5 razões para investir em e-mail marketing

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Será que ainda existem razões para investir em e-mail marketing num mundo onde temos Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram? Será que o e-mail ainda é um canal de venda interessante?

Voltando no tempo

Quando o assunto são as formas de comunicação na internet, o e-mail foi um dos primeiros canais a serem utilizados para que consumidores e empresas ou grupos de amigos pudessem trocar mensagens.

Durante muito tempo, o e-mail foi visto como uma comunicação de massa e algumas pessoas até acreditam que usá-lo é passado. Porém, com a popularização das estratégias de marketing digital, o e-mail se transformou em uma ferramenta importante na fidelização de clientes, tanto que hoje o e-mail marketing é uma das estratégias de conteúdo e relacionamento do Inbound Marketing, que mais traz resultados para os negócios que o adotam na sua rotina de comunicação com o cliente.

A sua empresa ainda não definiu uma estratégia de e-mail marketing ou não utiliza todas as potencialidades do e-mail? Continue lendo este artigo para entender a importância do e-mail marketing.

A importância do e-mail marketing

O e-mail marketing desempenha um papel importante na estratégia de comunicação de uma marca por três razões:

  • Promoção de conteúdos: o e-mail não tem uma abordagem puramente comercial. Por meio dele, você pode enviar notícias, artigos de blogs e outros conteúdos produzidos pela sua marca.
  • Nutrição de leads: no marketing digital, usamos este termo para se referir aos materiais criados para educar os leads e estreitar o relacionamento. Assim, como o e-mail permite a personalização da mensagem, ele é um ótimo canal para nutrir leads e transformá-los em clientes.
  • Engajamento dos usuários: manter uma comunicação com os prospects e clientes é uma forma lembrá-los da existência da marca, o que aumenta a chance dos leads se tornarem clientes e de fidelizar aqueles que já compraram da marca.

Razões para investir em e-mail marketing

Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content, 95,9% das pessoas conferem a sua caixa de e-mail diariamente. Deste total, 76,8% já realizou alguma compra após o recebimento de um conteúdo via e-mail.

Ao analisarmos estes dois dados, entendemos por que o e-mail marketing é importante para a estratégia de uma empresa.

Se você ainda não está totalmente convencido da eficiência desta ferramenta, confira outros 5 motivos para investir em e-mail marketing:

Contato mais próximo com o cliente

Como uma das premissas do inbound marketing é encantar os clientes, o e-mail marketing ajuda a manter um relacionamento mais próximo com eles.

Este canal é altamente personalizado. Assim, você pode distribuir os conteúdos de acordo com o interesse dos usuários, criar mensagens personalizadas e pessoais, enviar novos conteúdos para os usuários, compartilhar novidades e promoções.

Melhor alcance

Hoje você não consegue mostrar o seu conteúdo nas redes sociais para todos os seguidores, pois os algoritmos determinam quais mensagens serão entregues a determinados seguidores e o alcance orgânico das redes sociais está cada vez mais baixo.

No entanto, com o e-mail marketing o alcance é totalmente previsível. Por exemplo, se você enviar um e-mail para todos os seus contatos, 100% destes usuários receberão a sua mensagem.

Ótimo retorno financeiro

As estratégias de e-mail marketing possuem um bom custo-benefício, já que não requerem um alto investimento e por poderem apresentar bons resultados.

Outro fator que torna o e-mail marketing uma boa ferramenta de comunicação é o poder que ele tem em otimizar o ciclo de vendas, já que uma boa estratégia de comunicação com o usuário pode fazer com que ele decida comprar mais rápido do que quando não há este relacionamento.

Flexibilidade no formato

Você pode fazer o que quiser em um e-mail marketing: escrever mensagens, adicionar imagens, vídeos e gifs, incluir botões e links externos, usar elementos gráficos etc.

É claro que existem boas práticas para criar uma sequência de e-mails que convertem, mas ainda sim você tem diversas possibilidades de construir o seu conteúdo.

Análise de resultados

Compreender os resultados das suas estratégias faz toda a diferença para que você possa entender se os seus esforços estão dando certo ou se é preciso rever algum detalhe.

Com o uso de plataformas de envio de e-mail, você consegue analisar quantos e-mails foram entregues, quantos foram abertos e qual foi a taxa de cliques, por exemplo.

Aprenda a aplicar o e-mail marketing no seu negócio

Para começar a usar o e-mail marketing, você precisa de dois elementos: uma lista de contatos e uma plataforma de envio.

Se você ainda não tem uma lista de contato, pode criá-la colocando um espaço no seu blog ou site para que os usuários se cadastrem e recebam novos conteúdos da sua empresa ou usar recompensas, de modo que o usuário informe o e-mail e, em troca, recebe um material do seu negócio. Mas atenção! Neste caso, você deve informar ao usuário de que ele passará a receber informações da sua marca.

Importantíssimo: nunca compre listas prontas, pois elas contêm e-mails falsos e contatos de pessoas que podem não ser o seu cliente ideal. Além disso, uma lista com e-mail com erros de digitação pode fazer com que o seu conteúdo seja visto como spam.

Quanto à plataforma de envio, existem diversas opções disponíveis no mercado, algumas pagas, outras gratuitas.

Se você é iniciante, recomendamos que utilize a Mailchimp, pois além de gratuita, é fácil de mexer. Se preferir, você pode optar por plataformas de automação, como o LeadLovers, que usamos aqui na Super Self, pois estas plataformas permitem criar uma sequência de e-mails mais completa. 

Quando você tiver a lista de contatos e a plataforma em mãos, é hora de tirar a sua sequência de e-mails do papel.

Para criar uma sequência de e-mails que seja eficiente:

  • Segmente a lista de contatos de acordo com os interesses;
  • Defina os objetivos da sequência de e-mails;
  • Estabeleça uma frequência de envios;
  • Defina os conteúdos de cada e-mail;
  • Analise, constantemente, as principais métricas para ver se os e-mails estão tendo os resultados esperados.

Na hora de definir o tema dos e-mails e escrever os conteúdos, lembre-se das necessidades da persona, use uma linguagem adequada e faça um texto claro e objetivo.

Ainda tem dúvidas sobre e-mail marketing? Entre em contato com nossa equipe

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.