Você sabia que o seu cliente percorre um caminho antes de efetivar a compra do seu produto ou serviço? Isso mesmo! O ambiente online é repleto de possibilidades e está cheio de concorrentes. Hoje o consumidor tem acesso a múltiplas opções; ele consegue pesquisar sobre a reputação de determinada marca, comparar preços, entre outras coisas. Por isso, é importante estar atento e preparar uma estratégia de marketing digital direcionada para que você consiga, de fato, atrair o seu público-alvo. No artigo de hoje você vai aprender a planejar toda a jornada de compra do seu futuro cliente. Vamos lá!
ENTENDENDO O PROCESSO!
Ter presença online é fundamental para empresas que desejam sobreviver no mercado atualmente. Porém, não basta estar na internet, é preciso ser notado e oferecer algo em meio a tanta informação. Uma coisa é certa, as pessoas estão cada vez mais engajadas com marcas que possuem algum propósito, que além de vender os produtos e serviços, oferecem histórias reais e compartilham valores.
Então, se você quer se destacar no ambiente online, você precisa ter um bom Marketing de Conteúdo. Isso mesmo, o conteúdo se tornou a base de todo o Marketing Digital.
Você já parou para pensar o que faz uma pessoa visitar o seu site ou, ainda, o que faz aquele cliente antigo continuar na sua base? Conteúdo! É por meio dele que ocorre o primeiro contato com a sua marca, a descoberta do seu produto ou serviço, a efetivação da compra e o relacionamento mais duradouro com o seu cliente. Mas, para que todo esse ciclo funcione bem, é necessário que você conheça todas as etapas que formam a jornada de compra. Assim, você irá conseguir elaborar ações pontuais para cada uma delas e atingir o seu objetivo final.
Mas, calma, ainda está confuso quanto a essas etapas? Nós vamos te ajudar a entendê-las melhor! A jornada de compra é composta por 4 etapas.
1º Etapa –Aprendizado e Descoberta: nessa fase o consumidor não sabe, exatamente, o que deseja. Ele ainda está começando a se interessar por determinado assunto. Geralmente, trata-se de uma pessoa que está navegando pela internet e viu um anúncio ou entrou em um site por simples curiosidade. Nessa fase, o objetivo da sua empresa é capturar a atenção dele.
2ª Etapa – Reconhecimento: nessa etapa, o consumidor teve acesso à informação disponibilizada e percebeu que tem uma necessidade. É o momento de você mostrar para ele que esse problema existente pode ser, sim, solucionado.
3ª Etapa – Consideração: ao perceber que aquela necessidade pode ser sanada, o consumidor tende a pesquisar mais sobre o tema e a pensar nas possibilidades para resolver a questão. É a etapa da consideração! Nessa hora você deve mostrar como o seu produto ou serviço pode ser a melhor opção.
4ª Etapa – Decisão: por fim, chega-se à etapa da decisão. Essa fase é crucial e você deve destacar, ainda mais, o seu diferencial das concorrentes, pois é o momento da efetivação da compra.
Como é possível notar, ao montar a sua estratégia de marketing, você deverá levar em conta todo um percurso que o seu futuro cliente vai percorrer. Para cada uma das etapas descritas, você deverá produzir conteúdos específicos a fim de fisgar o seu futuro cliente. Quer saber como fazer isso? Continue o artigo!
COMO ESTRUTURAR A JORNADA DE COMPRA NA PRÁTICA!
Agora que você já entendeu como funciona as 4 etapas do processo, vamos te ajudar a criar os conteúdos para cada uma delas.
- Conteúdo para a fase de Aprendizado e Descoberta: na internet, as pessoas fazem suas pesquisas por meio de palavras-chave. Você mesmo, quando quer saber sobre determinado assunto, mas não sabe em qual canal de comunicação recorrer, certamente, digita uma palavra relacionada à sua necessidade no Google para ver os resultados disponíveis, não é? Pois então, a fase de aprendizado e descoberta, como foi visto anteriormente, está relacionada aquele consumidor que possui uma dúvida ou curiosidade. Nessa etapa, é recomendável que você faça conteúdos mais gerais, que despertem a atenção dele. Ainda não é o momento de falar sobre a sua empresa. Invista em blogs e post que falem sobre assuntos mais amplos dentro da sua área de atuação. Por exemplo, se você possui uma empresa de artigos para festa, pode dar dicas de decoração. Mas, lembre-se sempre de inserir as palavras-chaves no seu material, afinal, a busca ocorre, principalmente por meio delas.
