Máquina de Vendas: passo a passo para criar uma

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Que tal fazer da sua empresa uma máquina de vendas poderosa?

Todo empresário que deseja melhorar seus resultados e aumentar a lucratividade da sua empresa precisa vender mais. Contudo, vender não é sorte e nem uma fórmula mágica.

Você já se perguntou o que pode estar impedindo a sua empresa de alcançar voos cada vez mais altos?

Nós sabemos que vender não é uma tarefa fácil. Muitos empresários ainda encontram dificuldades para melhorar os resultados da sua empresa pelo fato de não terem um processo estruturado de vendas e pela falta de uma gestão eficiente do relacionamento com o cliente.

Continue lendo esse artigo se você:

  • já não sabe mais o que fazer para aumentar as vendas ou bater a meta do ano; 
  • não consegue prever as vendas e o faturamento do mês; 
  • está percebendo que o potencial cliente não consegue entender os benefícios do seu serviço; 
  • está descobrindo que os esforços do seu time de vendas não convertem em resultados.

Neste artigo, vamos te explicar o que é uma máquina de vendas, quais são seus benefícios e o passo a passo para escalar as vendas e o faturamento do seu negócio.

Vamos lá?!

Máquina de vendas: conheça os seus pilares

Máquina de vendas é um modelo de negócio rentável para que qualquer serviço possa alcançar novos níveis de vendas e contratos.

Como a máquina de vendas consiste em um processo de manutenção e aquisição de clientes, ela precisa ser previsível, lucrativa e escalável. Entenda cada um desses pilares:

  • Previsível: você sempre precisa saber o que está acontecendo no seu processo comercial para que possa sempre melhorar as taxas de conversão.
  • Lucrativa: cada cliente que contrata os seus serviços precisa oferecer um retorno maior do que o valor gasto em marketing para a sua aquisição.
  • Escalável: à medida que o seu processo comercial vai melhorando, as vendas vão aumentar sem que você precise ter um esforço maior para adquirir novos clientes.

Benefícios da máquina de vendas

Os resultados da sua empresa são um reflexo do processo de vendas que ela possui. 

Assim, ao criar uma máquina de vendas na sua empresa, você pode:

  • Reduzir o custo de aquisição de clientes;
  • Aumentar, exponencialmente, o seu volume de oportunidades e vendas;
  • Garantir que o processo de vendas esteja centrado nas necessidades do cliente;
  • Melhorar a sua comunicação, fazendo com que o potencial cliente identifique um problema e perceba que a sua empresa tem a melhor solução para ajudá-lo;
  • Identificar pontos do seu processo comercial que precisam de melhorias;
  • Descobrir quais são os pontos fortes que ajudam a aumentar as suas vendas.

Outra vantagem da máquina de vendas é que você saberá qual é o melhor momento para fazer uma oferta, transformando o prospect em um cliente.

Passo a passo para transformar a sua empresa em uma máquina de vendas

Hoje, as ferramentas e as estratégias de marketing digital são grandes aliados na criação de uma máquina de vendas, pois elas ajudam a organizar as ações para que a sua empresa tenha cada vez mais pessoas interessadas em contratar os seus serviços, permitindo aumentar as vendas e o faturamento.

Veja 5 passos para criar sua máquina de vendas:

  1. Identifique o seu cliente ideal

Qual é o perfil das pessoas que contratam os seus serviços?

Entender as características do seu cliente ideal é muito importante para que sua empresa tenha uma máquina de vendas mais assertiva. Assim, o primeiro passo para criar uma máquina de vendas de sucesso é a definição da persona, ou seja, o personagem que representa comprador ideal da sua marca. Clique aqui para descobrir como o que é e como criar a sua persona.

Para definir a persona da sua empresa, analise se o cliente ideal é homem ou mulher; qual a sua idade; se tem filhos; em que cidade mora; com o que trabalha, entre outros.

Além dessas informações, é importante que você saiba quais são os desafios da persona; suas dores; necessidades; pontos fortes; o que ela gosta de consumir; se ela tem o hábito de buscar conteúdo nas redes sociais, se sim, em quais redes sociais ela está presente.

  1. Entenda o processo de compra do consumidor

Qual é o caminho que usuário faz desde quando conhece a sua empresa até contratar algum de seus serviços?

Para criar uma máquina de vendas efetiva, você precisa ter um funil de vendas bem estruturado.

O funil de vendas é o processo que faz uma pessoa desconhecida se tornar cliente, ou seja, é uma sequência de etapas que acompanham e conduzem o seu potencial cliente para assinar contrato com você, eliminando suas objeções e valorizando seu serviço.

O funil de vendas é composto de três etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Conheça mais sobre elas.

Máquina de vendas: Funil de vendas

Topo de Funil

Essa etapa consiste no início do relacionamento com o potencial cliente que ainda não te conhece. Nessa fase é importante despertar o interesse do consumidor e reafirmar suas especialidades a fim de gerar reconhecimento e associação a determinado tema ou setor. 

