Fórmula de Lançamento: será que funciona?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Se você trabalha com marketing digital ou empreendedorismo provavelmente já ouviu falar sobre a “Fórmula de lançamento”. O conceito originalmente criado pelo autor Jeff Walker, foi uma grande sacada do mesmo diante de uma situação desafiadora em sua vida. 

Como surgiu a Fórmula de Lançamento

Jeff Walker, o criador da fórmula de lançamento.

Jeff Walker trabalhava na área de tecnologia da informação de uma grande empresa americana e, nas horas vagas, operava como analista da bolsa de valores. Insatisfeito com a profissão que escolhera para si, ele decidiu abandonar o emprego estável que sustentava sua família e passou a viver de suas operações na bolsa.

Sem nenhum conhecimento no ramo de marketing e com quase nenhum capital para investir em um novo negócio, Jeff começou a produzir uma espécie de guia com dicas para iniciantes negociarem ações na bolsa e viu aí um potencial produto.

Depois de algum tempo tentando diversas formas de lançar seu produto online, Jeff Walker desenvolveu uma metodologia própria, que mais tarde veio a dar origem ao seu mais lucrativo e bem-sucedido produto, a “Product Launch Formula (PLF)” ou “Fórmula de Lançamento”.

A Fórmula de Lançamento no Brasil

Aqui no Brasil, a técnica popularizou-se através do especialista Érico Rocha. Ele é um dos maiores nomes no que se refere a lançamentos e negócios digitais no nosso país. Ao realizar o seu primeiro lançamento com base nas técnicas de Walker, Érico Rocha conseguiu ganhar cerca R$ 100.000 em apenas 7 dias.

Érico Rocha trouxe a Fórmula de Lançamento para o Brasil

Com o sucesso estratégico do seu negócio, Rocha licenciou o curso “Product Launch Formula” e tornou-se o “guru do empreendedorismo online” no Brasil. Na concepção de Rocha, a “fórmula de lançamento” reúne alguns elementos que garantem que qualquer pessoa seja capaz de ganhar dinheiro com a internet ao utilizar:

1) Lista de e-mails: O e-mail é uma peça fundamental na construção de campanhas e estratégias de divulgação de uma empresa. A lista deve possuir contatos relevantes para o seu negócio e que realmente possuem interesse de consumir os produtos ou serviços que são oferecidos.

2) Gatilhos mentais: Os gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe para realizar uma ação que, na maioria das vezes, é colocada em prática de forma imediata. Esses estímulos facilitam a tomada de decisão do seu público alvo, e se aplicados da forma correta, podem engajá-los e fazer com que executem a ação de compra. Você pode ler mais sobre o assunto em outro artigo aqui no blog.

3) Autoridade: Uma autoridade em um assunto é aquela marca que você associa rapidamente a um produto ou serviço. Por isso, trabalhe nas estratégias do seu negócio para que ele também seja referência no nicho que almeja conquistar.

4) Compartilhamento de conteúdo: Conhecer a sua audiência é importante para mensurar os tipos de conteúdos que devem ser veiculados. Compartilhar informações que vão de acordo com o interesse do seu público é a principal estratégia para gerar engajamento real.

5) Escassez: A escassez está ligada ao senso de urgência. Por isso, essa tática funciona tão bem para convencer alguém a comprar algum produto ou serviço. Analise o contexto do seu negócio e aplique a técnica com atenção para que seja realmente efetiva.

Em resumo, a “fórmula de lançamento” é um conjunto de estratégias de marketing digital aplicadas a uma determinada situação. Sua funcionalidade depende, obviamente, de cada contexto de lançamento. Essa prática de reunir e adaptar estratégias para vender um produto é algo não apenas recorrente, como necessário na maioria dos mercados. Com suas particularidades, cada produto necessita de adequações em seus esforços de vendas para posicioná-lo frente a seu público consumidor. Tanto sendo um produto tradicional quanto sendo um produto digital, é necessário que os profissionais encarregados do planejamento e execução de suas estratégias de mercado entendam com clareza as especificidades do segmento em que seu produto se encaixa e utilizem essas informações para construir a melhor estratégia.

Fique ligado aqui no blog, pois em breve teremos mais conteúdos relacionados a este tema.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Marketing Digital

Lançamento relâmpago

Se a sua marca tem um serviço ou produto, digital ou físico, uma boa lista de e-mail marketing e deseja aumentar as vendas em um

Leia mais >
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.