Os 7 principais erros no marketing jurídico

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Não cometa esses erros no marketing jurídico quando pensar em sua estratégia de marketing.

O marketing jurídico é uma importante ferramenta para ajudar o advogado na captação de clientes e na melhora da sua imagem no ambiente digital. Porém, para que isso aconteça, é necessário que exista um correto investimento e tempo de trabalho para que os resultados apareçam.

No desenvolvimento de estratégias para o marketing jurídico deve-se levar em consideração os interesses do público-alvo. Além disso é importante avaliar constantemente o que está dando certo e o que não está.

Durante a implantação de estratégias alguns erros são bastante comuns, mas fáceis de serem corrigidos. Apresentaremos a seguir os sete principais equívocos que podem ser cometidos por aqueles que querem investir em marketing jurídico.

1 – Pensar nas limitações do código de ética da OAB como um empecilho

O Código de Ética proíbe um marketing mais agressivo, como é feito para a venda de produtos por exemplo, mas permite muitas outras formas de se aplicar o marketing jurídico.

Um ótimo caminho é investir no marketing de conteúdo, que busca informar e educar o público-alvo. Além disso ajuda na estratégia de relacionamento, já que aproxima ainda mais você e seu escritório do potencial cliente.

Lembre-se que o Código de Ética define as diretrizes para uma boa utilização do marketing, mas não proíbe a sua utilização.

2 – Não entender ou não possuir um público-alvo

Toda ação de marketing começa com um planejamento. Dentro dele é definido o seu público-alvo, ou seja, quem vai realmente consumir a sua campanha ou conteúdo publicado.

Com a definição do público-alvo inicia-se a delimitação da estratégia a ser utilizada, ou seja, a linguagem a ser empregada, em quais canais a comunicação será mais eficaz, entre outras determinações.

3 – Não ter um conteúdo relevante

Essa é uma extensão do problema acima. Quando a definição do público-alvo não acontece, geralmente um erro comum aparece: a produção de conteúdo irrelevante. Portanto é imprescindível que você procure entender seu público e assim perceber o que ele tem interesse em saber.

4 – Não cuidar das redes sociais

As redes sociais hoje em dia são uma ótima ferramenta de divulgação do seu trabalho. Elas são o cartão de visitas do seu escritório no ambiente digital. É um erro pensar que não é preciso estar nelas.

Com as redes sociais criadas é preciso produzir conteúdo para que sua presença online seja garantida. Com um bom planejamento são traçadas estratégias para cada canal de comunicação que você e seu escritório optarem por manter.

5 – Pensar que não precisa investir em um bom site e/ou blog

Ter um site é necessário para facilitar o acesso do potencial cliente às informações básicas sobre você e seu escritório. Além disso, quando combinado com um blog, gera ainda mais confiança e credibilidade, pois gera conteúdo de qualidade.

Com a evolução dos dispositivos móveis e a praticidade em utilizá-los é importante que o site seja responsivo, ou seja, um modelo que se adapte quando aberto em smartphones e tablets. Até mesmo o Google favorece em suas buscas os sites que tenham essa função.

Portanto, vale a pena investir em sites modernos e funcionais para agregar mais valor ao seu serviço.

6 – Focar em preços e não em valores

Acreditar que preços baixos atraem mais clientes não funciona para o marketing jurídico. O próprio Código de Ética da OAB proíbe a divulgação de preços de serviços jurídicos através de canais de comunicação.

Quando se contrata um advogado você busca por credibilidade e confiança, então o foco deve ser a busca por ser autoridade em sua área de atuação.

7 – Usar as ferramentas de marketing incorretamente

Para que uma campanha seja bem-feita é necessário que o advogado tenha conhecimento dos métodos que serão implementados. Para isso existem profissionais especializados em marketing digital para aplicar as técnicas necessárias.

Quer melhorar a qualidade do conteúdo e das estratégias de marketing para seu escritório? Podemos te ajudar. Entre em contato com a gente!

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.