O lançamento interno é uma das estratégias previstas na Fórmula de Lançamento para apresentar um novo produto ao mercado.
Você tem dúvidas sobre este tema? Continue lendo o artigo para entender como fazer um lançamento interno que seja sucesso em vendas!
O que é lançamento interno?
Como o próprio nome diz, essa estratégia é feita apenas para as pessoas que compõem a base da sua audiência.
Este tipo de lançamento é um dos mais eficazes e com maiores chances de se ter um bom faturamento, uma vez que o público já conhece a sua marca e a qualidade dos produtos. No entanto, esta prática é mais complexa, pois a jornada de lançamento precisa ser clara, e exige estratégias bem definidas, já que é comum utilizar formatos em vídeo.
Quais são os benefícios dessa estratégia?
Ao utilizar de estratégias de lançamento interno, a sua marca consegue alguns benefícios, como:
- Validar e testar ideias
Como o lançamento é feito apenas para a audiência da marca, você consegue experimentar a oferta e tudo o que envolve o produto. Se for preciso, você saberá exatamente o que deve ser modificado antes de divulgar o produto para parceiros e público externo.
- Aumentar a audiência
Os conteúdos em vídeo, base da estratégia de lançamento interno, são altamente compartilháveis. Sendo assim, os conteúdos do lançamento podem ser recomendados para amigos e familiares.
- Maior potencial de faturamento
Como a audiência já conhece a história da marca e a qualidade dos produtos, a chance dela comprar o novo produto é muito maior do que de pessoas que não conhecem a marca.
Como fazer um lançamento usando essa estratégia?
O lançamento interno segue dois passos: primeiro você cria conteúdos de pré-lançamento (CPL) para instigar a audiência e depois divulga o novo produto.
Os conteúdos de pré-lançamento podem ser webinários ou treinamentos distribuídos em sequência ao longo de uma semana ou dez dias e contar histórias ainda é a melhor maneira de despertar o interesse e prender a atenção do usuário.
Confira as características que devem ser abordadas nos CPL’s.
- Mostre uma oportunidade: diga para o público como aquela temática mudou a vida de alguém;
- Ensine algo para as pessoas: crie conteúdos relevantes para transmitir algum ensinamento;
- Mostre como aquela temática soluciona o problema, apresentando um estudo de caso;
- Explique como o novo produto ajudará o usuário;
- Use o gatilho mental da escassez para instigar o público a ficar atento ao lançamento do produto.
Após finalizar a trilha de conteúdo, chegou a hora de mostrar o novo produto. Para isso, envie para as pessoas que acompanharam o CPL um conteúdo promocional, exclusivo e limitado do novo produto.
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