Não cometa esses erros no marketing jurídico quando pensar em sua estratégia de marketing.
O marketing jurídico é uma importante ferramenta para ajudar o advogado na captação de clientes e na melhora da sua imagem no ambiente digital. Porém, para que isso aconteça, é necessário que exista um correto investimento e tempo de trabalho para que os resultados apareçam.
No desenvolvimento de estratégias para o marketing jurídico deve-se levar em consideração os interesses do público-alvo. Além disso é importante avaliar constantemente o que está dando certo e o que não está.
Durante a implantação de estratégias alguns erros são bastante comuns, mas fáceis de serem corrigidos. Apresentaremos a seguir os sete principais equívocos que podem ser cometidos por aqueles que querem investir em marketing jurídico.
1 – Pensar nas limitações do código de ética da OAB como um empecilho
O Código de Ética proíbe um marketing mais agressivo, como é feito para a venda de produtos por exemplo, mas permite muitas outras formas de se aplicar o marketing jurídico.
Um ótimo caminho é investir no marketing de conteúdo, que busca informar e educar o público-alvo. Além disso ajuda na estratégia de relacionamento, já que aproxima ainda mais você e seu escritório do potencial cliente.
Lembre-se que o Código de Ética define as diretrizes para uma boa utilização do marketing, mas não proíbe a sua utilização.
2 – Não entender ou não possuir um público-alvo
Toda ação de marketing começa com um planejamento. Dentro dele é definido o seu público-alvo, ou seja, quem vai realmente consumir a sua campanha ou conteúdo publicado.
Com a definição do público-alvo inicia-se a delimitação da estratégia a ser utilizada, ou seja, a linguagem a ser empregada, em quais canais a comunicação será mais eficaz, entre outras determinações.
3 – Não ter um conteúdo relevante
Essa é uma extensão do problema acima. Quando a definição do público-alvo não acontece, geralmente um erro comum aparece: a produção de conteúdo irrelevante. Portanto é imprescindível que você procure entender seu público e assim perceber o que ele tem interesse em saber.
4 – Não cuidar das redes sociais
As redes sociais hoje em dia são uma ótima ferramenta de divulgação do seu trabalho. Elas são o cartão de visitas do seu escritório no ambiente digital. É um erro pensar que não é preciso estar nelas.
Com as redes sociais criadas é preciso produzir conteúdo para que sua presença online seja garantida. Com um bom planejamento são traçadas estratégias para cada canal de comunicação que você e seu escritório optarem por manter.
5 – Pensar que não precisa investir em um bom site e/ou blog
Ter um site é necessário para facilitar o acesso do potencial cliente às informações básicas sobre você e seu escritório. Além disso, quando combinado com um blog, gera ainda mais confiança e credibilidade, pois gera conteúdo de qualidade.
Com a evolução dos dispositivos móveis e a praticidade em utilizá-los é importante que o site seja responsivo, ou seja, um modelo que se adapte quando aberto em smartphones e tablets. Até mesmo o Google favorece em suas buscas os sites que tenham essa função.
Portanto, vale a pena investir em sites modernos e funcionais para agregar mais valor ao seu serviço.
6 – Focar em preços e não em valores
Acreditar que preços baixos atraem mais clientes não funciona para o marketing jurídico. O próprio Código de Ética da OAB proíbe a divulgação de preços de serviços jurídicos através de canais de comunicação.
Quando se contrata um advogado você busca por credibilidade e confiança, então o foco deve ser a busca por ser autoridade em sua área de atuação.
7 – Usar as ferramentas de marketing incorretamente
Para que uma campanha seja bem-feita é necessário que o advogado tenha conhecimento dos métodos que serão implementados. Para isso existem profissionais especializados em marketing digital para aplicar as técnicas necessárias.
Quer melhorar a qualidade do conteúdo e das estratégias de marketing para seu escritório? Podemos te ajudar. Entre em contato com a gente!