Por que investir em Branding

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma gestão inteligente do seu negócio, marca ou empresa é essencial para construir relações verdadeiras e autênticas com os clientes e consumidores. Mas isso não diz respeito somente às redes sociais ou ao âmbito on-line. O propósito da sua marca deve ser definido e aplicado de forma real, em todas as áreas do seu empreendimento.

Em outras palavras, esse tipo de ação pode ser definido como brand management. O branding nada mais é que a forma de gerir as estratégias do seu negócio com o objetivo de tornar a sua marca mais popular e relevante na mente dos consumidores.

Construir uma reputação para a sua marca vai muito além de um nome ou logotipo. Ela é derivada a partir das diferentes experiências e sentimentos que o público cria quando entra em contato com o seu produto ou serviço.

Essa percepção é variável de acordo com as características econômicas, sociais e culturais de cada pessoa, mas ela também é definida principalmente pela experiência desses stakeholders. Em uma tradução livre, a expressão significa “parte interessada”.

Para as empresas, isso significa criar algum tipo de valor para uma série de interessados, que vão desde clientes e funcionários, até fornecedores e investidores. Esses são os principais stakeholders do seu negócio. Mas como criar uma boa gestão que cause efeito nesse público? Algumas estratégias são cruciais para impulsionar o sucesso do seu negócio:

1) Tenha um propósito! O propósito é a razão pela qual a sua marca existe. Por que ela foi criada? O que você quer gerar com ela?

2) Defina o seu posicionamento! Ele é quem vai diferenciar a sua marca de outras do mesmo setor. Para isso, pense nos seus objetivos de negócio. Eles serão o pontapé inicial para norteá-lo.

3) Público e insight! Aqui é o momento que você vai definir o público-alvo. Em termos de marketing, chamamos de persona esse recorte de uma faixa etária, gênero e classe social. A forma de pensar e o comportamento de compra dos consumidores também devem ser levados em consideração.

4) Crie uma promessa de marca! Reflita sobre o que mais de inspirador e persuasivo você pode comunicar sobre a marca. A promessa funciona como um manifesto que vai tornar o seu propósito real.

5) Pense sobre os valores! O que é importante para a sua marca?  Pontue os princípios que irão ditar o seu comportamento de marca.

6) Tenha atributos e personalidade! Essa parte é fundamental para criar as características do seu negócio. Aqui você define a forma como se comunica com o consumidor e até mesmo as condições de trabalho que deseja constituir para os seus colaboradores.

7) Determine os drivers! Quais são os benefícios que a sua marca oferece? O que a difere do concorrente? Esse é um passo importante para determinar a preferência e escolha dos clientes pelo seu negócio.

8) Crie uma identidade visual forte! Ter uma composição coerente e que faça sentido para a comunicação da sua marca é muito importante. Por isso, atente-se às cores, ícones, símbolos e tipografias na hora de decidir a composição visual. Em síntese, a criação de estratégias, sejam elas para qualquer finalidade, capazes de identificar as características e diferenciais de uma marca devem visar como consequência principal o reconhecimento relevante para os stakeholders. Nesse momento, pense qual é alternativa certeira para o seu empreendimento. Um planejamento de branding a longo prazo ou um reposicionamento? A sua decisão fará toda a diferença para transformar sua marca e conquistar ainda mais o mercado e seus clientes. Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

© 2019 - 2024. Todos os direitos reservados.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.