Diante do cenário atual e das constantes mudanças repentinas impostas à sociedade, as marcas que conseguirão se sobressair são aquelas que de forma rápida e certeira procuram se adaptar às novas condições. Dessa forma, é importante compreender tudo o que está acontecendo no mundo para adequar-se na realidade em que a sua empresa ou marca está inserida.
Primeiramente, é necessário tomar decisões em prol da sociedade, que beneficiem a empresa, os clientes e os colaboradores. Apesar da urgência das questões financeiras, técnicas e logísticas, considere a empatia pelo próximo em primeiro lugar. A crise que estamos vivendo é sim econômica, mas principalmente, humana. Preste atenção no comportamento dos seus consumidores, eles são, antes de tudo, pessoas com sentimentos, e provavelmente estão lidando com muitas incertezas.
Muitas marcas começam a lidar com um conflito muito comum em períodos de instabilidade social. Como anunciar o meu produto ou serviço com seriedade e sem agredir o consumidor? É fundamental redobrar a atenção para a comunicação utilizada, definindo com prudência o tom e o conteúdo da mesma. Sabemos da importância de manter o mercado funcionando, principalmente em períodos de crise, por isso, aproveite para traçar a estratégia mais efetiva para a sua marca:
1) Marca baseada na venda: mostrar produto, benefícios e promoções.
2) Marca baseada no relacionamento: tom emotivo, anunciar experiência, lifestyle.
3) Marca baseada em seu propósito: ações alinhadas à proposta da marca.
Qualquer grande mudança ou impacto acaba por causar transformações e, diante delas, é necessário revisitar o propósito da sua marca e a partir dele, montar um novo plano de comunicação. Este é o momento para se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros, com um tom adequado e que reflita o seu propósito de marca. Algumas práticas devem ser tomadas a curto prazo:
Colabore e seja generoso: Pense na empresa como um todo e, também, em formas de como ajudar a sociedade.
- Operação online: Utilize a internet e a tecnologia a favor do seu negócio. Pesquise quais plataformas e aplicativos você pode utilizar para gerenciar projetos, compartilhar tarefas e fazer reuniões, entre outras atividades que podem ser adaptadas.
- Líderes, incentive a sua equipe: Em tempos de incertezas e inseguranças, o cuidado com as pessoas é essencial para amenizar a negatividade.
- Empatia com os clientes: Seja flexível também com os seus clientes, repense as regras e políticas de trocas e cancelamento e mantenha um canal de atendimento.
- Humanize a sua marca: Conte a história do seu negócio e de como surgiu a ideia, mostre às pessoas que fazem a sua marca, conte os erros e acertos, mostre o lado humano para gerar aproximação.
O planejamento a médio e longo prazo no cenário pós-crise também é outro ponto importante e precisa ser considerado. A inovação neste momento é essencial, e repensar o seu propósito de forma criativa é o que vai fazer a sua marca superar esta crise. Faça planos para acelerar as mudanças ao máximo que conseguir e esteja preparado para o futuro. Trace estratégias para digitalizar sua empresa, sua operação, sua área comercial e sua comunicação.
Por mais alarmante que seja uma crise, a mesma nos impulsiona à reinvenção. O filósofo e pensador italiano Pietro Ubaldi já havia afirmado: “O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir”. A rotina e os hábitos das empresas passarão por mudanças, bem como a dos clientes, logo a construção da nova cultura deverá ser diária e atenta a essas transformações. É tempo de mudança! E mais do que nunca, a hora de agir é agora. Ainda possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelo Whatsapp.