Plano de Marketing para clínica médica: passo a passo para você conquistar mais pacientes

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O marketing para clínica médica pode ser a estratégia que está faltando para você conseguir novos agendamentos!

Quando falamos em marketing para clínica médica, ainda encontramos médicos e gestores que são resistentes à ideia, por acreditarem que é complicado definir uma estratégia que tenha bons resultados ou por achar que é preciso investir muito dinheiro.

Mas, como nós estamos cada vez mais conectados, investir em marketing não é mais uma opção, é uma necessidade para as clínicas que querem crescer e ter mais agendamentos.

O número de novos agendamentos não está sendo como você esperava? Continue lendo esse artigo e descubra como criar um plano de marketing para a sua clínica médica.

Vale a pena investir em marketing para clínica médica?

Sim! 

Investir em marketing é uma excelente oportunidade para que você possa estar cada vez mais próximo tanto dos seus pacientes, quanto de pessoas que podem vir agendar uma consulta com você. 

Além disso, é através do marketing que você vai mostrar para as pessoas os valores da clínica, a sua estrutura, os diferenciais e que você pode ajudá-las a resolver problemas.

Ainda é importante ressaltar que é cada vez mais comum o número de pessoas que pesquisam sobre o médico e a clínica antes de agendar uma consulta. 90% das pessoas olham na internet se a clínica tem boas recomendações.

Já pensou perder pacientes porque ninguém encontrou informações, avaliações e conteúdos sobre a sua clínica? Descubra agora como fazer um plano de marketing para a sua clínica médica.

Passo a passo para fazer o plano de marketing para clínica médica

Se traçar o plano de marketing é um desafio para você, relaxe! Agora nós vamos te explicar os 6 passos essenciais para que a sua clínica tenha uma estratégia de marketing eficiente, vamos lá?!

Passo 1: Saiba com quem você está falando

Antes de divulgar a clínica médica aos quatro cantos da internet, você precisa definir o público-alvo, ou seja, grupo de pacientes que possuem um perfil semelhante. Por exemplo, o público-alvo da sua clínica pode ser homens e mulheres, com 35 a 50 anos, moradores do interior e com renda de até 4 salários.

Depois de entender quem é o seu público-alvo, você precisa definir a sua persona. Ela representa o seu paciente ideal e, por isso, possui mais detalhes do que o público-alvo.

Ao fazer a persona da sua clínica médica você entende as qualidades, características, medos, desafios, hábitos, estilo de vida, ambições etc. do seu paciente.

Veja um exemplo de persona: Laís, 30 anos, consultora comercial e moradora de Belo Horizonte. Como trabalha em frente ao computador e costuma não fazer pausas ao longo do dia para se alongar, Laís está sentindo muitas dores nas costas. Hoje, seu maior desafio é ter uma rotina de trabalho menos dolorosa. Assim, ela recorre às redes sociais para encontrar alternativas para aliviar as dores.

Um ponto super importante na hora de criar a persona é ter dados reais sobre os pacientes, pois o achismo pode prejudicar as estratégias de marketing da sua clínica médica.

Clique aqui e descubra 6 perguntas essenciais para fazer à sua persona.

Passo 2: Entenda quais são os objetivos do marketing para clínica médica

Depois de entender quem é o seu paciente, é hora de definir os objetivos e metas de marketing para sua clínica médica.

Os objetivos são o ponto de chegada da sua estratégia, ou seja, o que você deseja alcançar. Já as metas indicam se os esforços e as estratégias definidas estão levando a sua clínica para o caminho certo.

Por exemplo, fazendo uma analogia com a escada, o objetivo é o degrau mais alto, pois é ali que você quer chegar; as metas são cada um dos degraus que você subiu, mês a mês, para ficar na parte mais alta da escada.

É importante que os objetivos de marketing estejam alinhados com os objetivos estratégicos da sua clínica médica. 

