Desvende o algoritmo do Instagram

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Entender o algoritmo das redes sociais para conquistar melhores resultados em alcance, engajamento, visualizações no story e ainda aparecer como a primeira publicação no feed dos seguidores é o sonho de muitas marcas.

Algumas pessoas acham que o algoritmo é um bicho de sete cabeças, mas ele não é complicado como muitos pensam e hoje nós vamos ajudar você a desvendar o algoritmo de uma das redes sociais mais acessadas no mundo.

Mas, afinal, para que serve o algoritmo e como ele funciona?

O algoritmo do Instagram foi criado em 2016 com a finalidade de melhorar a experiência do usuário ao acessar a rede social. Até então, nós víamos as publicações por ordem cronológica, ou seja, do mais recente para o mais antigo. Depois da criação do algoritmo, passamos a ver os conteúdos de maneira personalizada e de acordo com nossos interesses.

Descubra agora quais são fatores que influenciam na distribuição do conteúdo por parte do algoritmo:

  • Engajamento

O número de curtidas, comentários e compartilhamentos que um post recebe em determinado período de tempo é primordial para o sucesso do mesmo.

Isso significa que, se o seu post teve boas interações em 30 minutos, o algoritmo entende que aquele conteúdo é relevante e por isso ele pode ser distribuído para mais pessoas.

Assim, é importante que você sempre coloque call-to-action atrativas para que seus seguidores possam desempenhar alguma ação depois de ler o conteúdo.

Vale lembrar que o engajamento de um usuário em determinado perfil também contribui para que o próximo conteúdo publicado pela marca apareça primeiro para quem interage com a página.

  • Conteúdo

O tipo de conteúdo que o seguidor mais consome também determina o que vai aparecer no feed. Por exemplo, se uma pessoa interage mais com temas esportivos do que humor, o Instagram entende que ele prefere conteúdos de esporte e por isso, o usuário passa a receber mais atualizações sobre a área. Isso também acontece com o tipo de perfil que buscamos no Instagram e que compartilhamos via direct com algum amigo.

Por essa razão, é super importante entender as dores, hábitos e necessidades da persona. Se a marca não produz conteúdo capaz de solucionar as dúvidas da persona, os seguidores não irão interagir com as publicações e o algoritmo não vai ajudar na distribuição do conteúdo, pois ele vai entender que este assunto não é interessante para o usuário.

  • Tempo de visualização

O Instagram também consegue analisar o tempo que cada usuário visualizou cada publicação. Se um usuário fica mais tempo em uma publicação, o algoritmo entende que o conteúdo tem qualidade e isso influencia no alcance da postagem.

Por isso é importante investir em legendas atrativas e em formatos que chamam mais atenção do público, como vídeos e postagens carrossel.

#Dica: cada audiência possui uma característica e testar os formatos que mais engajam é o segredo para ter melhores resultados. Entenda o que a sua audiência gosta.

  • Horário de publicação

Toda vez que abrimos o aplicativo, o Instagram entende que queremos consumir novos conteúdos. Dessa maneira, publicações recentes tendem a aparecer primeiro na timeline, mas para que isso aconteça, o algoritmo leva em consideração todos os demais fatores que citamos acima.

Para usar o algoritmo a seu favor, tenha constância, crie conteúdos relevantes e compartilháveis, mantenha o relacionamento com os seguidores, use hashtags adequadas e descubra os melhores horário para postar.

Se você quer saber mais sobre o Instagram, leia este material para melhorar o alcance na rede social ou clique aqui para saber o que fazer para ter mais views no story. O que você achou do conteúdo? Deixe um comentário.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Artigos Relacionados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Você quer vender e lucrar mais?

Você quer transformar visitantes em clientes? Quer uma máquina de vendas trabalhando no automático para o seu negócio?

Deixe o seu contato abaixo.