As redes sociais tornaram-se importantes aliadas da comunicação. Para se ter uma ideia, segundo dados do relatório Digital In 2019 , feito pela We Are Social em parceria com a Hoostsuite, 66% da população brasileira está presente em algum tipo de rede social, o que corresponde a 140 milhões de usuário ativos. Seja para socializar, para fortalecer a marca, para divulgar determinado produto ou serviço, o fato é que você precisa estar por dentro das principais tendências do mercado e saber em qual canal o seu público está presente para, então, criar a sua estratégia de marketing digital. Por isso, no artigo de hoje, listamos as 9 redes sociais mais utilizadas no Brasil! Confira!
*Os dados mencionados a seguir são referentes ao relatório Digital in 2019.
1. YOUTUBE: 95% dos brasileiros assistem vídeos no Youtube. Seja para assistir programas, escutar músicas ou ver jogos, o fato é que ele se tornou uma das plataformas mais acessadas do país. Por isso, é importante ficar atento, afinal o seu público pode está por lá. Fazer marketing no YouTube pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade da sua marca, estreitar o relacionamento com a sua audiência e gerar mais conversões! Você já parou para pensar quantos digitais influencers foram revelados por esse canal? Muitos né? Hoje, mais do que uma simples plataforma de compartilhamento de vídeos, ele se tornou uma plataforma de negócios. E você pode e deve explorar todo o potencial que ele oferece. Como? Fazendo parcerias, criando um canal para divulgar os vídeos da sua empresa, utilizando os anúncios pagos, entre outros.
2. FACEBOOK: segundo dados divulgados pela própria companhia, o Facebook possui atualmente 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Sendo que o acesso a essa plataforma é feito a partir de dispositivos móveis, principalmente por meio de smartphones. Apesar de competir com outras redes, ele continua sendo uma das mais utilizadas, inclusive no mundo: são mais de 2,2 bilhões de contas ativas. O alcance de uma publicação realizada nessa plataforma pode ser enorme. Sem contar que você consegue manter a página da sua marca personalizada, divulgar seus produtos e serviços, ter um chat em tempo real, publicar vídeos e fotos, criar anúncios e fazer integração com outras redes. Embora o engajamento orgânico seja mais difícil no Facebook, ele ainda é um bom canal de comunicação para ser explorado.
3. WHATSAPP: quase ninguém utiliza mais o telefone para ligar, a não ser que essa ligação seja por vídeo ou áudio por meio do whatsapp! É incrível observar o quanto essa rede social cresceu e se popularizou no país, ganhando o apelido carinhoso de “zap zap”. No total, 89% dos brasileiros utilizam esse meio para se comunicar. A interação vai além do que uma simples conversa com os amigos e familiares. Nota-se que muitas empresas estão utilizando o aplicativo para realizar vendas de produtos e serviços, uma vez que o contato direto com o cliente se dá de uma forma mais rápida. Além disso, existe o WhatsApp Business que permite um maior profissionalismo para as empresas. Por meio dele, você pode estabelecer um horário de atendimento, automatizar suas respostas, ter um perfil mais comercial; além de ter acesso a métricas de desempenho. Isso facilita muito na construção da sua estratégia.
4. INSTAGRAM: chegando à marca de 69 milhões de usuários no Brasil, é uma das redes sociais mais utilizadas no momento. O acesso a ele se dá, principalmente, por smartphone. Além de ser utilizado de forma pessoal, você pode utilizá-lo de forma comercial baixando a versão Instagram Business. Assim você consegue medir o engajamento da sua audiência não apenas por meio das curtidas e comentários, mas também, com métricas reais. Sem contar que você consegue disponibilizar meios de contato diretamente em sua biografia, inserindo hiperlinks, e-mail ou telefone. Há ainda a possibilidade de criação de anúncios pagos, que aumenta o alcance das suas postagens. E você pode utilizá-lo em conjunto com o Facebook, uma vez que é possível vincular as duas contas. São inúmeras as possibilidades de criação de conteúdo. Você pode publicar fotos, vídeos no IGTV, fazer stories (com perguntas, enquetes, gifs etc) e transmissões ao vivo (as famosas lives).
5. MESSENGER: trata-se de uma plataforma de mensagens instantâneas que foi incorporada ao Facebook em 2011, mas em 2016 ganhou uma versão independente.O aplicativo pode ser utilizado como um chat. Você pode criar um canal de comunicação direto para a sua empresa utilizando a automação das mensagens, por exemplo.
6. TWITTER: são mais de 27,7 milhões de contas ativas. Quando bem usado, pode ser um canal extra de aquisição de clientes e branding para sua marca. A principal característica do Twitter é a comunicação objetiva e direta. Tudo acontece de forma muito rápida e intensa nessa plataforma. Por meio dela, é possível enviar e receber mensagens para pessoas em textos de até 280 caracteres. Hoje, a plataforma é utilizada, principalmente, como uma segunda tela, ou seja, como um espaço de comentário a respeito dos mais variados temas.
7. LINKEDIN: trata-se de uma rede social coorporativa. Possui um grande potencial estratégico no posicionamento de empresas. É uma ótima plataforma para desenvolver o networking entre profissionais de diversas áreas. Sem contar que no LinkedIn é possível criar comunidades e reunir pessoas interessadas em temas específicos, facilitando a comunicação direcionada.
8. PINTEREST: se você está procurando por imagens ou quer ter ideias criativas, é melhor correr para o Pinterest! A rede social tem como conceito ser um espaço de referência. Lá você pode criar pastas com os conteúdos que achou interessante e guardá-los para utilizar depois. O foco dessa plataforma é o visual, os temas mais comuns que você encontra por lá são: moda, arquitetura, gastronomia, artesanato, viagens, casamentos, entre outros. Portanto, se sua empresa está relacionada a algum desses temas, vale à pena investir nessa rede. Afinal, ela pode fazer com que muitos usuários cheguem até você!
9. TIKTOK: é um dos aplicativos mais famosos do mundo e, recentemente, começou a se popularizar no Brasil. Se você tem uma rede social, certamente, já deve ter visto algum vídeo do TikTok por aí. O menu “Descobrir” possui as hashtags mais populares do momento. Por lá, você consegue ver os vídeos de pessoas famosas, de usuários que você segue e de pessoas que são apresentadas com base no algoritmo. Por ter uma interface simplificada, constantemente, são lançados desafios na plataforma que viralizam rapidamente. Outra característica do TikTok é a interação com outras redes. Você consegue compartilhar seus conteúdos e enviar mensagens para outros aplicativos como Instagram, Facbebook e Whatsapp.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as redes sociais mais utilizadas no Brasil, diz pra gente: em quais delas sua empresa está?
Lembre-se, é importante definir, de forma estratégica, junto a um profissional de marketing, em quais canais de comunicação sua marca deve estar. Afinal, isso pode variar bastante, pois vai depender de uma série de fatores, tais como público-alvo, tipo de produto ou serviço, entre outros. Quer saber mais sobre esse tema? Deixe um comentário logo abaixo!