Para muitas marcas e empresas, identificar pessoas que conseguem influenciar as outras é uma das atividades mais importantes para criar uma comoção em volta do produto ou serviço oferecido. Como descreve o autor Malcolm Gladwell, no seu livro “O ponto da virada”, essas pessoas, com suas personalidades carismáticas, habilidade em conectar redes e interesse em ajudar as pessoas, tomam decisões capazes de transformar os movimentos de compra e venda.
A importância do influenciador digital nunca esteve tão em alta como nos tempos em que vivemos. O verdadeiro resgate do “sentido de influenciar” trouxe em questão o poder de liderar um “movimento” ou até mesmo de ajudar ao outro. A ideia de identificar esse pequeno grupo de pessoas ou líderes de opinião, a fim de espelhar mensagens corporativas para os demais, tem sido a base do marketing de influência.
Com o aumento do uso das redes sociais e a facilidade para que qualquer pessoa tenha uma plataforma onde possa publicar suas opiniões, cria-se o pressuposto que todo mundo é um influenciador em potencial. No entanto, a influência de fato é constituída por três pilares essenciais:
1) RELEVÂNCIA: O discurso compartilhado pelo influenciador deve ser verdadeiramente real com o seu estilo de vida e fazer sentido para os valores da marca.
2) ALCANCE: O tamanho da audiência do influenciador. Ela não é determinada necessariamente apenas pelo número de seguidores em uma rede social.
3) RESSONÂNCIA: É a repercussão e capacidade de engajamento junto ao público.
Com essa ascendência cada vez maior nas redes sociais, muitas empresas passaram a considerar a importância do influenciador digital quando querem divulgar os próprios produtos e serviços. O investimento na parceria com influenciador digital faz com que o retorno deste investimento seja muito superior às mídias tradicionais.
Segundo o “YouTube Insights”, divulgado em Maio de 2019, 82% das mulheres confiam mais na opinião do influenciador digital do que em redes sociais ou televisão. Esse estudo é uma clara evidência de que os influencers representam uma poderosa forma de alcançar o público e dar mais visibilidade para uma marca.
Se você está pensando em incluir influenciadores numa próxima campanha ou ação para a sua marca, aqui vão algumas dicas:
– Dê o máximo de informações sobre a sua marca e produto para o influenciador.
– Número de seguidores não significa necessariamente conversões e vendas.
– Relações a longo prazo performam melhor, por isso construa uma história junto com o influenciador e que faça sentido para a marca.
– Existem diversas formas de divulgar um produto. Procure sempre buscar influenciadores que inovam e são criativos em suas abordagens.
– Microinfluenciadores têm um engajamento melhor do que os que possuem maior número de seguidores. Isso ocorre porque eles têm o poder de levar pessoas específicas, um nicho pequeno e segmentado da audiência e, consequentemente, mais chances de conversão.
As marcas e empresas que querem investir em marketing de influência também devem ser capazes de identificar perfis autênticos e que estejam alinhados à sua estratégia. Além disso, a autenticidade não pode ser construída artificialmente, então é possível reconhecer quando o perfil demonstra autoridade sobre o assunto, seja na produção de texto ou imagem para seu público. O marketing de influência vem superando o marketing tradicional e pago em eficácia, mas ele não pode ser o único passo dentro da sua estratégia. Por exemplo, se a sua equipe de atendimento não tem condições de receber toda a demanda que o influenciador vai gerar, de nada adiantaria. Construa com cuidado o panorama de ação publicitária para a sua marca ou empresa e aplique as dicas de como encontrar o influenciador ideal.
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