Uma gestão inteligente do seu negócio, marca ou empresa é essencial para construir relações verdadeiras e autênticas com os clientes e consumidores. Mas isso não diz respeito somente às redes sociais ou ao âmbito on-line. O propósito da sua marca deve ser definido e aplicado de forma real, em todas as áreas do seu empreendimento.
Em outras palavras, esse tipo de ação pode ser definido como brand management. O branding nada mais é que a forma de gerir as estratégias do seu negócio com o objetivo de tornar a sua marca mais popular e relevante na mente dos consumidores.
Construir uma reputação para a sua marca vai muito além de um nome ou logotipo. Ela é derivada a partir das diferentes experiências e sentimentos que o público cria quando entra em contato com o seu produto ou serviço.
Essa percepção é variável de acordo com as características econômicas, sociais e culturais de cada pessoa, mas ela também é definida principalmente pela experiência desses stakeholders. Em uma tradução livre, a expressão significa “parte interessada”.
Para as empresas, isso significa criar algum tipo de valor para uma série de interessados, que vão desde clientes e funcionários, até fornecedores e investidores. Esses são os principais stakeholders do seu negócio. Mas como criar uma boa gestão que cause efeito nesse público? Algumas estratégias são cruciais para impulsionar o sucesso do seu negócio:
1) Tenha um propósito! O propósito é a razão pela qual a sua marca existe. Por que ela foi criada? O que você quer gerar com ela?
2) Defina o seu posicionamento! Ele é quem vai diferenciar a sua marca de outras do mesmo setor. Para isso, pense nos seus objetivos de negócio. Eles serão o pontapé inicial para norteá-lo.
3) Público e insight! Aqui é o momento que você vai definir o público-alvo. Em termos de marketing, chamamos de persona esse recorte de uma faixa etária, gênero e classe social. A forma de pensar e o comportamento de compra dos consumidores também devem ser levados em consideração.
4) Crie uma promessa de marca! Reflita sobre o que mais de inspirador e persuasivo você pode comunicar sobre a marca. A promessa funciona como um manifesto que vai tornar o seu propósito real.
5) Pense sobre os valores! O que é importante para a sua marca? Pontue os princípios que irão ditar o seu comportamento de marca.
6) Tenha atributos e personalidade! Essa parte é fundamental para criar as características do seu negócio. Aqui você define a forma como se comunica com o consumidor e até mesmo as condições de trabalho que deseja constituir para os seus colaboradores.
7) Determine os drivers! Quais são os benefícios que a sua marca oferece? O que a difere do concorrente? Esse é um passo importante para determinar a preferência e escolha dos clientes pelo seu negócio.
8) Crie uma identidade visual forte! Ter uma composição coerente e que faça sentido para a comunicação da sua marca é muito importante. Por isso, atente-se às cores, ícones, símbolos e tipografias na hora de decidir a composição visual. Em síntese, a criação de estratégias, sejam elas para qualquer finalidade, capazes de identificar as características e diferenciais de uma marca devem visar como consequência principal o reconhecimento relevante para os stakeholders. Nesse momento, pense qual é alternativa certeira para o seu empreendimento. Um planejamento de branding a longo prazo ou um reposicionamento? A sua decisão fará toda a diferença para transformar sua marca e conquistar ainda mais o mercado e seus clientes. Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.