Marketing de relacionamento no marketing digital

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Mas, afinal, o que é marketing de relacionamento? Ele é realmente importante para minha empresa?

Joana comprou um vestido em uma loja on-line. O produto chegou dentro do prazo estabelecido e com uma mensagem personalizada com dicas para conservar o produto. Mas ao abrir a embalagem, ela viu que a estampa não era a que tinha escolhido.

Então, Joana entrou em contato com a loja que em pouco tempo resolveu o problema da cliente e ainda enviou um outro produto grátis como forma de se desculpar pela falha. Joana ficou muito feliz e se tornou cliente fiel da marca. Além disso, ela recomendou o produto para todas as suas amigas.

Este exemplo da marca que buscou manter um bom relacionamento e uma experiência favorável com o cliente é apenas uma das formas de se aplicar o marketing de relacionamento.

O que é marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento é um conjunto de ações e estratégias desenvolvidas pelas empresas com o objetivo de fidelizar os clientes, de forma que eles se tornem fãs da marca.

Ao utilizar esse tipo de marketing, a marca consegue criar autoridade no mercado ao manter um contato mais próximo com seus clientes. O resultado, além de clientes satisfeitos, é a aquisição de novos prospects.

Vale a pena investir nessa estratégia?

Com certeza! O bom relacionamento com os clientes está se tornando um diferencial importante no mercado.

Além disso, boas estratégias de relacionamento com o cliente acabam criando uma “bola de neve” positiva para a marca.

Isso acontece porque a pessoa que teve uma experiência satisfatória com a empresa, vai querer divulgar o que aconteceu para seus amigos e estes amigos, quando necessitarem da mesma solução, provavelmente vão recorrer a esta marca, pois receberam uma recomendação de alguém que confia.

O marketing de relacionamento também se torna vantajoso do ponto de vista do custo de aquisição de cliente. Fidelizar clientes pode ser até sete vezes mais barato do que conquistar novo prospect. Clientes satisfeitos tendem a comprar novos produtos da mesma marca e, em caso de serviço por assinatura, também podem adquirir um upsell no plano de assinatura.

Como usar o marketing digital para aplicar o marketing de relacionamento?

No marketing digital nós temos acesso a diversas ferramentas que podem ser utilizadas para conversar e fidelizar o cliente.

Nas redes sociais, por exemplo, você pode interagir e responder dúvidas ou comentários dos usuários, criar desafios para engajar a audiência, mostrar produtos em diferentes situações, divulgar promoções e dados da área de atuação, lançar novidades, apresentar conteúdos relevantes em diversos formatos, realizar lives, mostrar bastidores e rotina, compartilhar depoimentos ou menções de clientes, realizar pesquisas para entender quais são as necessidades dos seguidores.

Com e-mail marketing ou outra ferramenta de mensagem, você pode divulgar conteúdos educativos do blog ou materiais ricos, divulgar eventos da marca ou da área de atuação, oferecer descontos, promoções e brindes exclusivos, parabenizar por datas importantes, criar campanhas de pré-vendas para novos produtos ou serviços, divulgar ações de um clube de vantagens, por exemplo.

Para que as estratégias de marketing de relacionamento tenham resultados satisfatórios, é preciso conhecer, com profundidade, os clientes da marca e como eles se comportam, criar uma comunicação acessível, segmentada, personalizada e que não seja invasiva, ouvir os feedbacks dos clientes e desenvolver campanhas de fidelização.

Agora que você já conhece a importância dessa estratégia, conte com a SuperSelf para transformar os clientes em fãs!

Para saber como podemos ajudar o seu negócio, entre em contato pelo site ou pelo nosso WhatsApp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Marketing Digital

Lançamento relâmpago

Se a sua marca tem um serviço ou produto, digital ou físico, uma boa lista de e-mail marketing e deseja aumentar as vendas em um

Leia mais >
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.