Hoje o maior desafio das marcas é ganhar visibilidade no Instagram. Afinal, a rede social é uma das mais acessadas do mundo, atraindo olhares de várias pessoas e empresas.
Aumentar o alcance no Instagram é uma forma de encontrar novos seguidores e conquistar potenciais clientes. Com a definição de estratégias eficientes, alinhadas à sua persona e à criação de conteúdos relevantes e de acordo com a necessidade do seu público, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio no meio on-line.
Quer descobrir o que fazer para melhorar seu alcance nas redes sociais? Confira nossas dicas.
1. Use hashtags corretas
As hashtags são um ótimo mecanismo de busca para ser encontrado pelos usuários e ampliar a visibilidade. No entanto, é preciso usar tags estratégicas para alcançar pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio. Para acertar na escolha dos termos, veja o que a concorrência e influenciadores da sua área de atuação estão usando. Além disso, escolha hashtags que se relacionam com o negócio, como #alimentacaosaudavel; não use tags genéricas como #food e use termos que se associam com a região em que você atua, como #alimentacaofitemvicosamg.
2. Poste nos melhores horários
Descubra em quais dias e horários o seu público está presente no Instagram. Quando você publica no horário em que há maior audiência on-line, as chances dos seguidores verem a publicação aumentam significativamente, contribuindo para um maior e melhor alcance dos conteúdos.
Para ter insights de quais períodos a sua audiência está on-line, acesse a aba Público na sessão de Informações.
3. Inclua os stories na sua estratégia de divulgação
Utilize todos os recursos que a ferramenta dispõe para conversar com o público. Divulgue bastidores e rotina da marca, compartilhe histórias dos clientes com seu produto ou serviço, faça enquetes e perguntas para estar mais próximo do público.
Como o tempo de visualização do story é de apenas 15 segundos, você precisa criar um conteúdo espontâneo e atrativo. Além disso, inclua as hashtags e localização para alcançar mais pessoas.
Dica: os recursos de enquetes e perguntas são uma ótima maneira de conseguir informações sobre o público para guiar a criação do conteúdo.
4. Faça parcerias
Divulgar a sua marca em outros perfis também é uma boa alternativa para conquistar novos seguidores e ampliar a visibilidade dos seus produtos ou serviços.
No entanto, na hora de escolher o influenciador, você deve optar por um que esteja alinhado ao propósito e aos valores da sua marca. Caso você escolha um perfil que não tenha relação com o seu negócio, os resultados não serão satisfatórios.
É importante ressaltar que, quando dizemos influenciadores, não estamos nos referindo apenas a blogueiros e famosos. Por exemplo, se você vende produtos de alimentação saudável, você pode fazer parcerias com academias e nutricionistas da região onde seu negócio atua.
5. Invista em anúncios
Se você deseja aumentar o alcance da sua marca a curto prazo e possui um orçamento flexível, os anúncios pagos são uma excelente opção para ter mais visibilidade.
Através do Instagram Ads você pode criar campanhas para um público personalizado, levando em consideração a localização, idade e interesses ou dados dos seus seguidores. Quando for criar os anúncios, você pode direcionar as pessoas para seu perfil, site ou WhatsApp, por exemplo.
Além de todas as dicas, não esqueça de interagir com os seguidores, responder todas as dúvidas e comentários e de analisar os resultados para saber se a estratégia está tendo os resultados esperados, pois não existe fórmula mágica para ter sucesso no Instagram. Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que deseja ter mais alcance nas redes sociais.