Uma das formas de lançar seu produto no mercado é usando estratégias do lançamento semente. Mas o que é lançamento semente?
Continue lendo este artigo, pois vamos explicar tudo sobre este tipo de lançamento.
O que é lançamento semente?
O lançamento semente se baseia em estratégias simples, eficazes e baratas que têm o objetivo de analisar a receptividade do mercado para determinado produto.
O lançamento semente é um dos tipos de lançamentos utilizados na Fórmula de Lançamento.
A principal vantagem desta modalidade é que você pode lançar o produto mesmo que ele não esteja totalmente pronto. Por isso, essa estratégia de lançamento é muito utilizada por marcas de infoprodutos.
Além disso, diferentemente de outras modalidades de lançamento, você tem a possibilidade de rentabilizar o produto antes mesmo de ele entrar no mercado.
Como consequência, é possível fazer com que os próprios clientes se tornem investidores do produto.
Para isso, você deve utilizar o dinheiro arrecadado na pré-venda para investir no desenvolvimento do produto.

Quais são os benefícios dessa estratégia?
Ao valer-se dessa estratégia para lançar um produto, a sua marca consegue alguns benefícios como:
- Educar o mercado
Mostra aos usuários que eles possuem determinado problema, quais são as soluções mais indicadas e os motivos pelos quais a sua marca é a melhor opção para resolver o problema.
Quando você consegue educar o mercado, a marca passa a ser vista como autoridade e referência.
- Aproximar do público
Através das redes sociais, e-mail e outros canais de comunicação, a sua marca conversa com a audiência, consegue engajá-la e aumentar a conexão entre o usuário e marca.
- Captar leads
Através da criação de conteúdos relevantes, a sua marca consegue gerar mais leads dentro do funil de vendas, nutri-los e convertê-los em clientes.
Como fazer um lançamento usando essa estratégia?
O lançamento semente segue um passo a passo ideal, mas você deve adaptá-lo de acordo com as necessidades do seu produto.
Veja os passos para fazer um lançamento de sucesso.
- Instigue o público
Aqui, a ideia é construir um relacionamento com os usuários. Para isso, crie conteúdos mais gerais sobre a temática do seu produto. Você pode utilizar as redes sociais, blog e e-mail marketing para conversar com o público.
Vamos supor que sua marca vai lançar um curso de finanças, você pode criar conteúdos como “X erros mais comuns de quem não tem planejamento financeiro”.
- Faça uma lista para o pré-lançamento
Para dar visibilidade ao seu produto e analisar o interesse do mercado, crie uma estratégia de pré-lançamento conteúdos exclusivos.
Nesta etapa, o ideal é que você crie uma landing page para ter acesso a informações dos possíveis cliente e divulgue esta página nas redes sociais e através anúncios.
Até o lançamento do produto é importante que você continue distribuindo conteúdo para os leads com o objetivo de desenvolver a necessidade de consumir o produto que está por vir.
- Faça o lançamento do produto
Depois de organizar todos os detalhes do novo produto e desenvolvê-lo de acordo com as dores do público, é hora de lançá-lo no mercado.
Sendo assim, convide os leads da sua base a conhecerem uma oferta exclusiva, que pode ser desconto, consultoria individual ou algum bônus.
Ao final do lançamento, não esqueça de analisar os feedbacks do público. Assim, você vai entender quais os pontos positivos, quais precisam de melhoria e os ajustes que devem ser feitos para melhorar a experiência do cliente e as vendas.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas suas redes sociais!
Baixe o nosso e-book COMO FAZER UM LANÇAMENTO DE SUCESSO – inclui 7 tipos de lançamento!