Dicas para marcas serem responsáveis em tempos de crise

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Diante do cenário atual e das constantes mudanças repentinas impostas à sociedade, as marcas que conseguirão se sobressair são aquelas que de forma rápida e certeira procuram se adaptar às novas condições. Dessa forma, é importante compreender tudo o que está acontecendo no mundo para adequar-se na realidade em que a sua empresa ou marca está inserida.

Primeiramente, é necessário tomar decisões em prol da sociedade, que beneficiem a empresa, os clientes e os colaboradores. Apesar da urgência das questões financeiras, técnicas e logísticas, considere a empatia pelo próximo em primeiro lugar. A crise que estamos vivendo é sim econômica, mas principalmente, humana. Preste atenção no comportamento dos seus consumidores, eles são, antes de tudo, pessoas com sentimentos, e provavelmente estão lidando com muitas incertezas.

Muitas marcas começam a lidar com um conflito muito comum em períodos de instabilidade social. Como anunciar o meu produto ou serviço com seriedade e sem agredir o consumidor? É fundamental redobrar a atenção para a comunicação utilizada, definindo com prudência o tom e o conteúdo da mesma. Sabemos da importância de manter o mercado funcionando, principalmente em períodos de crise, por isso, aproveite para traçar a estratégia mais efetiva para a sua marca:

1) Marca baseada na venda: mostrar produto, benefícios e promoções.

2) Marca baseada no relacionamento: tom emotivo, anunciar experiência, lifestyle.

3) Marca baseada em seu propósito: ações alinhadas à proposta da marca.

Qualquer grande mudança ou impacto acaba por causar transformações e, diante delas, é necessário revisitar o propósito da sua marca e a partir dele, montar um novo plano de comunicação. Este é o momento para se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros, com um tom adequado e que reflita o seu propósito de marca. Algumas práticas devem ser tomadas a curto prazo:

Colabore e seja generoso: Pense na empresa como um todo e, também, em formas de como ajudar a sociedade.

  • Operação online: Utilize a internet e a tecnologia a favor do seu negócio. Pesquise quais plataformas e aplicativos você pode utilizar para gerenciar projetos, compartilhar tarefas e fazer reuniões, entre outras atividades que podem ser adaptadas.
  • Líderes, incentive a sua equipe: Em tempos de incertezas e inseguranças, o cuidado com as pessoas é essencial para amenizar a negatividade.
  • Empatia com os clientes: Seja flexível também com os seus clientes, repense as regras e políticas de trocas e cancelamento e mantenha um canal de atendimento.
  • Humanize a sua marca: Conte a história do seu negócio e de como surgiu a ideia, mostre às pessoas que fazem a sua marca, conte os erros e acertos, mostre o lado humano para gerar aproximação.

O planejamento a médio e longo prazo no cenário pós-crise também é outro ponto importante e precisa ser considerado. A inovação neste momento é essencial, e repensar o seu propósito de forma criativa é o que vai fazer a sua marca superar esta crise. Faça planos para acelerar as mudanças ao máximo que conseguir e esteja preparado para o futuro. Trace estratégias para digitalizar sua empresa, sua operação, sua área comercial e sua comunicação. 

Por mais alarmante que seja uma crise, a mesma nos impulsiona à reinvenção. O filósofo e pensador italiano Pietro Ubaldi já havia afirmado: “O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir”. A rotina e os hábitos das empresas passarão por mudanças, bem como a dos clientes, logo a construção da nova cultura deverá ser diária e atenta a essas transformações. É tempo de mudança! E mais do que nunca, a hora de agir é agora. Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Marketing Digital

Lançamento relâmpago

Se a sua marca tem um serviço ou produto, digital ou físico, uma boa lista de e-mail marketing e deseja aumentar as vendas em um

Leia mais >
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.