- Conteúdo para a fase de Reconhecimento: essa é a fase que o consumidor reconhece que tem o problema e começa a pesquisar sobre o tema em todos os lugares. Você precisa se destacar nesse momento e produzir conteúdos mais densos no sentido de orientar aquele futuro cliente a buscar uma solução. Seguindo o exemplo da empresa de artigos para festa, você pode criar nessa fase um infográfico com dicas para organizar uma festa temática, falando sobre os tipos de embalagens, os tipos de comidas que poderiam ser servidas, sugestões de decoração etc. Isso demonstra que você realmente entende sobre o assunto. Além disso, o conteúdo pode ser criado em outros formatos, como vídeos, lives, e-books, entre outros.
- Conteúdo para a fase de Consideração: nessa etapa, aquele consumidor já está visitando os seus canais de comunicação com mais frequência, mas ainda possui dúvidas quanto à decisão de compra. É o momento de mostrar que o seu produto ou serviço é eficiente e que a sua marca é querida por muitas pessoas. Um conteúdo interessante para essa fase é o case de sucesso de algum cliente. Mostre o exemplo de pessoas que obtiveram sucesso com a sua empresa. Crie storytelling, elabore depoimentos, mostre a sua credibilidade.
- Conteúdo para a fase de Decisão: a fase final precisa ser arrematadora. É nessa etapa que ele decide pela compra. Você não vai querer perder o seu potencial cliente, justamente agora não é? Então, ofereça algo vantajoso para ele, pode ser um desconto especial, um brinde, um teste grátis… enfim, algo que realmente o cative. Você deve mostrar que ele é especial.
Mas, não acaba por aqui! Além das 4 etapas da jornada de compra, você precisa investir, também, em uma etapa extra que consiste na retenção dos clientes conquistados. Afinal, se você não nutrir seus leads qualificados, eles tendem a perder o interesse. Nessa fase, o ideal é você fornecer conteúdos mais direcionados, levando em consideração as características do seu cliente.
DICAS PARA UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO!
Quer mais dicas para planejar a jornada de compra do seu cliente e obter sucesso na sua estratégia de marketing digital? Confira!
Faça um cronograma com as pautas: organize as informações que serão trabalhadas naquele mês ou naquela semana. Separe os conteúdos por etapa e determine a quantidade de publicações para cada uma delas.
Defina os formatos: você precisa saber quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público e, também, os formatos mais acessados por ele. Exemplo: facebook, instagram, linkedIn, blog, youtube, e-mail, etc. Isso vai ajudar no momento de montar a sua estratégia e na divulgação dos seus materiais também.
Tenha uma persona: você deve estar se perguntando “Como vou saber os canais mais utilizados e os formatos mais acessados?” não é? Para isso, é essencial criar uma persona. Saber o perfil do seu público, seus gostos, características, anseios, necessidades, entre outros; vai ajudá-lo a construir melhor seu conteúdo para cada etapa da jornada de compra. Confira o artigo que fizemos sobre persona clicando aqui!
Invista em técnicas de SEO: você pode aumentar o tráfego orgânico para o seu site ou blog investindo em técnicas de SEO. A otimização de conteúdo aumenta as suas chances de ser encontrado. Quer saber mais sobre esse tema? Clique aqui.
Agora que você já sabe como funciona a jornada de compra e as principais estratégias que devem ser adotadas para cada etapa, é hora de colocar em prática! Cabe ressaltar que cada segmento possui suas particularidades, por isso, antes de começar a elaborar as ações, você deve conhecer bem o seu público-alvo. Se você ainda possui dúvidas sobre esse assunto, entre em contato com a gente pelo Whatsapp ou deixe o seu comentário! Não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo com seus amigos! Até mais!