Estratégias de Hashtags para Mídias Sociais

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Sem dúvidas, nos dias de hoje, o Instagram é uma das redes sociais mais populares e com maior potencial de investimento. A rede possui cerca de 700 milhões de usuários ativos, com o Brasil ocupando o 3º lugar no ranking de mais usuários, atrás somente dos EUA e Rússia.

Apesar de dinâmico e fácil de ser usado, o Instagram também possui finalidades específicas. O uso de hashtags, por exemplo, é uma das melhores formas de atrair engajamento e público de interesse para o seu perfil.

O termo “hashtag” é representando pelo símbolo #. No inglês “hash” é o conhecido “jogo da velha”, e “tag” significa “etiqueta”. Logo, fica evidente a principal função de uma hashtag, que é separar por categorias os diversos tipos de conteúdo criado na web.

Uma palavra ou conjunto de palavras juntas e antecedidas pelo símbolo (#), formam um link que quando clicado aparecem todas as publicações que usaram daquela mesma marcação. Essa segmentação é muito útil para descobrir as pessoas que possuem interesses semelhantes.

Se usada corretamente, a hashtag tem a capacidade de aumentar as visualizações do seu conteúdo e gerar tráfego, podendo elevar o engajamento em até 12,6%. Por isso, separamos algumas dicas de como usar adequadamente as hashtags no seu perfil:

  • 1 – Não use de forma constante as mesmas hashtags em todas as publicações. Procure variar os termos sempre, pois o Instagram muitas vezes entende a repetição como spam, podendo levar ao bloqueio ou diminuição do alcance de sua conta.
  • 2 – Fique por dentro das hashtags do momento. Em diversos sites como o Top Hashtags, Hashtags Brasil e outros, você pode acompanhar quais são as marcações trending.
  • 3 – Postagens com hashtags na própria descrição tem mais alcance e likes. No entanto, se os comentários for uma métrica de maior relevância para o seu perfil, utilize a hashtag logo abaixo no primeiro comentário da publicação.
  • 4 – O Instagram permite apenas a marcação de até 30 hashtags. Por isso, escolha somente aquelas que têm mais a ver com o seu tipo de conteúdo, sem exageros, para o Instagram não te classificar como spam.
  • 5 – A recomendação ideal é de 5 a 15 hashtags por publicação.
  • 6 – Além de usar hashtags que representem um conjunto, pense também em marcações específicas, assim você consegue alcançar o nicho exato que deseja.
  • 7 – O Instagram possui uma lista de hashtags proibidas. Certifique-se que nenhuma das que você for utilizar esteja nessa classificação. Para verificar, acesse sites como Hashtags For Like ou o The Data Pack.
  • 8 – Ao escrever hashtags com mais de uma palavra na marcação, utilize maiúsculas e minúsculas para separá-las dentro da hashtag. Isso auxilia a navegação de pessoas com deficiência visual, uma vez que muitos aparelhos fazem essa leitura e, assim, fica mais fácil distinguir.
  • 9 – Use o buscador do Instagram para descobrir hashtags. Ao escrever uma palavra que faça sentindo ao seu conteúdo, o Instagram vai mostrar uma lista com todas as hashtags relacionadas a essa palavra-chave.

10 – Por último e não menos importante, procure também criar hashtags próprias e originais. Assim você vai aproveitar a visibilidade das hashtags já existentes e chamar a atenção para a sua conta, produto ou negócio. As hashtags são excelentes formas de chamar mais atenção para o seu conteúdo, além de ser uma ótima forma de mensurar quem e o que estão falando sobre sua marca, mas lembre-se, todas essas estratégias e dicas devem ser pensadas dentro dos contextos de cada perfil no Instagram.

Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.