Estratégias de Hashtags para Mídias Sociais

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Sem dúvidas, nos dias de hoje, o Instagram é uma das redes sociais mais populares e com maior potencial de investimento. A rede possui cerca de 700 milhões de usuários ativos, com o Brasil ocupando o 3º lugar no ranking de mais usuários, atrás somente dos EUA e Rússia.

Apesar de dinâmico e fácil de ser usado, o Instagram também possui finalidades específicas. O uso de hashtags, por exemplo, é uma das melhores formas de atrair engajamento e público de interesse para o seu perfil.

O termo “hashtag” é representando pelo símbolo #. No inglês “hash” é o conhecido “jogo da velha”, e “tag” significa “etiqueta”. Logo, fica evidente a principal função de uma hashtag, que é separar por categorias os diversos tipos de conteúdo criado na web.

Uma palavra ou conjunto de palavras juntas e antecedidas pelo símbolo (#), formam um link que quando clicado aparecem todas as publicações que usaram daquela mesma marcação. Essa segmentação é muito útil para descobrir as pessoas que possuem interesses semelhantes.

Se usada corretamente, a hashtag tem a capacidade de aumentar as visualizações do seu conteúdo e gerar tráfego, podendo elevar o engajamento em até 12,6%. Por isso, separamos algumas dicas de como usar adequadamente as hashtags no seu perfil:

  • 1 – Não use de forma constante as mesmas hashtags em todas as publicações. Procure variar os termos sempre, pois o Instagram muitas vezes entende a repetição como spam, podendo levar ao bloqueio ou diminuição do alcance de sua conta.
  • 2 – Fique por dentro das hashtags do momento. Em diversos sites como o Top Hashtags, Hashtags Brasil e outros, você pode acompanhar quais são as marcações trending.
  • 3 – Postagens com hashtags na própria descrição tem mais alcance e likes. No entanto, se os comentários for uma métrica de maior relevância para o seu perfil, utilize a hashtag logo abaixo no primeiro comentário da publicação.
  • 4 – O Instagram permite apenas a marcação de até 30 hashtags. Por isso, escolha somente aquelas que têm mais a ver com o seu tipo de conteúdo, sem exageros, para o Instagram não te classificar como spam.
  • 5 – A recomendação ideal é de 5 a 15 hashtags por publicação.
  • 6 – Além de usar hashtags que representem um conjunto, pense também em marcações específicas, assim você consegue alcançar o nicho exato que deseja.
  • 7 – O Instagram possui uma lista de hashtags proibidas. Certifique-se que nenhuma das que você for utilizar esteja nessa classificação. Para verificar, acesse sites como Hashtags For Like ou o The Data Pack.
  • 8 – Ao escrever hashtags com mais de uma palavra na marcação, utilize maiúsculas e minúsculas para separá-las dentro da hashtag. Isso auxilia a navegação de pessoas com deficiência visual, uma vez que muitos aparelhos fazem essa leitura e, assim, fica mais fácil distinguir.
  • 9 – Use o buscador do Instagram para descobrir hashtags. Ao escrever uma palavra que faça sentindo ao seu conteúdo, o Instagram vai mostrar uma lista com todas as hashtags relacionadas a essa palavra-chave.

10 – Por último e não menos importante, procure também criar hashtags próprias e originais. Assim você vai aproveitar a visibilidade das hashtags já existentes e chamar a atenção para a sua conta, produto ou negócio. As hashtags são excelentes formas de chamar mais atenção para o seu conteúdo, além de ser uma ótima forma de mensurar quem e o que estão falando sobre sua marca, mas lembre-se, todas essas estratégias e dicas devem ser pensadas dentro dos contextos de cada perfil no Instagram.

Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.

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