Aprenda a fazer o planejamento estratégico da sua empresa em 5 passos

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Um bom planejamento estratégico pode salvar a vida da sua empresa!

Se você trabalha, trabalha, trabalha, mas não consegue perceber evolução nos resultados do seu negócio; se você tem a sensação de que as coisas na sua empresa só funcionam quando você está presente; se você não tem tempo para fazer aquilo que gosta; ou se você acha que planejar é perda de tempo, continue lendo esse artigo!

Nesse conteúdo, nós vamos te ensinar 5 passos simples para que você possa implementar uma estratégia de sucesso na sua empresa e conquistar aquilo que sempre desejou

Vamos lá?

Passo a passo para fazer um planejamento estratégico de sucesso

Ter uma estratégia bem definida é imprescindível para que a sua empresa possa crescer e se tornar referência, pois é através da estratégia que se torna possível traçar os rumos da empresa e todos os seus desdobramentos.

O primeiro passo para a definição de um planejamento estratégico é estabelecer a cultura organizacional da sua empresa, isto é, a missão, a visão e os valores que guiam você e a sua equipe na conquista de seus objetivos. Em seguida, é necessário analisar o ambiente interno e externo. Posteriormente, é preciso definir os objetivos, metas e planos de ações.

Veja o passo a passo para fazer o planejamento estratégico da sua empresa.

1. Defina a sua cultura organizacional

O trio missão, visão e valores é um recurso poderoso para que você consiga planejar empresas diferenciadas. Estabelecer o propósito, a missão, a visão e os valores da sua empresa, ajuda você a refletir sobre o papel e o futuro do seu negócio.

Aprenda a definir cada um desses pilares:

Missão alinhada com Propósito

A missão simboliza o que fazer, quais as maiores prioridades de uma organização e evolui conforme a estratégia. O propósito é a razão pela qual a sua empresa existe e atravessa diferentes ciclos estratégicos. 

Para definir a missão e o propósito da sua empresa, responda aos seguintes questionamentos:

  • Por que esta empresa existe?
  • O que esta empresa faz?
  • Para quem?

Visão

É onde a sua empresa quer chegar em determinado período de tempo.

Para definir a visão, responda à seguinte pergunta:

  • Onde eu gostaria que minha empresa estivesse daqui 5 anos (ou outro período que deseja estabelecer como referência)?

Valores

São os princípios e normas que não podem ser abandonados para que você, a sua equipe e a sua empresa alcancem os objetivos. 

2. Analise o ambiente interno e externo

Analisar o ambiente é parte indispensável na construção de um planejamento estratégico, pois este é o processo em que você identifica as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da sua empresa.

Compreender a realidade da empresa e do mercado em que ela está inserida é importante para que você entenda, de forma qualitativa e quantitativa, o que pode interferir na atuação da empresa e no cumprimento da sua missão.

Existem inúmeras maneiras de analisar o ambiente da sua empresa, mas a ferramenta mais utilizada é a matriz SWOT, sigla de Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats que quando traduzimos para o português temos a sigla FOFA que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Planejamento Estratégico: SWOT

Forças

Aqui você deve definir quais são os pontos fortes da empresa. É válido ressaltar que as forças se relacionam com os atributos que são únicos da sua marca

Exemplos de força: equipe experiente, marca conhecida, processos automatizados, uso de softwares de gestão empresarial.

Fraquezas

Aqui você deve inserir quais são os pontos fracos da sua empresa. É importante ressaltar que as fraquezas se relacionam com aquilo que a sua empresa não faz bem e precisa melhorar.

Exemplos de fraqueza: atendimento lento, pouco conhecimento sobre o público.

Oportunidades

São as forças externas que influenciam positivamente a empresa. As oportunidades se relacionam com o que está disponível no mercado e que não é utilizado pela sua empresa e pela concorrência.

Exemplo de oportunidade: surgimento de um nicho de mercado mais receptivo, nova tecnologia que permite soluções mais personalizadas. 

Ameaças

São os aspectos negativos que podem comprometer a vantagem competitiva da sua empresa. As ameaças são pontos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos com potencial em prejudicar o desempenho do seu negócio.

Exemplo de ameaça: projeção de retração na economia.

3. Estabeleça os objetivos da sua estratégia

Depois de entender a realidade do mercado e da empresa, é preciso colocar a sua estratégia em prática. Para isso, é necessário a definição dos objetivos estratégicos da empresa, bem como das metas e dos indicadores.

Podemos definir os objetivos estratégicos como a tradução dos resultados globais que a sua empresa deseja ter, pois eles servem para nortear as próximas ações da empresa para que ela cumpra a sua missão e a sua visão.

Já as metas são os resultados conquistados mensalmente, que permitem acompanhar e quantificar se as ações desenvolvidas estão levando a sua empresa para a conquista dos objetivos.

Para criar boas metas, é importante que elas sejam SMART, ou seja, específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e ter um tempo limite (T). Quando estiver definindo as metas, sempre faça perguntas, como “o que?”, “por que?”, “em que momento?” e “de que maneira?”, para ter clareza sobre o que foi proposto.

Outro ponto importante para o acompanhamento da estratégia são os indicadores, ou seja, uma forma de medir e avaliar se os objetivos e metas propostas estão sendo cumpridos.

Suponhamos que a sua empresa seja uma indústria de alimentos, veja um exemplo de objetivo, meta e indicador que você pode adaptar para o seu negócio:

ObjetivoMetaIndicador
Aumentar o faturamentoAumentar o faturamento em 30% sobre o ano anterior% de aumento do faturamento em relação ao ano anterior

Para gerenciar a estratégia da sua empresa, uma ferramenta muito utilizada é o Balanced Scorecard (BSC). Ele auxilia na definição de objetivos, metas e indicadores em diferentes perspectivas, como financeira, clientes, processos internos e aprendizagem.

Saiba mais sobre o Balanced Scorecard: 

4. Crie planos de ação

Para que o seu planejamento estratégico tenha resultados eficientes, é necessário que você crie planos de ação, isto é, uma ferramenta simples, de fácil compreensão e utilização, que determina o que será feito para que a empresa conquiste os resultados.

Criar os planos de ação pode parecer uma tarefa básica, mas é justamente nesse ponto que muitos empresários falham. De nada vai adiantar analisar o ambiente e definir objetivos estratégicos, se você não estabelecer quais ações serão executadas para que a sua empresa conquiste os resultados propostos.

Para que você consiga tirar a estratégia da sua empresa do papel, é necessário que você responda às seguintes perguntas:

  • O que será feito? – ou seja, qual o objetivo que se quer alcançar?;
  • Por que será feito? – isto é, quais são as razões para executar tais ações?;
  • Onde será feito? – ou seja, o local em que o objetivo será realizado;
  • Quando será feito? – isto é, o prazo para conclusão do objetivo;
  • Por quem será feito? – ou seja, quem é o responsável pelo cumprimento da ação?;
  • Como será feito? – isto é, de que maneira o objetivo será alcançado?;
  • Quanto custará fazer? – ou seja, qual o custo dessa ação para a empresa?

5. Analise os resultados

Depois de estabelecer toda a estratégia da sua empresa e definir os planos de ação, é preciso que você avalie, periodicamente, o cumprimento dos objetivos e a eficácia do planejamento estratégico para entender se os esforços estão levando a sua empresa para o caminho certo.

Seguindo esses passos e implementando o seu planejamento estratégico de forma eficaz, você vai ver o resultado da sua empresa decolar!

Se quer conquistar resultados ainda melhores para a sua empresa, entre em contato com nosso time de especialistas e conheça nossas soluções em Gestão, Marketing e Vendas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.