Por que ter um influenciador digital para o meu negócio

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Para muitas marcas e empresas, identificar pessoas que conseguem influenciar as outras é uma das atividades mais importantes para criar uma comoção em volta do produto ou serviço oferecido. Como descreve o autor Malcolm Gladwell, no seu livro “O ponto da virada”, essas pessoas, com suas personalidades carismáticas, habilidade em conectar redes e interesse em ajudar as pessoas, tomam decisões capazes de transformar os movimentos de compra e venda.

A importância do influenciador digital nunca esteve tão em alta como nos tempos em que vivemos. O verdadeiro resgate do “sentido de influenciar” trouxe em questão o poder de liderar um “movimento” ou até mesmo de ajudar ao outro. A ideia de identificar esse pequeno grupo de pessoas ou líderes de opinião, a fim de espelhar mensagens corporativas para os demais, tem sido a base do marketing de influência.

Com o aumento do uso das redes sociais e a facilidade para que qualquer pessoa tenha uma plataforma onde possa publicar suas opiniões, cria-se o pressuposto que todo mundo é um influenciador em potencial. No entanto, a influência de fato é constituída por três pilares essenciais:

1) RELEVÂNCIA: O discurso compartilhado pelo influenciador deve ser verdadeiramente real com o seu estilo de vida e fazer sentido para os valores da marca.

2) ALCANCE: O tamanho da audiência do influenciador. Ela não é determinada necessariamente apenas pelo número de seguidores em uma rede social. 

3) RESSONÂNCIA: É a repercussão e capacidade de engajamento junto ao público.

Com essa ascendência cada vez maior nas redes sociais, muitas empresas passaram a considerar a importância do influenciador digital quando querem divulgar os próprios produtos e serviços. O investimento na parceria com influenciador digital faz com que o retorno deste investimento seja muito superior às mídias tradicionais.

Segundo o “YouTube Insights”, divulgado em Maio de 2019, 82% das mulheres confiam mais na opinião do influenciador digital do que em redes sociais ou televisão. Esse estudo é uma clara evidência de que os influencers representam uma poderosa forma de alcançar o público e dar mais visibilidade para uma marca.

Se você está pensando em incluir influenciadores numa próxima campanha ou ação para a sua marca, aqui vão algumas dicas:

– Dê o máximo de informações sobre a sua marca e produto para o influenciador.

– Número de seguidores não significa necessariamente conversões e vendas.

– Relações a longo prazo performam melhor, por isso construa uma história junto com o influenciador e que faça sentido para a marca.

– Existem diversas formas de divulgar um produto. Procure sempre buscar influenciadores que inovam e são criativos em suas abordagens.

– Microinfluenciadores têm um engajamento melhor do que os que possuem maior número de seguidores. Isso ocorre porque eles têm o poder de levar pessoas específicas, um nicho pequeno e segmentado da audiência e, consequentemente, mais chances de conversão.

As marcas e empresas que querem investir em marketing de influência também devem ser capazes de identificar perfis autênticos e que estejam alinhados à sua estratégia. Além disso, a autenticidade não pode ser construída artificialmente, então é possível reconhecer quando o perfil demonstra autoridade sobre o assunto, seja na produção de texto ou imagem para seu público. O marketing de influência vem superando o marketing tradicional e pago em eficácia, mas ele não pode ser o único passo dentro da sua estratégia. Por exemplo, se a sua equipe de atendimento não tem condições de receber toda a demanda que o influenciador vai gerar, de nada adiantaria. Construa com cuidado o panorama de ação publicitária para a sua marca ou empresa e aplique as dicas de como encontrar o influenciador ideal.

Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Marketing Digital

Lançamento relâmpago

Se a sua marca tem um serviço ou produto, digital ou físico, uma boa lista de e-mail marketing e deseja aumentar as vendas em um

Leia mais >
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.