Como escolher palavras-chave CERTAS no Google

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O sucesso de uma empresa no Google, seja orgânico ou por meio de anúncios patrocinados, se deve à escolha correta de palavras-chave que melhor se adequem ao negócio.

Sendo assim, o segredo para aparecer nos primeiros lugares do maior buscador do mundo é escolher os termos que são usados pelos usuários e colocá-los em pontos estratégicos do conteúdo.

Mas como acertar as palavras-chaves? Muito simples! Saiba tudo da sua persona e suas características e invista em uma boa pesquisa de palavra-chave. Veja quais são as etapas necessárias para definir as melhores palavras-chave para a estratégia da marca.

5 etapas para escolher as palavras-chave certas

  1. Defina as Head Keywords

Estes termos são mais gerais, ou seja, indicam a área de atuação do negócio, sendo capaz de resumir a empresa e os serviços. Por serem palavras mais amplas, possuem alto volume de busca e concorrência acirrada para o ranqueamento.

  1. Defina as Long Keywords

São palavras mais específicas e, consequentemente, com menor volume de busca e menos concorrência. Basicamente, podemos definir as Long Keywords, como variações específicas das Head Keywords.

Por exemplo, você definiu que uma Head Keyword é carro. Os termos específicos podem ser carros usados, carros novos, carros esportivos.

  1. Selecione as palavras-chaves que melhor atendem à persona

Dentre os termos que você escolheu até aqui, veja quais seu público usaria para fazer uma pesquisa na internet. Dê uma atenção especial a estas palavras, pois elas aumentam as chances da marca ser encontrada pelo público certo.

  1. Separe as palavras escolhidas por etapa da jornada de compra

Ao dividir os termos de acordo com o funil de vendas, você consegue trabalhar uma estratégia mais efetiva e alcançar as pessoas certas e mais propensas a se tornarem clientes.

  1. Veja se as palavras estão de acordo com o objetivo da estratégia

Você fez o estudo de palavras-chave e o resultado não foi do jeito que você queria? Isso pode ter acontecido, porque o termo não estava de acordo com seu objetivo. Na hora de usar as palavras no conteúdo, pense: o que eu quero alcançar com esta estratégia? Se for vendas, por exemplo, use termos como “as vantagens”.

Definir as palavras-chave corretas pode parecer trabalhoso, mas existem algumas ferramentas gratuitas que ajudam (e muito) a fazer uma escolha assertiva. Confira quais são elas:

  • Keyword Planner: esta plataforma é do Google e permite encontrar palavras-chave, volume de buscas mensais, custo médio por clique e termos similares. Apesar da ferramenta ser gratuita, você precisa ter um login no Google Ads para conseguir acessá-la.
  • Google Trends: com ela você consegue acompanhar a evolução de buscas de determinado termo em um período de tempo ou o que as pessoas estão buscando no presente. Ainda é possível refinar a pesquisa por critérios de localização, categoria ou formato (imagem ou notícia).
  • Keywordtoo.io: ótima para identificar Long Keywords, esta ferramenta mostra as variações de determinada palavra-chave, mas, diferentemente das outras plataformas, ela não indica o volume de buscas.
  • Google Analytics: se você já possui um site, esta plataforma oferece dados referentes aos termos mais buscados pelos visitantes.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto ou deseja colocar o seu site no topo no Google? Entre em contato conosco pelo nosso formulário ou pelo WhatsApp.

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