O Instagram para médicos é uma ótima ferramenta para que você possa estar cada vez mais próximo dos seus pacientes em potencial.
Você conhece alguém que ainda não se rendeu ao Instagram?
Em 2018 a rede social já possuía mais de um bilhão de usuários ativos por mês e, hoje, é um dos canais digitais mais utilizados pelos brasileiros. Para você ter uma noção, em 2020, mais de 95 milhões de brasileiros tinham um perfil no Instagram.
E por que nós resolvemos mostrar esses dados para você?
Porque o Instagram está desempenhando um papel super importante na estratégia de marketing para profissionais da saúde, sobretudo para médicos.
Alguns médicos ainda são resistentes ao marketing, outros não aproveitam todos os benefícios das estratégias digitais, mas o Instagram para médicos é essencial para você que quer ser visto como referência na cidade e ter a agenda sempre cheia.
Continue lendo esse artigo para conhecer as melhores ações para potencializar os resultados do Instagram para médicos.
Boas práticas de Instagram para médicos
O número de usuários ativos no Instagram é cada vez maior. Assim, se você quer estar mais próximo dos seus pacientes e ter a agenda sempre cheia, investir nas estratégias de marketing para Instagram não é mais uma opção, é uma necessidade.
Mas de nada adianta você criar o seu perfil profissional se não souber utilizar todas as potencialidades do Instagram. É preciso ter constância, dedicação e planejamento para ter bons resultados.
Conheça 5 práticas para obter melhores resultados no Instagram
- Defina os objetivos do seu Instagram
Saber o que você, médico, deseja conquistar com o Instagram é o primeiro passo para ter bons resultados.
Assim, antes de sair postando no Instagram, pense:
- Eu quero que mais pessoas conheçam meu nome?
- Eu quero ter mais autoridade?
- Eu quero conquistar novos pacientes?
- Eu quero fidelizar pacientes?
- Eu quero educar as pessoas?
Essas perguntas vão te ajudar (e muito) na hora que você for tirar a sua estratégia de marketing para Instagram do papel.
- Conheça o seu paciente
O Instagram para médicos diz muito sobre conexão, interação e informação relevante. É por esta razão que você deve saber para quem você está falando, qual é o comportamento do seu paciente, suas necessidades e hábitos.
Isso vai te ajudar a criar estratégias mais precisas e conteúdos que sejam realmente importantes para quem te acompanha no Instagram.
- Faça um cronograma de postagens
Manter a frequência de postagens no seu perfil é muito importante para que os seus pacientes estejam sempre interagindo com você.
Assim, você precisa ter um cronograma que estabeleça os dias de postagens e o que será publicado.
Ao fazer o calendário de postagens, você consegue se comunicar de maneira mais assertiva com os pacientes e antecipar conteúdos relevantes.
Desvende o algoritmo do Instagram para que as suas postagens alcancem cada vez mais pessoas.
- Crie conteúdos humanizados
Imagina se ninguém entende a mensagem que você quis passar no post? Não seria nada legal.
É por isso que você não pode deixar de fazer conteúdos humanizados.
Os conteúdos humanizados se aproximam ao máximo de uma conversa. Eles são espontâneos, práticos e possuem uma linguagem acessível para o perfil do seu paciente, eliminando a robotização, a frieza e os termos técnicos.
- Se atente às regras do CFM
Quando se fala em Instagram para médicos, é preciso ter alguns cuidados, pois o Conselho Federal de Medicina estabelece algumas regras para o uso da rede social.
Por exemplo, você pode divulgar convênios com os quais é credenciado, falar sobre a sua especialidade, tirar dúvidas dos pacientes, compartilhar materiais que você escreveu para o seu blog, gravar vídeos e mostrar a sua rotina. Contudo, você não pode fazer selfies com pacientes, publicar fotos de antes e depois, divulgar preço e anunciar métodos de tratamento não comprovados.
Mais resultados: dicas do que postar no Instagram para médicos
O Instagram possui diversas funcionalidades e para que você conquiste bons resultados na rede social, você precisa usar de forma estratégica todos os recursos que o Instagram oferece.
Feed
A linha do tempo do Instagram é a sua “vitrine”, onde você deve publicar conteúdos atemporais, pois como as postagens do feed ficam ali “para sempre”, qualquer pessoa que acessar o seu perfil terá acesso a todos os conteúdos que você compartilhou.
Você pode usar o feed para contar a sua história, transmitir seus valores pessoais, compartilhar frases que gosta, divulgar conteúdos educativos, entre outros.
Uma dica muito importante para os conteúdos do feed é o uso das hashtags. Elas são um ótimo mecanismo de busca para ser encontrado pelas pessoas e para ampliar a visibilidade do seu perfil. Não esqueça de utilizá-las em todas as postagens.
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Stories
Os stories são ótimos para você ter aproximação com o público.
Como os conteúdos dos stories ficam disponíveis por apenas 24 horas e como o tempo de visualização de um story é de 15 segundos, você deve usar esse recurso para compartilhar conteúdos rápidos e descontraídos, como a sua rotina.
Além disso, os stories também devem ser utilizados para interagir com seus pacientes, através das enquetes, quiz e caixinha de perguntas.
Descubra como ganhar mais views nos stories.
Reels
Com o Reels é possível criar vídeos de até 30 segundos, usando diversos áudios, efeitos e ferramentas de edição, permitindo que você faça diferentes conteúdos para os seguidores, como os bastidores do consultório, informações relevantes, desafios e para responder dúvidas pontuais.
IGTV
O IGTV, por permitir o compartilhamento de vídeos com mais de um minuto, é um recurso excelente para você tirar dúvidas e questionamentos dos pacientes ou fazer entrevistas com outros profissionais da saúde.
Sabendo usar todas as funcionalidades que o Instagram oferece, mantendo constância e compartilhando conteúdo útil, você vai começar a perceber os resultados positivos da rede social para a sua clínica médica.
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