Como usar o WhatsApp para potencializar as vendas de um fisioterapeuta?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Você sabia que o WhatsApp pode ser uma ferramenta muito importante para que a sua clínica ou consultório de fisioterapia seja visto como referência na cidade?

O mercado de fisioterapia está cada dia mais concorrido. Por isso, todo fisioterapeuta que deseja ter mais clientes e a agenda cheia de atendimentos, precisa investir em estratégias de diferenciação para que possa se destacar.

Além de mostrar para o potencial cliente que seus conhecimentos em fisioterapia podem ser uma boa solução para as dores que o incomodam, o atendimento ágil e de qualidade pode ser determinante para que essa pessoa contrate os serviços da sua clínica.

Dessa maneira, o atendimento via WhatsApp deve ser o primeiro fator que você deve investir. Mas você sabe como aproveitar o WhatsApp para conquistar mais clientes? Se a sua resposta foi não, continue lendo este artigo!

O potencial de vendas no WhatsApp

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que tenha celular Android ou iOS  que não tenha o WhatsApp. O aplicativo (app) de mensagens instantâneas caiu na graça da população mundial e é o app mais popular do mundo, superando até mesmo o Facebook e o Instagram.

A facilidade de utilizar e de trocar informações pelo aplicativo fez com que ele se tornasse muito mais do que uma ferramenta de mensagem. Sua popularidade possibilitou que tivesse um enorme potencial de vendas, tanto que em 2018 foi lançado o WhatsApp Business, um aplicativo gratuito e bem similar ao que já conhecíamos, mas voltado exclusivamente para as empresas.

Diferenças entre o WhatsApp Business e o convencional

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing e vendas pelo WhatsApp, é necessário que você tenha o aplicativo na versão Business, já que essa opção oferece funcionalidades diferentes da versão comum do app.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Conta empresarial

A primeira grande diferença entre as duas versões do aplicativo é o fato da versão Business permitir que você cadastre um número de telefone fixo. Assim, se a sua clínica de fisioterapia já tem um telefone fixo, você pode aproveitar o mesmo número para o WhatsApp.

Além disso, como se trata de um app voltado para empresas, nele é possível adicionar localização, horário de atendimento, site e e-mail para contato.

Respostas frequentes

O WhatsApp Business permite que você configure respostas automáticas para mensagens que você recebe com maior frequência.

Etiquetas

Outra funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business são as etiquetas. Através delas, você pode classificar quais são os contatos do Pilates, quem são os pacientes da Fisioterapia, entre outros.

Mensagem de ausência

Se um cliente enviar mensagem após o seu horário de atendimento, é possível configurar uma mensagem avisando que em breve ele será atendido ou como ele deve proceder em caso de urgência.

Converta mais clientes pelo WhatsApp

Se você a sua clínica de fisioterapia ainda não incluiu o WhatsApp como uma das ferramentas de atendimento ao cliente ou não aproveita todos os recursos da ferramenta, você está perdendo dinheiro, pois o aplicativo proporciona o envio de mensagens automáticas, imagens, vídeos e catálogo de seus produtos ou serviços, o que permite criar uma comunicação mais próxima com o seu público.

Para que sua clínica ou consultório de fisioterapia converta mais clientes pelo WhatsApp, você deve:

  1. Criar um catálogo para seus serviços de fisioterapia

O catálogo do WhatsApp é a vitrine da sua clínica ou consultório! 

Por isso, é essencial que você crie um catálogo com os serviços que você oferece, como Fisioterapia, Pilates, RPG, Liberação Miofascia etc. Com este recurso, o processo de vendas se torna mais dinâmico, pois o cliente já vai ter acesso a informações básicas sobre os serviços fisioterapêuticos que você oferece.

Para criar o catálogo em celulares Android, acesse as “Configurações”. Depois clique em “Configurações da empresa”, selecione a opção “Cadastro” e, em seguida, clique em “Adicionar produtos ou serviços”.

Para criar o catálogo em celulares iOS, acesse “Ajustes”. Depois clique em “Ferramentas comerciais”, selecione a opção “Catálogo” e, em seguida, clique em “Adicionar ao catálogo”.

  1. Mantenha um atendimento de qualidade

Qualquer pessoa que envia mensagem para uma clínica ou consultório de fisioterapia deseja ser respondida com agilidade. Se você demorar horas para responder o cliente, ele pode desistir de contratar os seus serviços. 

Assim, contrate um colaborador para se dedicar a esta função. Se não for possível, evite ficar longos períodos longe do celular e não esqueça de configurar as mensagens automáticas.

Na hora de conversar com o cliente, também é importante que você tenha uma linguagem adequada ao perfil da pessoa e evite abreviações que podem dificultar o entendimento da mensagem.

  1. Faça linhas de transmissão

Nem todo mundo gosta de ser adicionado em grupos. Por isso, para que você possa enviar o mesmo conteúdo para seus clientes ao mesmo tempo, crie uma linha de transmissão para automatizar o envio da mensagem.

O ponto positivo da linha de transmissão é que apenas você tem acesso aos contatos das pessoas. No entanto, para que alguém receba a sua mensagem, é preciso que ela tenha o seu contato salvo.

  1. Ofereça conteúdo de qualidade

Não restrinja a sua estratégia de comunicação via WhatsApp apenas ao agendamento de sessões de fisioterapia ou comunicação sobre o horário de funcionamento durante feriados.

É essencial que você aproveite o canal para aplicar estratégias de marketing de conteúdo  para educar, informar e engajar os seus clientes. Dessa maneira, defina um cronograma de postagens e produza informações relevantes para sua audiência do WhatsApp, mas lembre-se: é importante que você não seja invasivo por ficar compartilhando muitos conteúdos por dia.

Para as pessoas que já são ou foram clientes da sua clínica, você pode usar o aplicativo para enviar dicas de postura, alongamentos para aliviar o inchaço ou as dores. Já para aquelas pessoas que não chegaram a contratar os seus serviços, você pode mostrar os diferenciais da clínica ou a importância de cuidar da saúde.

Além do envio de mensagens diretas, você pode usar os Status para mostrar novos equipamentos, os bastidores com seus pacientes, como as sessões de fisioterapia ajudaram determinada pessoa a ter mais qualidade de vida, entre outros.

Lembrete: ao compartilhar fotos ou informações de clientes, não esqueça de pedir autorização.

  1. Seja claro e objetivo

Cá entre nós, ninguém gosta de receber mensagens longas, não é mesmo? Por isso, seja rápido e conciso! Mensagens extensas e áudios longos com mais de 1 minuto, por exemplo, são cansativos e podem causar dupla interpretação.  

  1. Escute o cliente

Para ter sucesso nas vendas é preciso que você saiba escutar o cliente e o WhatsApp pode ser mais um canal, além das redes sociais, para que você tenha acesso a feedbacks e avaliações de clientes. De nada adianta investir em um bom marketing para WhatsApp se a clínica ou consultório não conseguir entender as necessidades do público.

Mas como fazer para que o cliente entre em contato com o negócio pelo WhatsApp? É muito simples! 

No Instagram, você pode adicionar o número na bio ou incluir um link que direciona direto para o aplicativo. No Facebook, site ou nos anúncios pagos é possível adicionar o botão de fale conosco pelo WhatsApp.

Quer conhecer outras práticas e estratégias para aumentar as vendas do seu consultório ou clínica de fisioterapia pelo WhatsApp? Fale com nossos especialistas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.