Será que ainda existem razões para investir em e-mail marketing num mundo onde temos Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram? Será que o e-mail ainda é um canal de venda interessante?
Voltando no tempo
Quando o assunto são as formas de comunicação na internet, o e-mail foi um dos primeiros canais a serem utilizados para que consumidores e empresas ou grupos de amigos pudessem trocar mensagens.
Durante muito tempo, o e-mail foi visto como uma comunicação de massa e algumas pessoas até acreditam que usá-lo é passado. Porém, com a popularização das estratégias de marketing digital, o e-mail se transformou em uma ferramenta importante na fidelização de clientes, tanto que hoje o e-mail marketing é uma das estratégias de conteúdo e relacionamento do Inbound Marketing, que mais traz resultados para os negócios que o adotam na sua rotina de comunicação com o cliente.
A sua empresa ainda não definiu uma estratégia de e-mail marketing ou não utiliza todas as potencialidades do e-mail? Continue lendo este artigo para entender a importância do e-mail marketing.
A importância do e-mail marketing
O e-mail marketing desempenha um papel importante na estratégia de comunicação de uma marca por três razões:
- Promoção de conteúdos: o e-mail não tem uma abordagem puramente comercial. Por meio dele, você pode enviar notícias, artigos de blogs e outros conteúdos produzidos pela sua marca.
- Nutrição de leads: no marketing digital, usamos este termo para se referir aos materiais criados para educar os leads e estreitar o relacionamento. Assim, como o e-mail permite a personalização da mensagem, ele é um ótimo canal para nutrir leads e transformá-los em clientes.
- Engajamento dos usuários: manter uma comunicação com os prospects e clientes é uma forma lembrá-los da existência da marca, o que aumenta a chance dos leads se tornarem clientes e de fidelizar aqueles que já compraram da marca.
Razões para investir em e-mail marketing
Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content, 95,9% das pessoas conferem a sua caixa de e-mail diariamente. Deste total, 76,8% já realizou alguma compra após o recebimento de um conteúdo via e-mail.
Ao analisarmos estes dois dados, entendemos por que o e-mail marketing é importante para a estratégia de uma empresa.
Se você ainda não está totalmente convencido da eficiência desta ferramenta, confira outros 5 motivos para investir em e-mail marketing:
Contato mais próximo com o cliente
Como uma das premissas do inbound marketing é encantar os clientes, o e-mail marketing ajuda a manter um relacionamento mais próximo com eles.
Este canal é altamente personalizado. Assim, você pode distribuir os conteúdos de acordo com o interesse dos usuários, criar mensagens personalizadas e pessoais, enviar novos conteúdos para os usuários, compartilhar novidades e promoções.
Melhor alcance
Hoje você não consegue mostrar o seu conteúdo nas redes sociais para todos os seguidores, pois os algoritmos determinam quais mensagens serão entregues a determinados seguidores e o alcance orgânico das redes sociais está cada vez mais baixo.
No entanto, com o e-mail marketing o alcance é totalmente previsível. Por exemplo, se você enviar um e-mail para todos os seus contatos, 100% destes usuários receberão a sua mensagem.
Ótimo retorno financeiro
As estratégias de e-mail marketing possuem um bom custo-benefício, já que não requerem um alto investimento e por poderem apresentar bons resultados.
Outro fator que torna o e-mail marketing uma boa ferramenta de comunicação é o poder que ele tem em otimizar o ciclo de vendas, já que uma boa estratégia de comunicação com o usuário pode fazer com que ele decida comprar mais rápido do que quando não há este relacionamento.
Flexibilidade no formato
Você pode fazer o que quiser em um e-mail marketing: escrever mensagens, adicionar imagens, vídeos e gifs, incluir botões e links externos, usar elementos gráficos etc.
É claro que existem boas práticas para criar uma sequência de e-mails que convertem, mas ainda sim você tem diversas possibilidades de construir o seu conteúdo.
Análise de resultados
Compreender os resultados das suas estratégias faz toda a diferença para que você possa entender se os seus esforços estão dando certo ou se é preciso rever algum detalhe.
Com o uso de plataformas de envio de e-mail, você consegue analisar quantos e-mails foram entregues, quantos foram abertos e qual foi a taxa de cliques, por exemplo.
Aprenda a aplicar o e-mail marketing no seu negócio
Para começar a usar o e-mail marketing, você precisa de dois elementos: uma lista de contatos e uma plataforma de envio.
Se você ainda não tem uma lista de contato, pode criá-la colocando um espaço no seu blog ou site para que os usuários se cadastrem e recebam novos conteúdos da sua empresa ou usar recompensas, de modo que o usuário informe o e-mail e, em troca, recebe um material do seu negócio. Mas atenção! Neste caso, você deve informar ao usuário de que ele passará a receber informações da sua marca.
Importantíssimo: nunca compre listas prontas, pois elas contêm e-mails falsos e contatos de pessoas que podem não ser o seu cliente ideal. Além disso, uma lista com e-mail com erros de digitação pode fazer com que o seu conteúdo seja visto como spam.
Quanto à plataforma de envio, existem diversas opções disponíveis no mercado, algumas pagas, outras gratuitas.
Se você é iniciante, recomendamos que utilize a Mailchimp, pois além de gratuita, é fácil de mexer. Se preferir, você pode optar por plataformas de automação, como o LeadLovers, que usamos aqui na Super Self, pois estas plataformas permitem criar uma sequência de e-mails mais completa.
Quando você tiver a lista de contatos e a plataforma em mãos, é hora de tirar a sua sequência de e-mails do papel.
Para criar uma sequência de e-mails que seja eficiente:
- Segmente a lista de contatos de acordo com os interesses;
- Defina os objetivos da sequência de e-mails;
- Estabeleça uma frequência de envios;
- Defina os conteúdos de cada e-mail;
- Analise, constantemente, as principais métricas para ver se os e-mails estão tendo os resultados esperados.
Na hora de definir o tema dos e-mails e escrever os conteúdos, lembre-se das necessidades da persona, use uma linguagem adequada e faça um texto claro e objetivo.
Ainda tem dúvidas sobre e-mail marketing? Entre em contato com nossa equipe