O que é Persona? Como criar uma para o seu negócio?

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Quer que a sua estratégia de marketing tenha bons resultados? Então comece identificando o perfil do seu cliente. Para quem você destina as suas mensagens? Quem consome os seus produtos ou serviços? Antes de querer inovar na sua empresa, você precisa saber como é a sua audiência. Além de conhecer o seu público-alvo, é necessário você criar uma persona para representá-lo. A partir dela, será possível desenvolver ações mais direcionadas. No artigo de hoje você vai aprender as principais diferenças entre esses dois conceitos e descobrir a importância dos mesmos para o sucesso do seu negócio.

PÚBLICO-ALVO X PERSONA: ENTENDA A DIFERENÇA.

É comum confundir esses dois termos e até utilizá-los no dia a dia de forma equivocada. No entanto, é essencial saber a diferença entre eles, pois cada um possui um objetivo específico e desempenha diferentes funções nas etapas do marketing.

O público-alvo corresponde às primeiras informações que você terá sobre seu cliente. Trata-se de uma definição social, econômica e demográfica do grupo de pessoas em potencial que, provavelmente, irão consumir o seu produto ou serviço. Dentre os dados levantados nessa etapa, destacam-se: estado civil, gênero, idade, profissão, formação e região do país. Veja um exemplo de público-alvo!

Ex: Mulheres, entre 25 e 35 anos, independentes, residentes em Belo Horizonte, com formação superior completa, com renda entre R$ 1.500 e R$ 3.000, que gostam de consumir produtos orgânicos.

Já a persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Além de todos os dados coletados pelo público-alvo, a persona traz mais detalhes e foca nas emoções. Você constrói um personagem com qualidades, características, medos, desafios, hábitos, estilo de vida, ambições etc. que vão ajudar você a montar toda a sua estratégia de marketing de uma forma mais humana. Confira um exemplo de persona!

Ex: Júlia tem 28 anos e é formada em Administração. Possui um cargo de liderança em uma empresa de cosméticos naturais. É solteira e quase não tem tempo para as tarefas de casa. Gosta de tecnologia e costuma se atualizar pela internet sobre os assuntos do mundo. Seus hobbies preferidos são viajar, ler e correr. É vegana e está sempre em busca de receitas e produtos frescos para consumir. Com orçamento apertado, prefere comprar de pequenos produtores.

COMO CRIAR A SUA PERSONA?

Assim como a criação do público-alvo envolve pesquisa, a criação da persona também precisa de dados concretos para ser construída. Por isso, a melhor opção é realizar entrevistas com questionários. Assim, terá mais informações, tanto quantitativas, quanto qualitativas, para criar a sua persona ideal. Dentre as perguntas que podem orientá-lo durante essa criação, destacam-se:

  • Quais assuntos o seu potencial cliente gostaria de saber sobre o seu setor?
  • Como é a rotina de trabalho dele?
  • Que tipo de informação ele costuma consumir?
  • Quais veículos de comunicação ele utiliza para buscar essas informações?
  • Quais são seus maiores objetivos e seus desafios?
  • Quais são seus hobbies preferidos?

Com essas informações em mãos, você consegue elaborar uma persona para a sua marca. É importante ressaltar que você pode ter mais de uma persona, porém, é preciso ter cautela e não criar diversos perfis, pois isso pode gerar confusão. No momento da criação você deve pensar se aquela persona representa um grupo significativo de clientes. Para isso, deve levar em conta o potencial de compra e a quantidade de pessoas envolvidas. O tipo de persona varia conforme o tipo de negócio, portanto é essencial ter atenção nessa etapa do marketing. 

FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO DE PERSONA!

Após realizar a pesquisa e levantar os dados, você precisa realmente visualizar a sua persona e apresentá-la para o resto da empresa, certo? Para isso, existem alguns programas que facilitam essa construção. Confira quais são eles:

Fantástico gerador de persona: a empresa Rock Content criou uma ferramenta prática que facilita o seu trabalho. Basta inserir as informações e seguir os passos solicitados e pronto! Você terá um arquivo PDF completo com todos os dados da sua persona, bem como um avatar.

Google Forms: é um aliado na busca dos dados de pesquisa sobre a sua persona. Você pode criar um formulário e distribuir para que a sua base de clientes possa preenchê-lo.

Make my Persona: é uma ferramenta desenvolvida pela Hubspot. Ela também ajuda na criação da persona, dando dicas de como colher as informações, bem como construir os perfis ideais.

BENEFÍCIOS DE CRIAR UMA PERSONA!

Como é possível perceber, a persona exerce uma função essencial nas estratégias de marketing digital. Confira os principais benefícios abaixo:

– Melhora o direcionamento: como já foi mencionado, a partir da persona você consegue definir melhor os seus objetivos e também o tipo de conteúdo que deve criar.

– Ajuda a definir o estilo do texto:  a forma como você se comunica faz toda a diferença.  A criação da persona ajuda você a estabelecer diálogos mais precisos. Dependendo do tipo de personagem que você identificar, você vai utilizar uma linguagem mais formal ou mais descontraída.

– Contribui para criação de estratégias mais eficazes:  saber os anseios do seu cliente ajuda na elaboração das ações de marketing. Assim, você consegue definir quais os assuntos são mais relevantes para ele em cada etapa da jornada de compra.

– Ajuda a reduzir custos: com o marketing mais focado, você, automaticamente, reduz custos, uma vez que as chances de erro diminuem muito.

Agora que você já sabe a principal diferença entre persona e público-alvo, é hora de colocar todos esses ensinamentos em prática. Dúvidas? Deixe um comentário que entramos em contato!

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos sobre o universo do marketing digital.

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