O Reels é a mais recente (até então) ferramenta do Instagram para que você engaje com os seus usuários!
Muitas empresas já identificaram que o Instagram é uma rede social com um enorme potencial para que as marcas possam se conectar com os usuários, mas só estar presente no Instagram não basta!
Para ter sucesso no Instagram, é preciso que os negócios invistam em um bom conteúdo e usem, estrategicamente, as diversas funcionalidades que a rede social disponibiliza.
É por esta razão que neste artigo nós vamos explicar tudo sobre o Reels, um recurso de vídeo do Instagram que pode potencializar os resultados da sua marca.
Vamos lá?!
O que é Reels?
O Reels é uma funcionalidade de produção de conteúdo em vídeo que foi lançada em agosto de 2020. Este recurso é uma atualização do Cenas, que permitia gravar vídeos curtos para o Stories.
Com o Reels é possível criar vídeos de até 30 segundos, usando diversos áudios, efeitos e ferramentas de edição, permitindo que você faça diferentes conteúdos para os usuários, desde bastidores da marca até tutoriais.
Como gravar vídeos no Reels?
Criar conteúdos pelo Reels é muito simples!
Primeiro você acessa a câmera do Stories e selecione a opção “Reels”. Depois você grava os miniclipes, edita o conteúdo adicionando música, textos e efeitos. Quando o vídeo estiver pronto, escolha se o conteúdo será compartilhado via Stories ou pelo feed.
Quais são os recursos do Reels?
Quando você acessa a ferramenta, do lado esquerdo da tela é possível perceber que há alguns recursos disponíveis. Conheça mais sobre eles:
- Duração: selecione se o conteúdo terá 15 ou 30 segundos.
- Áudio: permite que você pesquise músicas para colocar no seu miniclipe. Quando você acessa esse recurso, o Instagram já sugere alguns áudios com base nos conteúdos que você consome no app por meio da aba “Para Você”. Se preferir, você pode pesquisar por outras músicas na aba “Explorar”. Você ainda pode usar seu próprio áudio, basta gravá-lo enquanto captura as cenas do mini clipe.
- Velocidade: permite que você acelere ou reduza a velocidade do áudio ou de uma parte do clipe.
- Efeitos: este recurso disponibiliza diversos efeitos e filtros para que você use nos seus vídeos.
- Temporizador: este é um recurso que permite que você grave os vídeos com as mãos livres. Assim que pressionar o botão de gravação, aparecerá uma contagem regressiva e logo em seguida o vídeo começará a ser capturado.
- Alinhar: esta opção fica disponível apenas depois de gravar a primeira cena do clipe, ela possibilita alinhar os objetos com base na cena anterior para que a transição fique mais natural.
Quais são as opções de compartilhamento do Reels?
O grande diferencial do Reels é a forma como os vídeos são distribuídos para os usuários e isso pode potencializar os resultados do seu perfil!
Na hora de publicar um conteúdo feito pelo Reels, o Instagram oferece duas opções de compartilhamento: os Stories ou o feed do Reels.
Quando você opta pelos Stories, os conteúdos ficam disponíveis por apenas 24 horas, assim como nos Stories tradicionais, para os seus seguidores ou para o Close Friends. É válido ressaltar que se o seu negócio já utiliza o recurso de Melhores Amigos, o Reels se torna um facilitador para que você possa produzir conteúdos relevantes e originais.
Agora, se você optar pelo feed do Reels, o seu conteúdo será exibido em uma guia separada do Reels no seu perfil, onde as pessoas poderão encontrar todos os vídeos do Reels que você publicou. Você também pode compartilhar o vídeo no feed, assim como a prévia do IGTV.
Outro diferencial do Reels é que, caso seu negócio tenha uma conta pública, você poderá compartilhar seu vídeo do Reels em um espaço exclusivo no Explorar, que reúne todos os conteúdos feitos pelo Reels. Lá ele tem a chance de ser visto por qualquer usuário do Instagram, sendo uma ótima maneira do seu negócio ganhar mais visibilidade e ser descoberto por pessoas interessadas que podem se tornar clientes.
Aprenda a criar uma estratégia para o Reels
Como você pode perceber, o Reels é uma ferramenta interessante para aqueles negócios que desejam alcançar novos públicos e aumentar as vendas. Por isso, você não pode deixar essa ferramenta de fora da sua estratégia de conteúdo.
Para ter um estratégia de sucesso no Reels, você precisa:
- Conhecer a sua persona e seus hábitos;
- Definir o objetivo dessa estratégia;
- Estabelecer a frequência de postagens;
- Criar o calendário editorial;
- Produzir conteúdos originais, que tenham a personalidade da sua marca e que ajudem seus seguidores da resolução de algum problema.
O que postar no Reels?
Os conteúdos do Reels devem ser dinâmicos e interativos, já que possuem o tempo máximo de 30 segundos. Assim, você pode publicar tutoriais, dicas, conteúdos informativos, mostrar bastidores e criar desafios e trends.
Dê uma atenção especial para os desafios e para as trends, uma vez que estes são os conteúdos mais utilizados, já que são a melhor maneira de engajar a audiência e viralizar o seu conteúdo.
Veja alguns modelos de conteúdo para você adaptar para o seu negócio:
- Tutorial: Aprenda a criar efeito 3D nas suas artes;
- Dicas: 3 ferramentas para analisar seu engajamento;
- Conteúdo informativo: Instagram lança novo recurso para empresas;
- Bastidores: Veja como nossa equipe desenvolveu um logo;
- Desafios: Eu já fiz isso ou eu nunca fiz isso ao agendar um post no Instagram.
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