Nesse momento o potencial cliente ainda está buscando informações sobre como resolver a dor que sente.

Meio de Funil

Nesta fase o potencial cliente já sabe qual é o seu problema e passa a considerar algumas alternativas de empresas para solucioná-lo. 

Como essa etapa é o momento ideal para gerar uma necessidade no usuário, é essencial que você mostre que possui todo o conhecimento e experiência necessários para ajudá-lo a solucionar o problema.

Fundo de Funil

É nesta fase que o usuário decide se contrata o serviço da sua empresa ou da concorrência. Aqui é o momento ideal de mostrar os seus diferenciais para convencê-lo a optar pela sua marca.

De forma prática, podemos dizer que as etapas do funil de vendas são a base para que a sua máquina de vendas funcione de forma satisfatória. 

  1. Implemente uma estratégia de geração de leads

A ideia da máquina de vendas é bem simples: um usuário vai conhecer a sua marca e perceber que tem um problema. Para solucionar o problema, ele vai disponibilizar alguns dados em troca da sua ajuda. Quando isso acontece, ele se transforma em lead, ou seja, potencial cliente está interessado na sua especialidade, mas ainda não contratou os seus serviços. Ao virar um lead, ele continua recebendo diversos conteúdos da sua empresa, até chegar o momento ideal do seu time comercial abordá-lo para fazer uma oferta.

Deste modo, para que o processo de vendas funcione de forma ininterrupta é preciso gerar, constantemente, leads para a sua máquina de vendas, ou seja, ofereça conteúdos ricos sobre a sua especialidade em troca de dados, como nome e e-mail.

Como a geração de leads é o motor da sua máquina de vendas, é necessário que você alimente o topo do funil diariamente para sempre ter oportunidades de vendas.

  1. Qualifique seus leads

Quando um lead entra na sua máquina de vendas, ele não está pronto para contratar os seus serviços. Além disso, nem todos os leads possuem o perfil do seu cliente ideal.

Sendo assim, para selecionar aqueles potenciais clientes que têm mais chance de contratar os seus serviços, é preciso qualificar os seus leads, fazendo com que eles andem dentro do funil de vendas da sua máquina.

Isso significa que a sua empresa precisa educar o usuário até que ele esteja pronto para fechar uma venda. Para isso, crie uma sequência de conteúdos relevantes que mostram para o seu usuário que a sua empresa pode solucionar o problema que ele tem. 

Lembre-se: um conteúdo de qualidade é aquele que resolve um problema ou acrescenta alguma informação importante.

  1. Faça uma oferta

Quando você tiver certeza de que o lead está qualificado e pronto para a compra, entre em contato com ele e faça uma oferta exclusiva.

Essa é a hora certa de entrar em contato com o usuário para fazer uma oferta personalizada às suas necessidades. 

Como a máquina de vendas funciona na prática?

Agora que você já sabe quais são as 5 etapas essenciais para criar uma máquina de vendas, você deve estar se perguntando: como coloco a minha máquina para funcionar?

É muito simples!

Depois de entender quem é o seu cliente ideal e quais são as suas principais necessidades, você deve produzir conteúdos de atração, ou seja, faça conteúdos mais gerais, que despertem a atenção do usuário. Você pode usar as redes sociais, o blog e os anúncios pagos para falar sobre conteúdos mais amplos dentro da sua especialidade. É importante que você tenha em mente que, neste primeiro momento, ainda não é a hora de falar sobre a sua empresa.

Depois que o usuário já achou a sua empresa, você precisa fazer com que ele reconheça um problema. Para isso, produza conteúdos mais densos no sentido de orientar aquele futuro cliente a buscar uma solução. Aqui é a hora certa de transformar esse usuário em lead. Desse modo, crie página de captura, em que o usuário deixa os seus dados em troca de um e-book, um infográfico, um vídeo, entre outros.

Quando o usuário se transforma em lead, você precisa nutrí-lo. Assim, para despertar o interesse da pessoa em contratar os seus serviços, crie uma sequência de e-mails para compartilhar novos conteúdos relevantes com ela.

Para saber se o lead está interessado nos assuntos que você está compartilhando com ele e para ter certeza de que ele está avançando no funil, invista em uma ferramenta de automação de marketing e em um sistema de gestão de relacionamento do cliente. No primeiro, você vai entender como o lead está interagindo com a sua empresa. Já no segundo é possível acompanhar em tempo real todo o funil de vendas e cada uma das etapas de negociação. 

Quando você ver que o lead chegou na última etapa do processo de negociação, entre em contato com ele para fazer a oferta. Caso ele contrate os seus serviços, não esqueça de continuar o relacionamento para que ele possa voltar a comprar da sua empresa e indicá-la para amigos e familiares.

Se você chegou até aqui, você já sabe como construir uma máquina de vendas eficaz. No entanto, para ter resultados ainda melhores, é super importante que você tenha orientação de especialistas.

A equipe da Super Self pode ajudar você a alavancar a sua empresa. Entre em contato conosco e descubra como criar uma máquina de vendas ainda mais efetiva.

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