Marketing de Conteúdo para e-commerce!

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Descubra como boas estratégias de conteúdo podem contribuir para o sucesso do seu negócio!

Se você é empreendedor há muitos anos ou está iniciando um negócio, é melhor ficar atento e ir se preparando: o e-commerce é uma tendência do mercado! Isso mesmo! Em tempos de crise, o ambiente on-line pode ser o melhor caminho para muitas empresas.  Comprar pela internet se tornou um hábito comum entre os consumidores. Além de proporcionar mais praticidade e segurança, esse tipo de comércio eletrônico ajuda a reduzir gastos, afinal você não precisa alugar uma loja física, por exemplo. Mas, você deve estar se perguntando como o marketing de conteúdo pode ser utilizado nesse tipo de empreendimento, não é mesmo? No artigo de hoje você vai descobrir como a sua marca pode captar mais clientes, se posicionar e se destacar melhor, na plataforma digital, a partir de uma boa estratégia de conteúdo. Vamos lá?

O QUE É E-COMMERCE?

O e-commerce é um tipo de negócio que ocorre exclusivamente pela internet. Todos os trâmites de gestão de estoque, de compra e de venda são feitos na web; desde o atendimento ao cliente, a escolha dos produtos ou serviços, a forma de pagamento até o envio da mercadoria.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o conceito envolve muito mais do que a criação de um site. Ele está relacionado a um tipo de empreendimento que se diferencia dos demais por ter toda a sua estrutura e o seu funcionamento realizado na plataforma digital.

POR QUE INVESTIR NO MARKETING DE CONTEÚDO PARA E-COMMERCE?

As marcas que decidem trabalhar dessa forma enfrentam uma ampla concorrência. Afinal, a web oferece inúmeras possibilidades para o público, inclusive a chance de pesquisar e comparar preços e qualidade, de uma forma muito rápida. Apenas com um clique, você consegue descobrir, por exemplo, qual o produto ou serviço mais recomendado. Por isso, é essencial investir em um bom marketing de conteúdo para promover a sua empresa e se tornar referência no seu segmento de atuação.

Entre os benefícios de criar uma estratégia focada na produção de conteúdo, destacam-se:

–  Maior credibilidade: se você quer se destacar no mercado de e-commerce, é preciso sair do óbvio. Além de manter seus produtos ou serviços atualizados, com boas imagens e descrições completas, você deve investir em outros elementos textuais, como um espaço para avaliações e comentários.  Isso passa credibilidade para o consumidor e aumenta as chances de ele efetuar a compra.

– Aumento das conversões: oferecer algo a mais para o seu futuro cliente é uma ótima ideia. E você pode fazer isso através de conteúdos! Isso mesmo! Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, pode criar artigos sobre moda, dando dicas, falando sobre as tendências do mercado, entre outros. Assim, além de procurar pelo produto no seu site, a pessoa terá uma informação extra, que poderá incentivar a compra.

– Melhora na experiência de compra on-line: organização é tudo! Isso vale para um site também! Manter as abas claras e objetivas, com os produtos ou serviços categorizados corretamente, com as palavras-chave ideais, facilita a escolha dos mesmos pelo consumidor. Imagina você entrando em um site para comprar um smartphone, por exemplo, e não conseguindo encontrar o modelo desejado, simplesmente, pela falta de instrução presente no site. Certamente, você nunca mais voltará a frequentar aquela loja, não é mesmo? Por isso, esses detalhes são fundamentais e merecem uma atenção especial.

– Melhora a reputação da marca: o site é apenas uma ferramenta do e-commerce, mas você pode potencializar essa divulgação por meio de redes sociais e estreitar, ainda mais, os laços com os seus clientes.

ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS!

Então, se você possui um e-commerce ou está pensando em criar um, aí vão algumas dicas de marketing de conteúdo que podem ser adotadas!

Landing page atrativas:  elas são utilizadas para gerar conversão e transformar aquele visitante em lead. Geralmente, oferecem algo em troca de dados. Você certamente já entrou em algum site e de repente apareceu um pop-up com alguma oferta de conteúdo extra, como um e-book, por exemplo, certo? Isso é um exemplo de landing page. Mas é preciso ficar atento e utilizar esse tipo de abordagem de forma estratégica para não ficar chato. Por isso, ofereça conteúdos que, de fato, agreguem algo a mais para o seu cliente. Seja objetivo e invista em um bom design. 

– E-mail marketing: tendo em mãos uma boa base de dados, você consegue elaborar ações mais direcionadas, fortalecendo assim, o seu relacionamento com o seu público. Por meio do e-mail marketing, você pode enviar ofertas exclusivas, materiais extras, frete grátis e bônus.

– SAC: criar um canal de comunicação direta com o seu consumidor facilita muito.  As pessoas possuem dúvidas e ter um espaço que possibilite esse contato rápido com a empresa é uma ótima ideia.  Além de estreitar os laços com o cliente, você otimiza processos, diminuindo a burocracia. Quem não gosta de ser atendido e receber uma resposta rápida de uma marca que admira?!

– Blogs: é uma das principais estratégias para alcançar bons resultados no marketing de conteúdo. Isso porque os robôs do Google, no momento de apresentar os resultados de busca, rastreiam os conteúdos mais completos para apresentar ao internauta. Portanto, se você possui uma livraria on-line, por exemplo, e escreve artigos relevantes sobre os livros e autores que você comercializa, as chances da sua marca ser encontrada pelo Google aumentam e, com isso, você consegue atrair mais visitantes para a sua página. Sem contar que o blog ajuda a trazer mais credibilidade para o seu negócio, aumentando a sua reputação.

– Estratégias de SEO: não produza nada sem ter um objetivo específico. Toda imagem e todo vídeo que você coloca na internet precisa ter uma boa descrição e estar alinhado aos propósitos da sua empresa. Cada detalhe não passa despercebido pelo Google. Por isso, é importante adotar técnicas de SEO para tornar sua marca mais visível na internet.  Existem vários fatores que interferem nesse resultado de busca. Você pode conferir todos eles clicando aqui e lendo o artigo que escrevemos sobre o tema.

– Mídia paga: além do tráfego orgânico que você pode gerar, é importante você destinar um orçamento para investir em mídia paga. Criar campanhas no Google ADS, por exemplo, ajudam a divulgar a marca e a impactar mais os seus clientes, gerando mais vendas.

O ambiente on-line pode parecer um desafio para empreendedores que estão iniciando neste meio. Porém, para conseguir resultados significativos, é preciso investir em Marketing de Conteúdo. Como foi visto, o Google mapeia todos os seus resultados em torno da informação. Sendo assim, as estratégias de conteúdo são decisivas para o sucesso do seu e-commerce. Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 99953-6556 que explicamos tudo para você!

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.