Entender o algoritmo das redes sociais para conquistar melhores resultados em alcance, engajamento, visualizações no story e ainda aparecer como a primeira publicação no feed dos seguidores é o sonho de muitas marcas.
Algumas pessoas acham que o algoritmo é um bicho de sete cabeças, mas ele não é complicado como muitos pensam e hoje nós vamos ajudar você a desvendar o algoritmo de uma das redes sociais mais acessadas no mundo.
Mas, afinal, para que serve o algoritmo e como ele funciona?
O algoritmo do Instagram foi criado em 2016 com a finalidade de melhorar a experiência do usuário ao acessar a rede social. Até então, nós víamos as publicações por ordem cronológica, ou seja, do mais recente para o mais antigo. Depois da criação do algoritmo, passamos a ver os conteúdos de maneira personalizada e de acordo com nossos interesses.
Descubra agora quais são fatores que influenciam na distribuição do conteúdo por parte do algoritmo:
- Engajamento
O número de curtidas, comentários e compartilhamentos que um post recebe em determinado período de tempo é primordial para o sucesso do mesmo.
Isso significa que, se o seu post teve boas interações em 30 minutos, o algoritmo entende que aquele conteúdo é relevante e por isso ele pode ser distribuído para mais pessoas.
Assim, é importante que você sempre coloque call-to-action atrativas para que seus seguidores possam desempenhar alguma ação depois de ler o conteúdo.
Vale lembrar que o engajamento de um usuário em determinado perfil também contribui para que o próximo conteúdo publicado pela marca apareça primeiro para quem interage com a página.
- Conteúdo
O tipo de conteúdo que o seguidor mais consome também determina o que vai aparecer no feed. Por exemplo, se uma pessoa interage mais com temas esportivos do que humor, o Instagram entende que ele prefere conteúdos de esporte e por isso, o usuário passa a receber mais atualizações sobre a área. Isso também acontece com o tipo de perfil que buscamos no Instagram e que compartilhamos via direct com algum amigo.
Por essa razão, é super importante entender as dores, hábitos e necessidades da persona. Se a marca não produz conteúdo capaz de solucionar as dúvidas da persona, os seguidores não irão interagir com as publicações e o algoritmo não vai ajudar na distribuição do conteúdo, pois ele vai entender que este assunto não é interessante para o usuário.
- Tempo de visualização
O Instagram também consegue analisar o tempo que cada usuário visualizou cada publicação. Se um usuário fica mais tempo em uma publicação, o algoritmo entende que o conteúdo tem qualidade e isso influencia no alcance da postagem.
Por isso é importante investir em legendas atrativas e em formatos que chamam mais atenção do público, como vídeos e postagens carrossel.
#Dica: cada audiência possui uma característica e testar os formatos que mais engajam é o segredo para ter melhores resultados. Entenda o que a sua audiência gosta.
- Horário de publicação
Toda vez que abrimos o aplicativo, o Instagram entende que queremos consumir novos conteúdos. Dessa maneira, publicações recentes tendem a aparecer primeiro na timeline, mas para que isso aconteça, o algoritmo leva em consideração todos os demais fatores que citamos acima.
Para usar o algoritmo a seu favor, tenha constância, crie conteúdos relevantes e compartilháveis, mantenha o relacionamento com os seguidores, use hashtags adequadas e descubra os melhores horário para postar.
Se você quer saber mais sobre o Instagram, leia este material para melhorar o alcance na rede social ou clique aqui para saber o que fazer para ter mais views no story. O que você achou do conteúdo? Deixe um comentário.