O sucesso de uma empresa no Google, seja orgânico ou por meio de anúncios patrocinados, se deve à escolha correta de palavras-chave que melhor se adequem ao negócio.
Sendo assim, o segredo para aparecer nos primeiros lugares do maior buscador do mundo é escolher os termos que são usados pelos usuários e colocá-los em pontos estratégicos do conteúdo.
Mas como acertar as palavras-chaves? Muito simples! Saiba tudo da sua persona e suas características e invista em uma boa pesquisa de palavra-chave. Veja quais são as etapas necessárias para definir as melhores palavras-chave para a estratégia da marca.
5 etapas para escolher as palavras-chave certas
- Defina as Head Keywords
Estes termos são mais gerais, ou seja, indicam a área de atuação do negócio, sendo capaz de resumir a empresa e os serviços. Por serem palavras mais amplas, possuem alto volume de busca e concorrência acirrada para o ranqueamento.
- Defina as Long Keywords
São palavras mais específicas e, consequentemente, com menor volume de busca e menos concorrência. Basicamente, podemos definir as Long Keywords, como variações específicas das Head Keywords.
Por exemplo, você definiu que uma Head Keyword é carro. Os termos específicos podem ser carros usados, carros novos, carros esportivos.
- Selecione as palavras-chaves que melhor atendem à persona
Dentre os termos que você escolheu até aqui, veja quais seu público usaria para fazer uma pesquisa na internet. Dê uma atenção especial a estas palavras, pois elas aumentam as chances da marca ser encontrada pelo público certo.
- Separe as palavras escolhidas por etapa da jornada de compra
Ao dividir os termos de acordo com o funil de vendas, você consegue trabalhar uma estratégia mais efetiva e alcançar as pessoas certas e mais propensas a se tornarem clientes.
- Veja se as palavras estão de acordo com o objetivo da estratégia
Você fez o estudo de palavras-chave e o resultado não foi do jeito que você queria? Isso pode ter acontecido, porque o termo não estava de acordo com seu objetivo. Na hora de usar as palavras no conteúdo, pense: o que eu quero alcançar com esta estratégia? Se for vendas, por exemplo, use termos como “as vantagens”.
Definir as palavras-chave corretas pode parecer trabalhoso, mas existem algumas ferramentas gratuitas que ajudam (e muito) a fazer uma escolha assertiva. Confira quais são elas:
- Keyword Planner: esta plataforma é do Google e permite encontrar palavras-chave, volume de buscas mensais, custo médio por clique e termos similares. Apesar da ferramenta ser gratuita, você precisa ter um login no Google Ads para conseguir acessá-la.
- Google Trends: com ela você consegue acompanhar a evolução de buscas de determinado termo em um período de tempo ou o que as pessoas estão buscando no presente. Ainda é possível refinar a pesquisa por critérios de localização, categoria ou formato (imagem ou notícia).
- Keywordtoo.io: ótima para identificar Long Keywords, esta ferramenta mostra as variações de determinada palavra-chave, mas, diferentemente das outras plataformas, ela não indica o volume de buscas.
- Google Analytics: se você já possui um site, esta plataforma oferece dados referentes aos termos mais buscados pelos visitantes.
Ainda possui dúvidas sobre o assunto ou deseja colocar o seu site no topo no Google? Entre em contato conosco pelo nosso formulário ou pelo WhatsApp.
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