Como iniciar uma estratégia de marketing digital do zero? Calma! É isso que vamos explicar no artigo de hoje!
A crise provocada pela pandemia de Coronavírus (Covid-19) tem desafiado muitos empreendedores. Afinal, como sobreviver e se reinventar em tempos tão difíceis?
O comportamento do consumidor já não é mais o mesmo, as pessoas querem, mais do que nunca, comprar com comodidade e segurança. Todo esse cenário revela para uma transformação no mercado.
Ser digital se tornou prioridade para qualquer negócio! Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande, estar no ambiente on-line é fundamental para estabelecer um novo relacionamento com o seu cliente.
Por que apostar no digital?
Pare e observe ao seu redor! Quantas pessoas próximas a você têm receio de sair, atualmente, para comprar alguma coisa? Muitas, não é? Ninguém está disposto a arriscar a saúde para consumir, mas muitos estão dispostos a adquirir produtos e serviços de forma prática e rápida pela internet.
De acordo com dados do relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hoostsuite,, os brasileiros passam em média 3h34 min online em redes sociais. Seja para se relacionar com outras pessoas ou para checar informações, o fato é que o consumo nesses ambientes tende a ser cada vez maior.
Por isso, é fundamental estar presente na web! Se sua empresa ainda não está marcando presença na internet, você está perdendo venda!
Investir em marketing digital é essencial para ser notado na era digital!
Mas, como iniciar uma estratégia de marketing na internet? Bem, listamos alguns pontos importantes que precisam ser adotados por você, que deseja se aventurar nesse ambiente, mas ainda não sabe como. Confira a seguir!
6 Dicas para começar no Marketing Digital do Zero!
Conheça o seu negócio: pode parecer bobo, mas muitos empresários não entendem como o seu negócio funciona na prática. Qual é o propósito da sua marca? O que você quer transmitir? Você sabe quais são os seus gastos? Conhece as suas principais dificuldades? A primeira coisa que você deve fazer é essa reflexão a respeito da sua empresa!
Defina os objetivos: é fundamental definir os objetivos estratégicos que o seu negócio deverá atingir através do marketing digital. Quanto mais claro for os objetivos, mais fácil será de serem atingidos. Para além do aumento nas vendas, você pode pensar em coisas mais específicas como:
- Tornar a marca mais conhecida na sua área de atuação.
- Estabelecer um relacionamento com os seus clientes.
- Atrair um público mais qualificado para seu negócio.
Pesquise: estude sobre o seu mercado de atuação. Procure saber o que o seu concorrente anda fazendo e quais estratégias ele vem utilizando. Descubra novas formas de venda. Acredite, a informação faz toda diferença!
Procure um profissional: se você está começando e não entende muito do assunto, busque ajuda de um profissional. Faça uma consultoria com alguém da área de marketing, exponha suas ideias, fale sobre seus medos, suas angústias, seus sonhos… Enfim, converse com que sabe.
Benefícios de investir no Marketing Digital
São inúmeros os benefícios de investir nesse meio, dentre eles, destacam-se:
– Poder de segmentação: você consegue direcionar toda a sua estratégia para o seu público, sendo mais assertivo nas suas ações.
– Personalização de conteúdos: é possível criar materiais ricos e exclusivos relacionados a sua área de atuação para impactar os clientes.
– Baixo custo: ao contrário de outras mídias, como tv, rádio e jornal, a internet é bem mais barata. Você pode optar por produzir conteúdos gratuitos ou investir em anúncios pagos.
– Mensuração dos resultados: com o marketing digital, você consegue saber se suas campanhas estão dando resultados ou não. É possível gerar diversos relatórios e acompanhar o andamento de cada ação.
Veja também este artigo sobre as redes sociais mais utilizadas no Brasil.
Agora que você já sabe por onde começar está esperando o quê? Comece hoje o marketing digital da sua empresa! Dúvidas? Fale com a gente pelo Whatsapp.