Como escolher palavras-chave CERTAS no Google

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O sucesso de uma empresa no Google, seja orgânico ou por meio de anúncios patrocinados, se deve à escolha correta de palavras-chave que melhor se adequem ao negócio.

Sendo assim, o segredo para aparecer nos primeiros lugares do maior buscador do mundo é escolher os termos que são usados pelos usuários e colocá-los em pontos estratégicos do conteúdo.

Mas como acertar as palavras-chaves? Muito simples! Saiba tudo da sua persona e suas características e invista em uma boa pesquisa de palavra-chave. Veja quais são as etapas necessárias para definir as melhores palavras-chave para a estratégia da marca.

5 etapas para escolher as palavras-chave certas

  1. Defina as Head Keywords

Estes termos são mais gerais, ou seja, indicam a área de atuação do negócio, sendo capaz de resumir a empresa e os serviços. Por serem palavras mais amplas, possuem alto volume de busca e concorrência acirrada para o ranqueamento.

  1. Defina as Long Keywords

São palavras mais específicas e, consequentemente, com menor volume de busca e menos concorrência. Basicamente, podemos definir as Long Keywords, como variações específicas das Head Keywords.

Por exemplo, você definiu que uma Head Keyword é carro. Os termos específicos podem ser carros usados, carros novos, carros esportivos.

  1. Selecione as palavras-chaves que melhor atendem à persona

Dentre os termos que você escolheu até aqui, veja quais seu público usaria para fazer uma pesquisa na internet. Dê uma atenção especial a estas palavras, pois elas aumentam as chances da marca ser encontrada pelo público certo.

  1. Separe as palavras escolhidas por etapa da jornada de compra

Ao dividir os termos de acordo com o funil de vendas, você consegue trabalhar uma estratégia mais efetiva e alcançar as pessoas certas e mais propensas a se tornarem clientes.

  1. Veja se as palavras estão de acordo com o objetivo da estratégia

Você fez o estudo de palavras-chave e o resultado não foi do jeito que você queria? Isso pode ter acontecido, porque o termo não estava de acordo com seu objetivo. Na hora de usar as palavras no conteúdo, pense: o que eu quero alcançar com esta estratégia? Se for vendas, por exemplo, use termos como “as vantagens”.

Definir as palavras-chave corretas pode parecer trabalhoso, mas existem algumas ferramentas gratuitas que ajudam (e muito) a fazer uma escolha assertiva. Confira quais são elas:

  • Keyword Planner: esta plataforma é do Google e permite encontrar palavras-chave, volume de buscas mensais, custo médio por clique e termos similares. Apesar da ferramenta ser gratuita, você precisa ter um login no Google Ads para conseguir acessá-la.
  • Google Trends: com ela você consegue acompanhar a evolução de buscas de determinado termo em um período de tempo ou o que as pessoas estão buscando no presente. Ainda é possível refinar a pesquisa por critérios de localização, categoria ou formato (imagem ou notícia).
  • Keywordtoo.io: ótima para identificar Long Keywords, esta ferramenta mostra as variações de determinada palavra-chave, mas, diferentemente das outras plataformas, ela não indica o volume de buscas.
  • Google Analytics: se você já possui um site, esta plataforma oferece dados referentes aos termos mais buscados pelos visitantes.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto ou deseja colocar o seu site no topo no Google? Entre em contato conosco pelo nosso formulário ou pelo WhatsApp.

Ah! Não esqueça de seguir a Super Self nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos como este.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.