Passo 3: Identifique como o paciente chega até a sua clínica

Um dos segredos por trás de uma estratégia de marketing para clínica médica é reconhecer a jornada do paciente. Isso significa que você deve saber qual é o caminho que a pessoa faz, desde quando ela conhece a sua clínica até agendar a primeira consulta.

A jornada do paciente, normalmente, acontece seguindo 4 etapas básicas:

  • 1ª  Etapa – Aprendizado e Descoberta

Nessa fase, o paciente não sabe exatamente o que sente. Ele ainda está começando a se interessar por sua área de atuação. Aqui, o seu objetivo é capturar a atenção dele.

  • 2ª Etapa – Reconhecimento

Nessa etapa, o paciente percebeu que tem uma necessidade. É o momento de você mostrar para ele que essa dor pode ser solucionada.

  • 3ª Etapa – Consideração

Ao perceber que o problema pode ser resolvido, o paciente tende a pesquisar mais sobre o tema e a pensar nas possibilidades para resolver a questão. Nessa hora você deve mostrar por que a sua clínica médica é a melhor opção.

  • 4ª Etapa – Decisão

Este é o momento em que a pessoa decide agendar a consulta com um especialista. Aqui é importante que você destaque, ainda mais, o seu diferencial dos concorrentes.

Passo 4: Descubra onde o seu paciente está

De nada vai adiantar traçar uma boa estratégia de marketing se você não conseguir se comunicar com seus pacientes.

Assim, você também precisa entender em quais canais o seu paciente está. É no Facebook? É no Instagram? É no TikTok? É no Youtube?

Procure saber quais canais o seu paciente utiliza para que você possa marcar presença neles também.

Clique aqui e saiba quais são as 9 redes sociais mais utilizadas no Brasil.

Passo 5: Chame a atenção dos potenciais pacientes

Depois de saber quem é o seu paciente e o caminho que ele faz até agendar a primeira consulta, é hora de começar a tirar estratégia de marketing da sua clínica médica do papel. Para isso, é preciso que você crie conteúdos interessantes sobre a sua especialidade. 

Por exemplo, supomos que a sua clínica seja de cardiologia. Você pode falar sobre os benefícios de praticar atividades físicas para o coração; dar dicas para ser mais saudável; esclarecer dúvidas sobre sintomas de doenças cardiovasculares; listar situações em que é necessário ir a um cardiologista, entre outros.

É somente através de um conteúdo educativo que resolve um problema ou que acrescenta alguma informação importante, que as pessoas irão se identificar com a clínica, começar a seguir o seu perfil nas redes sociais e, possivelmente, se tornarem pacientes.

Conheça 17 tendências de marketing que podem melhorar os resultados da sua clínica.

Para que os resultados do marketing sejam ainda melhores, é super importante que você:

  • Crie boas histórias;
  • Fale em primeira pessoa (eu/nós);
  • Seja simples (nada de termos técnicos e palavras difíceis que podem confundir a cabeça das pessoas);
  • Responda aos questionamentos e elogios;
  • Apareça (sim, as pessoas querem ver mais sobre você);
  • Tenha um atendimento humanizado e ágil.

Passo 6: Analise os resultados

Toda estratégia de marketing para clínica médica precisa ser analisada!

Por isso, é imprescindível que você analise, periodicamente, os resultados da sua estratégia e se as metas propostas estão sendo alcançadas.

No marketing existe uma série de métricas que você pode analisar, mas você deve priorizar as métricas que estejam de acordo com os objetivos da sua estratégia, com os canais de comunicação utilizados e que te ajudem a tomar uma decisão.

Lembre-se: número de seguidores não garante vendas.

O que achou do conteúdo? Se você tiver dúvidas sobre como fazer o plano de marketing para clínica médica, deixe seu comentário. 

Caso você precise de ajuda para definir uma estratégia que tenha resultados satisfatórios, entre em contato com a nossa equipe.

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