A ascensão do Instagram, que em 2018 já registrava mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, fez com que as empresas identificassem o grande potencial de divulgação das marcas nessa rede social. É por esse e outros motivos que os Stories estão ganhando cada vez mais importância nas estratégias de divulgação.
Quem nunca abriu o Instagram e a primeira ação dentro do aplicativo foi checar o que os seguidores publicaram nos Stories?
Como o recurso fica disponível no topo da rede social, ele chama a atenção dos usuários e é normal a gente fique um bom tempo olhando o que as pessoas estão postando. Mas, assim como em todas as redes sociais, sair postando qualquer conteúdo não é benéfico, já que não ajuda no alcance e no engajamento.
O volume de stories vem crescendo diariamente e investir em uma boa estratégia é essencial para chamar a atenção dos seguidores e conseguir aparecer como os primeiros Stories, pois o algoritmo da rede social prioriza aquele perfil que o usuário mais se engaja. Se a sua marca fica mais para o final da barra, existe a possibilidade de as pessoas não verem o que você postou, já que o conteúdo expira em 24 horas.
Para ganhar mais visualizações no Stories, é importante que você sempre crie conteúdos interessantes para sua base de seguidores. Você pode (e deve) usar os recursos disponíveis na ferramenta, como as enquetes e as perguntas, para entender o que os usuários gostariam de ver no seu perfil. Veja outras práticas que você pode adotar para ter mais views.
- Humanize os seus stories, pois as pessoas gostam de ver quem está por trás da marca. Além disso, compartilhe a rotina e os bastidores.
- Não esqueça de sempre colocar hashtags e geolocalização. Esses recursos funcionam como mecanismos de busca e são ótimos para conseguir mais visibilidade. Isso acontece porque, ao buscar por uma tag ou localização, o aplicativo mostra os Stories ativos que contêm estes parâmetros.
- Compartilhe o que os seguidores publicaram sobre a sua marca. Essa prática, além de servir como prova social, incentiva outros usuários a divulgarem, espontaneamente, a sua marca, produto ou serviço.
- Prefira postar os conteúdos aos poucos, pois o algoritmo do Instagram prioriza os Stories mais recentes. Além disso, postar um grande volume de conteúdo de uma vez, pode desanimar o usuário, fazendo com que ele pule o story.
- Incentive a participação dos seguidores por meio de call-to-actions, que podem ser enviar o conteúdo para um amigo, responder uma mensagem, clicar em um link, por exemplo.
- Busque manter um ritual, por exemplo, toda manhã poste uma frase de bom dia com alguma dica. Isso faz o usuário fixar a marca na cabeça, pois ele vai passar a pensar: o que a marca X vai publicar hoje?
- Aposte em desafios, como criar templates personalizados para os seguidores marcarem o que eles gostam ou fizeram, bingo, disputa de gírias, livros, séries, filmes ou qualquer outra temática que relaciona com seu produto ou serviço.
- Faça anúncios para conquistar novos seguidores.
Todas estas as dicas só serão benéficas para a sua marca se você conseguir, de fato, entreter e prender a atenção do público. Só criatividade não basta para conseguir mais views. É preciso ter um planejamento de conteúdo, saber usar todos os recursos dos Stories a favor da marca, conhecer os seguidores e as necessidades, ter constância e um bom storytelling aliado a textos, imagens e vídeos atrativos. Gostou das nossas dicas de hoje? Compartilhe o conteúdo com seus amigos que estão em busca do sucesso no Instagram.