera deve transmitir leveza e aconchego, não frieza. Então, invista em cores e peças que proporcionem essa sensação.

  1. Crie protocolos

Crie processos dentro do seu negócio. Pode parecer simples, mas acredite, faz muita diferença. Você já parou para pensar como é o ciclo que o seu paciente percorre desde o primeiro contato até a efetivação do tratamento? Poucos gestores pensam nisso. Mas, é preciso criar protocolos para melhorar a experiência do paciente. Um kit de boas-vindas, por exemplo, é sempre interessante, pois ele traz informações institucionais e faz com que o paciente conheça mais a empresa.

  1. Treine a equipe

Como falamos no início, ter uma equipe integrada faz toda a diferença. Não adianta você querer proporcionar a melhor experiência para o seu paciente, se sua equipe não está alinhada. Por isso, invista em capacitação. Seus colaboradores precisam se sentir bem ao trabalhar para poder transmitir confiança aos pacientes. Então, esse atendimento humanizado deve começar pela sua equipe como um todo.

Como você pode ver, diversos processos envolvem a experiência do paciente. Portanto, dê atenção a cada um deles. Se você precisar de ajuda nessas etapas, clique aqui e fale com a gente. Nosso objetivo é ajudar você a conquistar, cada vez mais, pacientes no mercado.

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